segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jornalismo Educativo

 
A notícia em sala de aula...
 
Chuvas danificam museus no Sudeste

Levantamento do Ibram mostra que instituições do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas sofreram alagamentos, goteiras e infiltrações durante o verão
Wikimedia Commons
Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, uma dos locais que sofreu com infiltrações
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) serão necessários R$ 15 milhões para reformar os museus da região Sudeste afetados pelas chuvas de dezembro e janeiro. Vinte e nove instituições relataram infiltrações, goteiras e inundações.

No Rio de Janeiro a Casa de Cultura de Aperibé foi fechada porque a água chegou a 15 cm de altura em seu interior. Também houve alagamentos no Museu Francisco Alves, em Miguel Pereira, e no Centro Cultural Melchíades Cardoso, em Miracema. Felizmente, não houve dano a nenhum dos acervos.

No Espírito Santo, sete dos 16 municípios em estado de emergência têm museus. Em um deles não houve problema e em cinco, apenas goteiras. Mas em Ibatiba, o Museu do Tropeiro teve goteiras e infestação por cupins e no Museu Elias Lorenzutti o acervo foi transferido temporariamente para o prédio da Secretaria de Cultura.

Entre os museus mineiros, duas rampas de acesso desmoronaram e uma construção foi destelhada no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e houve infiltrações nos Museus de Minerais e Rochas, em Uberlândia, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, e no da Inconfidência, em Ouro Preto. O levantamento foi enviado ao Ministério da Cultura.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/chuvas_danificam_museus_no_sudeste.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário