ENTREVISTAR PARA CONHECER MELHOR
Objetivos:
- Realizar entrevistas adequando a linguagem oral a situação comunicativa.
Planejamento de textos orais.
- Produção, revisão e realização de entrevistas.
Anos
Do 3º ao 5º ano.
Tempo estimado: Oito aulas.
Desenvolvimento:
1ª etapa:
Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre a vida dos funcionários que trabalham na escola. Proponha à classe a produção de umaentrevista para conhecer melhor esses profissionais. Liste no quadro, junto com eles, as pessoas que poderiam ser entrevistadas. Realize uma votação para escolher três ou quatro funcionários. Defina com a turma um destino para as entrevistas. Por exemplo: para organizar um mural, para organizar um livro para a sala de leitura da escola, para incluí-las no site ou jornal da escola, para produzir um DVD sobre a escola etc.
Flexibilização para deficiência física na mobilidade e na motricidade oral:
Para ampliar a vivência do aluno com a entrevista, prepare junto dele algumas questões e peça que faça com uma pessoa da sua casa, a qual deverá responder oralmente e por escrito. Se for possível, empreste um gravador da escola e peça as respostas gravadas.
2ª etapa:
Entregue para cada aluno uma entrevista publicada em um jornal, revista ou site, de preferência sobre algum tema pertinente ao universo infantil, por exemplo: entrevistas com autores de literatura, com grupos musicais, com pesquisadores que estudam animais etc. e leia em voz alta. Após a leitura, promova alguns comentários sobre o conteúdo da entrevista, observando também, como são elaboradas as perguntas. Chame a atenção para as indicações contidas na entrevista que revelam que se trata de um texto oral transcrito. Por exemplo, observe que é comum encontrar indicações entre parênteses que revelam as expressões do entrevistado - (risos), (silêncio). Trabalhe essas características como pontos importantes de uma entrevista escrita.
3ª etapa:
Liste com a classe os assuntos sobre os quais eles têm curiosidade e que gostariam de perguntar aos funcionários. Ajude-os a pensar em um foco comum para todo o trabalho e proponha alguns temas (como a história de vida, casos da escola, lembranças da época que foram estudantes etc.). Leia mais algumas entrevistas para ampliar o repertório desse gênero e para que possam usá-las como modelo de referência no momento de elaborar o roteiro. Comente como são elaboradas as perguntas e discuta se é possível inferir a intenção do autor ao elaborá-las.
4ª etapa:
Traga para seus alunos algumas informações sobre o entrevistado: nome completo, quanto tempo trabalha na escola, função que ocupa etc. Elabore coletivamente as questões que farão parte do roteiro. Registre todas as ideias dos alunos para retomá-las. Ao elaborálas, é possível inferir as respostas para ajudar a verificar se não estão repetidas. Trabalhe esse procedimento com as crianças e explique por que isso é tão importante para o trabalho.
Estimule a participação do aluno fazendo perguntas bem objetivas. Por exemplo: "Você acha mais interessante fazermos esta questão ou esta?", apontando para as questões escritas na lousa. Estimule-o também a expressar outras questões que queira fazer ao funcionário.
5ª etapa:
Retome as perguntas elaboradas, apresentando-as por escrito num cartaz. Discuta com a classe se elas são interessantes e se não são repetitivas. Faça um revisão coletiva, mudando termos que causam dúvidas. Reorganize para deixá-las claras e interessantes.
6ª etapa:
Organize a classe em dupla, distribua as perguntas. Discuta como será o comportamento e a tarefa de cada aluno durante a entrevista. Se possível, assista com a turma a uma entrevista para observar como se comportam os entrevistadores. Estabeleça os combinados de funcionamento dessa atividade, registrando-os. Os combinados devem considerar as formas de tratamento que serão empregadas com cada entrevistado, levando em conta a maior ou menor intimidade entre os entrevistadores e o entrevistado.
Coloque-o com uma dupla que favoreça sua atuação. Combine que, quando for a vez de ele fazer a pergunta, deverá mostrá-la por escrito para o entrevistado. Cada pergunta pode estar registrada em uma tira de papel (o que facilita a leitura) e as respostas podem ser gravadas ou escritas pela dupla. Planeje o local da entrevista, o entrevistado pode ser convidado a vir à sala de aula. Para a entrevista com os funcionários, prepare uma lista de perguntas, leia para ele e peça que escolha quais quer utilizar. Estimule-o a expressar outras questões que queira fazer.
7ª etapa:
Treine a entrevista com a classe observando os combinados. Realize a entrevista e registre-a considerando o destino combinado na 1ª etapa.
Produto final: Exposição ou livro de entrevistas.
