Utilizando o Laboratório de Informática Educativa
I.E. ELIANA DUARTE DA SILVA BREIJÃO
DISCIPLINA : Processo de Alfabetização e Letramento
PROFESSORA : Doracinéia Corrêa Dutra
Tema: A história da alfabetização
Após assistir ao vídeo “Em outras palavras”, responda as questões abaixo e poste as respostas no blog.
Questões Propostas:
QUESTÃO 1: O modelo escolar de alfabetização nasceu há pouco mais de dois séculos precisamente em 1789, na França, após a Revolução Francesa. À partir de então podemos afirmar que:
- Crianças são transformadas em alunos
- Aprender a escrever se sobrepõe a aprender a ler.
- Ler agora, se aprende escrevendo.
(A) - Somente a afirmativa I está correta
(B) - Somente a afirmativa II está correta
(C) - Somente a afirmativa III está correta
(D) - Todas as afirmativas estão corretas
(C) - Somente a afirmativa III está correta
(D) - Todas as afirmativas estão corretas
QUESTÃO 2: Analisando a evolução da investigação e do debate em relação à alfabetização escolar no século XX é possível definir em linhas gerais três períodos distintos.
A) Sobre o primeiro período podemos afirmar que:
(A) - Teve seu início aproximadamente na primeira metade do século
(B) - Teve origem a teoria do Déficit.
(C) - O fracasso escolar era decorrência de métodos inadequados.
(C) - O fracasso escolar era decorrência de métodos inadequados.
(D) - O fracasso escolar estava na própria criança.
B) Sobre o segundo período podemos destacar as afirmativas incorretas:
(A) - Teve seu início em meados dos anos 70
(B) - Seu pico foi nos anos 60.
(C) - Buscava-se no aluno a razão de seu próprio fracasso
(D) - Buscava-se o melhor método para ensinar a ler.
C) Sobre o terceiro período, marque as alternativas corretas.
(A) - Supunha-se que a aprendizagem dependia de pré-requisitos.
(B)- Foi marcado por uma grande mudança de paradigmas
(C)- Começou-se a tentar compreender como as crianças aprendem.
(D)- Baterias de exercícios de estimulação foram criadas como remédios para o fracasso.
Turma:
QUESTÃO 3 - Psicogênese da Língua Escrita, foi um trabalho de investigação que desencadeou intensas mudanças na maneira de os educadores brasileiros compreenderem a alfabetização. Quem coordenou este trabalho?
(A) - Jean Piaget e Emília Ferreiro
(B) - Emília Ferreiro e Paulo freire
(C) - Emília Ferreira e Ana Teberosky
(C) - Emília Ferreira e Ana Teberosky
(D) - Jean Piaget e Vigostsky
QUESTÃO 4: Sobre a Psicogênese da língua escrita podemos afirmar que:
- Ela demanda uma transformação radical nas práticas de ensino da leitura e escrita.
- A escrita passa a ser concebida exclusivamente como um código de transcrição de sons.
- Já não é mais possível desconsiderar os saberes que as crianças constroem antes de aprender formalmente a ler.
(A) - Somente a afirmativa I está correta.
(B) - Somente a afirmativa II está correta.
(C) - As afirmativas i e II estão corretas.
(D) - As afirmativas I e III estão corretas.
QUESTÃO 5: Analise a história da alfabetização e comente quais os aspectos que mudaram e os que permaneceram na educação atual.
ATENÇÃO!
Após responder as questões propostas preencha o gabarito e poste em
comentários no BLOG:
comentários no BLOG:
GABARITO:
Aluno(a):
Turma:
1- A( ) B( ) C( ) D( )
2 A - A( ) B( ) C( ) D( )
2 B - A( ) B( ) C( ) D( )
2 C - A( ) B( ) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Aluno(a): Brígida Maria Rodrigues Monteiro
ResponderExcluirTurma: 2001 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B( ) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa
Não se usa muito mais a teoria de Deficit,ainda muitas escolas colocam culpa do fracasso escolar no aluno.Buscam um jeito para ensinar a ler e a escrever.
Aluno(a): Adriene Carvalho de Lima
ResponderExcluirTurma: 2001 Curso Normal
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2 A - A(x) B(x) C( ) D( )
2 B - A(x) B( ) C(x) D( )
2 C - A( ) B(x) C( ) D(x)
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C(x) D()
5 - Dissertativa:
Os métodos na educação mudaram, mais nem tanto,os professores ainbda usam os meios tradicionais e culpam o aluno pela falta de atenção,e pelas suas dificuldades.As vezes os professores culpam também os pais pela falta de cobrança com os filhos.Em tudo a escola,os professores tem que ver e conseguir identificar a verdadeira dificuldade do aluno,que possa vir ser pessoal ou fisíca.
A alfabetizção melhorou, a escola está cada vez mais disponibilizando métodos novos,mas a educação não depende dos alunos mas sim dos professores o que eles transmiti,ter paciencia é fundamental principalmente na pré-escola,onde começa tudo.Cada etapa da educação transmite o necessário,aprender a ler e escrever é a base, e hoje em dia eu não vejo muito iss.O professor cobra demias dos alunos,mas não desenvolve atividades práticas,que chamam a atenção do aluno.Então chego a concluir que a alfabetização mudou,algumas leis mudaram,mas o professor ainda continua suas combranças e métodos passado.Educação é transmitir conhecimento,não impor.
Educação é cuidar e educar,aprender intaragindo professor e aluno,aluno e professor.
Aluno(a): Geovana Silva Celebbrim
ResponderExcluirTurma:2001C.N.
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A( ) B(x) C( ) D(x)
2 C - A(x) B(x) C(x) D(x)
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Os métodos de ensino,o modo como o professor analisa a aprendizagem do aluno,o como o aluno aprende, o fracasso escolar não é só do aluno,pode ser de quaisquer um que estaja ao redor do mesmo, o ensentivando, se pondo como exemplo.
O ensino de hoje é esppelhando no e ensino de antes porém as mudanças em qualque quuuestão é inevitável. As questões da educação é dificil pois muitas vezes são os alunos que não querem aprender, mas os professores tambem devem fazer todo o possível para mostar que o estudo é o essencial.A educação é o começo de um mundo que você tem a diante.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Gabriela Caldeira
Turma: 2001 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa:
Muitos professores não usam mais a teoia de deficit, mais muitos ainda continua usando. Alguns professores ainda acham que se o aluno não aprende é por culpa dele, passam muitos exercícios no quadro e mandam eles copiarem.
Aluno(a): Janaina Fernandes
ResponderExcluirTurma: 2001CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Muitos professores nao usam mais a teoria do déficit, mas muitos ainda continuam usando. Professores ainda acham que se o aluno nao consegue aprender, a cilpa é dele, ele nao tem o pré-requisito, os professores passam muitos exercícios no quadro e os mandam copiar, quase obrigando-os a acompanhar os mais desenvolvidos, sendo que ainda nao são alfabetizados ou são pouco.
Aluno(a): Juliana Losqui
ResponderExcluirTurma:2001 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa : Permaneceu o ensino , mas mudou muitos ábitos . A diferença entre classes sociais , a forma de aprendizagem , de leitura e escrita , as brincadeiras .. !
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa
muitos professores não usam mais metodos dificeis mas alguns ainda usam,muitos professores ainda acham que se o aluno não aprende a culpa e dele,sendo que nem sempre a culpa e do aluno
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Ana Paula Alves Reginaldo
Turma: 2012 Cn
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2 A - A(x) B(x) C( ) D( )
2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
2 C - A( ) B(x) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Ana Cláudia Pereira de Castro Serafim
Turma: 2001 CN
1- A( ) B( ) C( ) D( X)
2 A - A(X ) B( ) C( X) D( )
2 B - A(X ) B( ) C( ) D(X )
2 C - A( ) B(x ) C( X) D( )
3- A( ) B( ) C(X ) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(X )
5 - Dissertativa
a HISTÓRIA da alfabetização possui três grandes marco como sabemos alguns aspectos mudaram e outros permanecem até hoje.Os que mudaram foram muitos entre eles :a diferença de classe social,as crianças passaram a serem respeitatadas com suas dificudades entre outros,já os que permaneceram foram :a nossa cartilha onde muitos professores utilisam esses métodos antigos,a escrita ainda é código de trancrisão de sons onde o professor atravéz do som que palavra transmite consegue mostra para o aluno a diferença entre elas.Podemos então dizer que os métodos atuais são alguns prosseguimentos dos antigos.
A história alfabetização,nos como exmplo uma vida mais ampla pois nos mostra como o nosso passado tras grandes conflitos na educação.Mas superamos todos com belimos professores, a nos um futuro brilante.
ResponderExcluirGABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Beatriz Moniz de Castilho
Turma: 2001 C.N
1- A( ) B( x) C( ) D( )
2 A - A( x) B( ) C( x) D( )
2 B - A( x) B( ) C( ) D( x)
2 C - A(x ) B(x) C(x) D(x)
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B(x ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Os aspectos do método de ensino, aprendizagem do aluno,aprender a escrever agora é mais importante que ler porque se cobram muito que a criança saiba escrever , que o fracasso se da ao aluno .O ensino de hoje se basea no ensino do passado.Muitos profesores utilizam os métodos globais e fonéticos portanto se utiliza o misto e também o silábico.
Aluno(a):Hendrio Ritchele Silva
ResponderExcluirTurma:2001CN
1- A( ) B(x) C( ) D(x)
2 A - A( ) B( ) C(X) D( )
2 B - A( ) B(X) C(x) D( )
2 C - A(X) B( ) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B(X) C( ) D( )
5 - Dissertativa:
A arpendizagem de um modo geral passou por varias mudanças ao longo dos anos e conforme os anos passavam o mundo passava por peridos essencias para que a aprendizagem fosse compreendidas, o 1º Periodo teve como centro a Europa onde a maior parte da população era rica e tinha condições de dar um bom estudo para os filhos, no 2º Periodo teve como centro os EUA e o preconceito com os negros, essa epoca foi marcada por uitas pessoas pobres começando a ganhar espaço no mundo escolar e no 3º Periodo teve como centro a America Latina onde vemos a teoria do defict, ao decorrer do tempo vemos que hoje qualquer um tem condição de estudar e que a razão do fracasso pode ser por alguma dificuldade do aluno, devemos ver isso não só com olhos de porfessor, mas de humanos e de amigos para uma boa convivencia Aluno e Professor.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):João Pedro Machado
Turma:2001CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x )
2 A - A(X ) B( ) C(X ) D( )
2 B - A(X ) B( ) C( ) D( )
2 C - A( ) B(X ) C(X ) D( )
3- A( ) B( ) C(x ) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x )
5 - Dissertativa :A educação sofreu várias mudanças,com estas mudanças houveram várias alternativas para o fracasso escolar o primeiro foi o método , osegundo o próprio aluno ; depois houve a criação da psicogênese , onde era buscado compreender o aluno e porque acotencia seu fracasso.
Aluno(a):Adrielle Lourenço de Sá
ResponderExcluirTurma:2001 CN
1- A( ) B( ) C( ) D( x )
2 A - A( x ) B( ) C( x ) D( )
2 B - A( x ) B( ) C( ) D( x )
2 C - A( ) B( x ) C( x ) D( )
3- A( ) B( ) C( x ) D( )
4- A( ) B(x ) C( ) D( )
5 - Dissertativa: Na educaçâo atual ainda existem professores que colocam no aluno a culpa pelo seu próprio fracasso escolar ,dizem que o aluno nâo tem base ou que o ambiente nâo é propício para incentivá-lo a uma boa aprendizagem.Hoje em dia cada professor proura o seu jeito de ensinar que mais se identifica com seus vários tipos de aluno.
Aluno(a):
ResponderExcluirTurma:
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B(x) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Kersia Celebrim
ResponderExcluir1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C( ) D( )
2 B - A( ) B( ) C(x) D( )
2 C - A( ) B(x) C( ) D( )
3- A( ) B(x) C( ) D( )
4- A( ) B(x) C( ) D( )
5 - Ocorreu uma mudança de paradigma, e a Didática da Alfabetização, criaram a Psicogênese da Língua Escrita por Emília Ferreiro. E ainda permaneceu a culpa era jogada no aluno e nos pais por incapacidade de auxiliar seu filho na escola, e ainda existem professores que usam métodos tradicionais.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Lídia Cássia Pessoa Carvalho
Turma:2001 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B(x) C(x) D( )
2 B - A( ) B( ) C(x) D( )
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Mudaram alguns paradigmas e as didáticas de alfabetização, porém continuam culpando os alunos e também os pais por não se interessarem pelos seus filhos
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
ResponderExcluir2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Os que pernaceram foi que alguns professores ainda acham que a culpa do aluno não aprender é dele mesmo,que enchendo o quadro de exercicios é o melhor metodo do aluno aprender.Os que mudaram foi que os professores de hoje busaca dar uma aula mais atrativa,eles estao ensinando de um jeito diferente mais nao fujindo do padrao do ensino e uns estão mudando o metodo de ensinar.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):Leonara de Fátima Menin
Turma:2001CN
1- A( ) B( ) C( ) D(X)
2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
2 B - A(X) B( ) C( ) D(X)
2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(X)
5 - Dissertativa
Muitos professores não usam mais a teoria de deficit mais muitos ainda continuam usando.Professores ainda acham que se o aluno não aprende é por culpa dele,passam muito exercicios no quadro e mandam eles copiarem.
Aluno(a): Thaís Maria Telles Machado
ResponderExcluirTurma: 2001 CN
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B(x) C( ) D( )
5 -Os aspectos que mudaram foi o fracasso escolar era decorrência de métodos inadequados e o que nao mudou foi que hoje em dia busca-se o melhor método para ensinar a ler.Antes o fracasso escolar era a culpa do aluno.E alguns professores usam os metodos do passado.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa: Os aspectos que mudaram foram as didáticas da educação e os que permanecem até os dias de hoje são os métodos que alguns professores usam, alguns usam metodos mais antigos e outros mais recentes. Alguns professores ainda estão presos nos métodos dos défict, onde a culpa de a criança não conseguir se alfabetizar é do próprio aluno e dos pais por não darem apoio e nem estimulação para os filhos estudarem.
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
ResponderExcluir2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Na alfabetização , os apectos que mudaram foram os métodos didáticos e o paradigma , as idéias e pensamentos dos alunos .Os que permaneceram é que a culpa do fracasso é dos alunos e dos pais e que os professores precisam dos métodos para ser um bom professor.Atualmente os professores chegam na sala de aula e só passam exercícios no quadro.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Manuela Rodolfo Pellegrini
Turma:1002 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa:
Muitos aspectos foram mudados e muitos ainda continuaram. Ainda existem professores que acham que se eles tiverem um bom método eles vão ser um bom professor , e muitos ainda colocam a culpa do fracasso nos alunos e nos pais que não cobram o suficiente, também tem professores que acham que é só chegar na sala de aula e encher o quadro é a melhor forma de ensinar. Mas muitos professores mudaram seus métodos, como muitos olham o lado do pensamento dos alunos, ouve mudanças de paradigmas (ideias) e de conhecimentos didáticos.
Aluno(a): Isamara Cardoso de Castro
ResponderExcluirTurma: 2001 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa:
Os que permaneceram: Que a culpa do fracasso escolar é dos alunos. Que se o professor tiver um bom método ele será um bom professor.
Os que mudaram: Alguns paradigmas (idéias). E a idéia de que as crianças podem aprender sem ter o quadro cheio de exercícios.
1- A( ) B( ) C( ) D(X)
ResponderExcluir2 A - A( ) B( ) C(X) D( )
2 B - A( ) B( ) C( ) D(X)
2 C - A( ) B( ) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A( ) B(B) C( ) D( )
5 -Os aspectos que mudaram foi a aprendizagem dos alunos, nos anos 50 os alunos tinham dificuldades de aprender a ler e escrever, e nos anos 60 buscava-se no aluno a razão de seu próprio fracasso, e nos anos 70 começou-se a tentar compreender como as crianças aprendem, e até hoje os professores tentam entender as crianças por causa das dificuldades, mais agora muitas crianças aprendem a ler e a escrever todos os dias.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):RAFAEL CARLOS PIZANO MARINO
Turma: 2001C.N.
1- A( ) B( ) C( ) D(X)
2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
2 B - A(X) B( ) C( ) D(X)
2 C - A(x) B(x) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa
AINDA HOJE MUITOS PROFESSORES PENSAM QUE A CULPA DO FRACASSO ESCOLAR É DO ALUNO, E QUE SE ELE TIVER UM BOM MÉTODO, SERÁ UM BOM PROFESSOR. COM TUDO HOUVE MUITAS MUDANÇAS NO PARADGMA DO ENSINO, MAS AS ESCOLAS CONTINUAM NO PASSADO.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): MARQUIELE APARECIDA BENTO DA FONSECA
Turma: 2001 cn
1- A( ) B( ) C( ) D(X )
2 A - A(X ) B( ) C(X ) D( )
2 B - A(X ) B( ) C( ) D(X )
2 C - A( ) B(X ) C( X) D( )
3- A( ) B( ) C(X ) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(X )
5 - Dissertativa
pensavam que a culpa pelo fracasso escolar fosse do aluno mas não e bem assim; o professor tambem tem sua culpa.
