quarta-feira, 2 de maio de 2012

Série especial sobre biodiverside

Biodiversidade

Confira sequências didáticas para trabalhar a conservação da biodiversidade do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas foram produzidas em parceria com o movimento Planeta Sustentável, da Editora Abril, e estão divididas por tema e etapa de ensino.



Mostre aos alunos que floresta não é apenas um conjunto de árvores e leve-os conhecer a organização estrutural desse ecossistema.


Convide a turma a conhecer a fauna e a flora existentes nesse ambiente e os diversos usos que as populações locais fazem delas.


Explique à classe que existe uma rica biodiversidade em regiões com escassez de água e regimes pluviométricos diferenciados.


Explore com os estudantes as espécies que só se desenvolvem em determinadas combinações de clima, solo e relevo.


Mostre à turma como se formam as cavernas e explique as particularidades dos seres vivos que nelas habitam.


Apresente aos estudantes as espécies que vivem em córregos, rios, lagos, represas, brejos, igarapés e calotas polares.


Explique à turma sobre a diversidade de espécies que habitam as águas oceânicas, suas curiosidades e quais são as formas de proteção existentes para esses ambientes.

Espécies invasoras

Alerte a moçada sobre as espécies invasoras e conte que elas são a segunda maior causa de diminuição da biodiversidade no mundo.


Convide a turma a avaliar de maneira critica a eficácia dos mecanismos de conservação da biodiversidade adotados.
Países megadiversos
Explique à moçada que a vida se distribui de modo desigual no planeta, sendo pautada por variáveis climáticas e históricas.
Megadiversidade no mundo tropical
Convide a classe a conhecer os elementos do mundo tropical que favorecem a existência da megadiversidade.
Hotspots ambientais
Apresente aos alunos as regiões que concentram os mais altos níveis de biodiversidade da Terra e que estão sob ameaça.
Etnobiodiversidade
Mostre à turma o que as comunidades tradicionais têm a nos ensinar sobre a conservação dos recursos naturais.
Movimento ambientalista e legislação ambiental
Conte aos estudantes como as reivindicações do movimento ambientalista influenciaram a legislação atual.
Formas sustentáveis de uso da biodiversidade Ajude a moçada a compreender a importância do uso sustentável de recursos naturais e a buscar alternativas para preservar a biodiversidade.
Convenções internacionais para a conservação da biodiversidadeConvide os estudantes a conhecer as convenções da biodiversidade e a discutir seus objetivos e resultados.
Unidades de conservação no BrasilExplique à moçada como são definidas as áreas prioritárias para a conservação e discuta o papel delas na preservação da biodiversidade.

Consultoria: Ana Lucia Gomes dos Santos, geógrafa e professora do Centro Universitário FIEO, Kelly Cristina Melo, geógrafa, formadora de professores e consultora de meio ambiente e Sueli Furlan, geógrafa e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biodiversidade-612402.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário