O início do Ensino Fundamental é essencial para os alunos desenvolverem autonomia e continuarem seu percurso para se tornar leitores.Nesta etapa, o melhor é estimular a troca de livros e de opiniões sobre o que se lê.
Acesse o link abaixo e leia a materia da
Revista Nova Escola.
* Responda através de um comentário no Blog.
Que relação esta matéria tem com o PCN da Língua Portuguesa?
OBS: Orientações para postagem do comentário no BLOG:
- No final da atividade postada;
- Clicar em comentários;
- Digitar suas opções escolhidas no espaço disponível;
- Selecionar Perfil: Nome/URL;
- Verificação de palavras;
- Postar Comentário.
➞ Seu comentário será analisado e publicado.
O professor deve respeitar o gosto dos alunos por cada tipo de livro.Em relação ao PCN é despespertar o interresse dos alunos a leitura,e trocar opiniões,sugestões de livros e autores entre eles(fazer de bate).
ResponderExcluirO PCN tem como proposito e finalidade ajudar a criança a ter autonomia para saber escolher o que desenvolverá ao longo da vida e cabe aos futuros professores, saber entender o tamanho da sua importância, é daí a relação dessa matéria com o PCN, pois ela tem o dever de orientar o educando pra quando forem dar aula, saber empregar o PCN de maneira correta e eficaz.
ResponderExcluirDesenvolver o conhecimento ajudando a si mesmo e o sentimento de confiança, mas sempre respeitando os gostos dos alunos, para assim, conseguir a atenção deles para que a turma tenha um bom desempenho.
ResponderExcluirTodos nós professores temos o dever de aceitar os diferentes gostos de nossos aluno por diferentes livros,fazendo aulas prazerosas,onde nosso alunos façam debates mostrando sua opnião ,proucurando sempre aprimorar o gosto de cada um deles pela leitura . O objetivo do PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, o direito de usufruir da educação em todos sentidos.
ResponderExcluirDeve-se sempre criar meios que desperte o interesse da criança para a leitura, estimulando-as lêem outros gêneros, fazendo assim com que a criança crie autonomia e que haja um espaço cada vez maior dos livros em suas vidas. É interessante organizar discussões coletivas, dando assim chance para todos participar e opinar. “À medida que a criança se desenvolve e cria relações com o meio, modifica seu modo de ver e interagir com o mundo, criando assim sua própria identidade linguística e cultural”. O texto tem relação com o PCN porque frisa o quão é importante a inserção da leitura na Educação. A autonomia, a linguagem, a diversidade de textos, a prática de reflexão sobre a língua, valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões. São os aspectos empregados no texto e no PCN.
ResponderExcluirDentro do PCN de Língua Portuguesa, dentre as competências está a leitura, tal como seu desenvolvimento em cada aluno. A matéria mostra como ajudar os alunos a lerem com autonomia, assim buscando também mais uma habilidade a desenvolver nos alunos de acordo com o PCN desta matéria.
ExcluirRealmente é importante despertar nos seus alunos o gosto pela leitura, porque os alunos irão precisar dela pelo resto de suas vidas. A leitura se faz importante por toda as fases da vida e um pessoa que não lê bem consequentemente terá tendencia de ir mal em vestibulares ou outras provas importantes e não so nelas pois em tudo atualmente se faz necessário a leitura, um exemplo são documentos q para se assinar devem-se ler e se não houver uma boa compreensão poderá vir a desencadear problemas futuros. Por essas razões é que se deve estimular desde pequeno o hábito de ler por parte dos alunos.
ExcluirDe acordo com PCN de língua Portuguesa no ensino fundamental,a participação social efetiva, o dominio da lingua oral e escrita,pois e por meio dela que o homem se comunica. Em relação a matéria e que o aluno passa ter autonomia como leitor, para isso e importante que o professor trabalha com diversos tipos de situações e conteúdos pare que aluno desenvolvar essas atividades com sucesso e consiga expor sua sabedoria.
ExcluirPara crianças de 1°a 5°ano e necessário que elas conheçam os livros.por que alem de ser uma forma de alfabetização ele é também um ótimo desenvolvedor de textos,facilidade para a interpretação,ótimo desenvolvimento na leitura,abre mais portas para a criança desenvolver profissionalmente no futuro.