Observe o desempenho da turma em relação a algumas questões: o aluno respeita os combinados ao formular as perguntas? Mostra-se interessado em perguntar e escutar as respostas? Lê a pergunta de maneira clara? Considerada a relação mais próxima ou mais distante com o entrevistado ao dirigir-se a ele?
Do 3º ao 5º ano.
Tempo estimado: Oito aulas.
Material necessário:
Entrevistas publicadas em jornais, revistas ou sites, filmadora ou gravador (se possível). Desenvolvimento:
1ª etapa:
Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre a vida dos funcionários que trabalham na escola. Proponha à classe a produção de umaentrevista para conhecer melhor esses profissionais. Liste no quadro, junto com eles, as pessoas que poderiam ser entrevistadas. Realize uma votação para escolher três ou quatro funcionários. Defina com a turma um destino para as entrevistas. Por exemplo: para organizar um mural, para organizar um livro para a sala de leitura da escola, para incluí-las no site ou jornal da escola, para produzir um DVD sobre a escola etc.
Flexibilização para deficiência física na mobilidade e na motricidade oral:
Para ampliar a vivência do aluno com a entrevista, prepare junto dele algumas questões e peça que faça com uma pessoa da sua casa, a qual deverá responder oralmente e por escrito. Se for possível, empreste um gravador da escola e peça as respostas gravadas.
2ª etapa:
Entregue para cada aluno uma entrevista publicada em um jornal, revista ou site, de preferência sobre algum tema pertinente ao universo infantil, por exemplo: entrevistas com autores de literatura, com grupos musicais, com pesquisadores que estudam animais etc. e leia em voz alta. Após a leitura, promova alguns comentários sobre o conteúdo da entrevista, observando também, como são elaboradas as perguntas. Chame a atenção para as indicações contidas na entrevista que revelam que se trata de um texto oral transcrito. Por exemplo, observe que é comum encontrar indicações entre parênteses que revelam as expressões do entrevistado - (risos), (silêncio). Trabalhe essas características como pontos importantes de uma entrevista escrita.
3ª etapa:
Liste com a classe os assuntos sobre os quais eles têm curiosidade e que gostariam de perguntar aos funcionários. Ajude-os a pensar em um foco comum para todo o trabalho e proponha alguns temas (como a história de vida, casos da escola, lembranças da época que foram estudantes etc.). Leia mais algumas entrevistas para ampliar o repertório desse gênero e para que possam usá-las como modelo de referência no momento de elaborar o roteiro. Comente como são elaboradas as perguntas e discuta se é possível inferir a intenção do autor ao elaborá-las.
4ª etapa:
Traga para seus alunos algumas informações sobre o entrevistado: nome completo, quanto tempo trabalha na escola, função que ocupa etc. Elabore coletivamente as questões que farão parte do roteiro. Registre todas as ideias dos alunos para retomá-las. Ao elaborálas, é possível inferir as respostas para ajudar a verificar se não estão repetidas. Trabalhe esse procedimento com as crianças e explique por que isso é tão importante para o trabalho.
Flexibilização:
5ª etapa:
Retome as perguntas elaboradas, apresentando-as por escrito num cartaz. Discuta com a classe se elas são interessantes e se não são repetitivas. Faça um revisão coletiva, mudando termos que causam dúvidas. Reorganize para deixá-las claras e interessantes.
6ª etapa:
Organize a classe em dupla, distribua as perguntas. Discuta como será o comportamento e a tarefa de cada aluno durante a entrevista. Se possível, assista com a turma a uma entrevista para observar como se comportam os entrevistadores. Estabeleça os combinados de funcionamento dessa atividade, registrando-os. Os combinados devem considerar as formas de tratamento que serão empregadas com cada entrevistado, levando em conta a maior ou menor intimidade entre os entrevistadores e o entrevistado.
Flexibilização:
Coloque-o com uma dupla que favoreça sua atuação. Combine que, quando for a vez de ele fazer a pergunta, deverá mostrá-la por escrito para o entrevistado. Cada pergunta pode estar registrada em uma tira de papel (o que facilita a leitura) e as respostas podem ser gravadas ou escritas pela dupla. Planeje o local da entrevista, o entrevistado pode ser convidado a vir à sala de aula. Para a entrevista com os funcionários, prepare uma lista de perguntas, leia para ele e peça que escolha quais quer utilizar. Estimule-o a expressar outras questões que queira fazer.
7ª etapa:
Treine a entrevista com a classe observando os combinados. Realize a entrevista e registre-a considerando o destino combinado na 1ª etapa.
Avaliação:
Observe o desempenho da turma em relação a algumas questões: o aluno respeita os combinados ao formular as perguntas? Mostra-se interessado em perguntar e escutar as respostas? Lê a pergunta de maneira clara? Considerada a relação mais próxima ou mais distante com o entrevistado ao dirigir-se a ele?
Nenhum comentário:
Postar um comentário