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
ResponderExcluir2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
2 C - A(x) B( ) C( ) (x)
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - alguns professores ainda acham que se o aluno nao aprende a culpa e dele,pois ele nao tem base para estar naquela serie.Professores enchem o quadro de exercicios e mandam eles copiar...e tbm tem a culpa dos pais que sao culpados e julgados por nao auxiliar seu filho na escola..e alguns professores que tem algun metodos tradicionais ...
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A( ) B( ) C( ) D( )
2 A - A( ) B( ) C( ) D( )
2 B - A( ) B( ) C( ) D( )
2 C - A( ) B( ) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
2 B - A( ) B(X) C( ) D( )
2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A( ) B(X) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Tem professor que acha que o aluno nao aprende porque ele nao quer nao e isso ele nao aprender porque ele tem dificuldades.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2 A - A( ) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - A teoria da psicogênes, pois ainda existe professores que temtão emtemder como os aluno aprende.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Larissa
Turma:2002 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C( ) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 -Os aspectos que mudaram foi o preconceito contra os alunos negros e os que permaneceram foi o uso de métodos por alguns professores, a teoria do défcit,o método Global...
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A( ) B( ) C( ) D(X)
2 A - A(X) B( ) C() D( )
2 B - A( ) B(X) C() D( )
2 C - A( ) B( ) C(X) D( )
3- A( ) B(X) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C(X) D( )
5 - A Alfabetização de hoje e a dos outros anos mudou muito poucas coisas que ta igual,tipo eu acho so que ta igual ate hj e a escrita e leitura que é as principais,na alfabetizão.mais no dia de hoje ta mais facil de aprender porque tem mais recusos e outros,mais mudou pouca coisa eu acho.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A(x ) B( ) C( ) D( )
2 A - A(x) B( ) C( x) D( )
2 B - A( ) B( x) C( ) D( )
2 C - A( ) B( x) C( x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x ) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Foi marcado por uma grande mudança de paradigmas,O fracasso escolar era decorrência de métodos inadequados.Começou-se a tentar compreender como as crianças aprendem.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A(X) B( ) C( ) D( )
2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
2 B - A( ) B(X) C( ) D( )
2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A(X) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Atualmente não se usa tanto a cartilha, já não coloca a culpa do fracasso escolar no aluno, e nem tem mais a teoria do Déficit, embora permaneça em alguns lugares o preconceito, tanto quanto da raça, etinia, religião, não posso negar que alguns profesores acham ainda que o fracasso escolar é do aluno e que nem todo mundo tem o direito de sestudar, so os que tem aptidão para coisa.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2 A - A( ) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x ) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B(x) C( ) D( )
5 - Dissertativa
O fracasso atualmente é do aluno,pois muitos deles nao se imteressavam para os seus estudos.
É muito bom faser prova online!
ResponderExcluirAdoreii!
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A(x) B( ) C( ) D( )
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Os aspéctos que mudaram foram as teorias,com o decorrer do tempo. A que permanece até hoje é a teoria da Psicogênese, que se preocupa em saber como os alunos aprendem e não qual método é melhor.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): LUISA
Turma: 2002 C.N
1- A( ) B( ) C( ) D( X)
2 A - A( X) B( ) C( ) D(X )
2 B - A( ) B( X) C( ) D( )
2 C - A( ) B( X) C( ) D( X)
3- A( ) B( ) C( X) D( )
4- A( X) B( ) C( ) D( )
5 -ASPECTOS QUE MUDARAM FOI A ALFABETIZAÇÃO QUE NÃO É MAIS COMO NA TEORIA DE PSICOGÊNESE. E MUDOU TAMBÉM O FRACASSO DA CRIANÇA.E PERMANECE A BUSCA PARA O MELHOR MÉTODO PARA PODER ENSINAR OS ALUNOS A LER E A ESCREVER.
Aluno(a):Linamárie Lopes Martins
ResponderExcluirTurma: 2002 CN
1- A(X) B( ) C( ) D( )
2 A - A(X) B( ) C(X ) D( )
2 B - A(X) B( ) C( ) D(X )
2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A( ) B(X) C( ) D( )
5 - Fracasso do aluno, pois ainda hoje muitos alunos não se esforça e não tem o apoio da família. Muitos não, estão "nem aí" para a educação.Uso de métodos e a teoria do défict.
Aluno(a): lilian campbel
ResponderExcluirTurma: 2002 cn
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C( ) D()
2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
2 C - A( ) B(x) C( ) D(x)
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 - os aspectos que eprmanecem foi o da psicogenêse e os aspectos que mudaram foi o racismo em algumas salas os professores culpavam os alunos do fracasso.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):
Turma:
1- A( ) B(x ) C( ) D( )
2 A - A( ) B( ) C(x ) D( )
2 B - A( x) B( ) C( ) D(x )
2 C - A( ) B( x) C(x ) D( )
3- A( ) B( ) C( x) D( )
4- A( ) B( x) C( ) D( )
5 - Dissertativa
O fracasso nas escolas atualmente são dos alunos, poismuitos nao se emtereçaram para seus estudos.E antes o fracasso era do negro.
Aluno(a):Paulo Filho Ferrari Machado
ResponderExcluirTurma: 2002 cn
1- A(x ) B( ) C( ) D( )
2 A - A( ) B( ) C(x ) D( )
2 B - A( ) B( ) C( ) D(x )
2 C - A( ) B( x) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C(x ) D( )
4- A( ) B( x) C( ) D( )
5 - A teoria da picicogenea,pois ainda existem professores que tentam entender como o aluno aprende.
Aluno(a): Talita Costa De souza
ResponderExcluirTurma: 2002 C.N
1- A( ) B(x) C( ) D( )
2 A - A(x) B( ) C( ) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 C - A( ) B( ) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Mudou; Pois antigamente o aluno era mais esforçado hoje em dia, existe fracasso do aluno , muitos alunos não estudam por falta de esforço ou talvez por falta do apoio da família, hoje a educação usa muitos métodos de ensino, por isso houve mudança na ALFABETIZAÇÃO.
Permaneceu; No meu ver o que continuou foi a Qualificação dos Professores , ou seja, a escola escolhe os melhores professores, para poder alfabetizar os alunos.
1- A( ) B(X) C( ) D( )
ResponderExcluir2 A - A(X) B( ) C( ) D( )
2 B - A(X) B( ) C( ) D(X)
2 C - A( ) B( ) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A(X) B( ) C( ) D( )
5- Hoje em dia muitos alunos não se esforçam e não tem o apoio da familiar. Por isso muita das vezes a educação é considerada como uma educação de má qualidade, e não por esses tais fatores que levam ao aluno ter baixo redimento.
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
ResponderExcluir2 A - A(x) B( ) C( ) D(x)
2 B - A( ) B(x) C(x) D( )
2 C - A( ) B(x) C( ) D(x)
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
os aspectos que mudaram foi a educação dos alunos,
o respeito com os professores.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a):Sara Bizarro
Turma: 2002 cn
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C( ) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D( )
2 C - A( ) B( ) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C( ) D( )
4- A( ) B( ) C(x) D( )
5 - Dissertativa
Hoje em dia a alfabetizaçâo mudou de certa forma os professores nao sao tao fechados iqual os anos passador hoje,amtigamente os professores chegavam dentro de sala e passava a materia se o aluno nao aprendeu poblema dele eles nao davam o braço a torcer.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Samara Lourenço
Turma: 2002 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B(x) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa
Na educação houve muitas mudanças antes os professores usavam muitos métodos e a culpa do fracasso escolar era do aluno. Mas hoje em dia já não existe mais isso! Hoje os professores estão empenhados em entender como o aluno aprende, e não no que ele está em dificuldade. A teoria da pscogênese veio para acabar com o antigo entendimento de que os alunos não conseguiam aprender por si mesmos e colocar na cabeça dos professoras uma nova forma de ensino .
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Yvinna Carla Dos Santos Aparecido
Turma: 2002 CN
1- A( ) B( ) C( ) D(X)
2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
2 B - A(X) B(X) C( ) D(X)
2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(X)
5 - Dissertativa
A história da educação teve várias mudanças ao longo dos séculos no modo de ensinar os alunos , os métodos foram evoluindo , só que ainda usam-se métodos antigos na educação. Antes na escola não seu usava muito tecnologia por falta mesmo e hoje esta tudo muito avançado que faz com que as coisas melhores ou piorem.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Nicolle Christine
Turma: 2002 cn
1- A( ) B( ) C( ) D(X)
2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
2 B - A( ) B(X) C( ) D(X)
2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(X)
5 - Dissertativa
Houve mudanças, professores usava métodos e se houvesse algum fracasso diante o ensino a culpa era do aluno, mas hoje em dia as coisas mudaram ficaram alguns restritos do passados mas logo seram punidos, os professores estão mais empenhados em procurar novas fontes e jeito pra que o aluno entenda.
A psicogênese é um dos restritos do passado , eles colovam e colocam a culpa no aluno , existe isso ainda nos dias-a-dias..caso o aluno nao tenha aprendido a matéria ,o professor nao quer nem saber e joga a culpa nele(aluno) mas muitas as vezes o jeito que o professor ensina nao é pratico pro aluno..é bom sempre procurar novos metodos de ensinos , coisas pra distrair o aluno
Aluno(a): Natalya Costa Ferreira
ResponderExcluirTurma: 2OO2 CNN
1- A(x) B( ) C( ) D( )
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A( ) B(x) C( ) D( )
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A(x) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Permaneceu a teoria Psicogênese, pois ainda exitem professores que tentam entender como o aluno aprende ah ler e escreve . E tem coisas que alguns profesores mudaram o jeito de alfabetização e de como entender o jeito do aluno a aprender.
GABARITO:
ResponderExcluirAluno(a): Tatiana dos Santos Rodrigues de Freitas
Turma: 2002CN
1- A( ) B( ) C(X) D( )
2 A - A(X) B( ) C(X) D( )
2 B - A( ) B(X) C( ) D( )
2 C - A( ) B(X) C(X) D( )
3- A( ) B( ) C(X) D( )
4- A(X) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Teve algumas mudanças aconteceram como: se o aluno nao aprende é culpa do professor, eo que nao mudo é a discriminaçao por que em algumas escolas ainda existe.
Aaluno:Amanda Dias
ResponderExcluirTurma: 2002 CN
1- A( ) B( ) C( ) D( x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B( ) C( ) D( x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C( x) D( )
4- A( ) B(x ) C( ) D( )
5 -Os aspectos que mudaram foi o fracasso dos alunos,pois hj ainda ha aqueles que nao gostam de fazer nada mas tem aqueles alunos que se esforçam para poder aprender se interessam pelo conteudo.e os aspectos que permanecem ate hj sao os objetivos do professor em relaçao a aprendizagem do aluno,montar plano de aulas de acordo com a dificuldade de cada aluno mostrando para ele e para turma que ha outro modo de resolver determindada situaçao e questao.
Aluno(a): nayanne costa da silva
ResponderExcluirTurma: 2002 cn
1- A( ) B( ) C( ) D(x)
2 A - A(x) B( ) C(x) D( )
2 B - A(x) B(x) C( ) D(x)
2 C - A( ) B(x) C(x) D( )
3- A( ) B( ) C(x) D( )
4- A( ) B( ) C( ) D(x)
5 - Dissertativa:eu acho que nao mudou muito de antigamente não,porque antigamente o metodo de aprender podia ser pela musica e hoje ainda usa esse meto.
Aluno(a): sabrina siqueira
ResponderExcluirTurma: 20021 cn
1- A( ) B( ) C( ) D(x )
2 A - A(x ) B( ) C(x ) D( )
2 B - A(x ) B( ) C( ) D(x )
2 C - A( ) B( ) C( ) D( )
3- A( ) B( ) C(x ) D( )
4- A( ) B(x ) C( ) D( )
5 - as crianças aprendia no metodo de copia e de seguir as coisas o alfabeto encima do quadro e com
o ditado
hoje a maneira tem ainda o alfabeto ; ainda tem a fila na sala mas nao se tem muito interese de fica focado na aula e as convesa.
Aluno(a):
ResponderExcluirTurma:
1- A( ) B( ) C( ) D(x )
2 A - A(x ) B( ) C(x ) D( )
2 B - A( ) B(x ) C( ) D( )
2 C - A( ) B(x ) C(x ) D( )
3- A( ) B( ) C( ) D( )
4- A( x) B( ) C( ) D( )
5 - Dissertativa
Permaneceu o título da psicogôsene em que os prefessores estudam a maneira de compreender como a criança escreve, e eles estudam para isso.
Mudou a discrininação o preconceito.
adorei a prova online hoje da Doracineia.Foi muito bom...
ResponderExcluir