ResponderExcluirDe acordo com o PCN o domínio da leitura é fundamental, pois é por meio dela que homem se comunica, tem acesso a informações, se expressa, defende, etc.A relação da matéria com o PCN é que o professor tem que introduzir o hábito da leitura na rotina dos alunos, deixá-los ler os livros que quiserem ,sempre modificar um pouco como incluir livros maiores na leitura, poesias, fazer debates, etc. Sempre levando para o lado do aprendizado.
ResponderExcluirÉ nos anos iniciais do Ensino Fundamental que o aluno começa a contribuir sua autonomia como leitor. Para isso é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos e em casa.Cabe ao professor levar para a sala de aula diversos gêneros literários para que os alunos se interajam com a leitura diversificada.Em relação ao PCN é despertar o interesse dos alunos pela leitura,trocar opiniões, dar sugestões, resenhas, teatros,etc.
ResponderExcluirPara crianças de 1°a 5°ano e necessário que elas conheçam os livros, pois alem de ser uma forma de alfabetização ele é também um ótimo desenvolvedor de textos,também desenvolve a imaginação da criança e pode vim futuramente abrir portas para um futuro melhor
ResponderExcluirA criança deve-se primeiramente sentir vontade de ler um livro, e professor deve ajuda-lo a entrar em contato com seu próprio gosto e estilo, despertar nele o interesse de ler algo a seu gosto. E juntos discutirem qual o gosto de cada um, e juntos aprenderem gostos de leituras diferentes!
ResponderExcluirJuliana, tem como você agendar o terceiro e o quarto horário da quarta-feira para que eu possa utilizar o laboratório? Aguardo resposta por e-mail: mile30azevedo@gmail.com
ResponderExcluirBeijos Mileane
De acordo com o texto lido e com os PCNs, a Lingua Portuguesa estão extremamente ligadas pois elas falam sobre a importancia da leitura na vida das crianças do ensino fundamental primeiro seguimento, que o aprender a ler começa desde de cedo, na escola e principalmente dentro de seu proprio lar.Dentro da sala de aula o professor deve saber como é cada um dos alunos para saber trabalhar qualque tipo texto ou projeto relacionado a leitura.
ExcluirO PCN de Língua Portuguesa no ensino fundamental, um dos temas abordados é a leitura.Sendo assim em relação a matéria é essencial que o educador realize um bom trabalho com seus alunos. A leitura em casa e na escola, trabalhar com os alunos livros que os agradam, em modo geral acostumar os alunos com a leitura.
ResponderExcluirDeve se criar um desejo maior na criança pra que ela possa ter desejo e se interessar pelos livros fazendo assim com que elas estimuladas lê em outros gêneros de textos, fazendo assim com que a criança crie autonomia própria sendo assim o professor deve respeitar e interferir se necessário em opiniões dos alunos.
ResponderExcluirÉ nos anos iniciais do Ensino Fundamental que o aluno começa a contribuir sua autonomia como leitor. Para isso é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos e em casa.Cabe ao professor levar para a sala de aula diversos gêneros literários para que os alunos se interajam com a leitura diversificada.Em relação ao PCN é despertar o interesse dos alunos pela leitura,trocar opiniões, dar sugestões, resenhas, teatros,etc.
ResponderExcluirNos anos iniciais do Ensino Fundamental que o aluno começa a contribuir sua autonomia como leitor. Para isso é importante intercalar a leitura feita pelo professor com momentos em que todos devem ler sozinhos e em casa.Cabe ao professor levar para a sala de aula diversos gêneros literários para que os alunos se interajam com a leitura diversificada.Em relação ao PCN é despertar o interesse dos alunos pela leitura,trocar opiniões, dar sugestões, resenhas, teatros,etc.
ResponderExcluirNas fases inicias é onde a estimulação para a leitura é fundamental. A leitura é um ponto no PCNs que o aluno do 5º ano de escolaridade tem que "dominar". Por isso a estimulação desde cedo é muito importante.
ResponderExcluirO PCN diz que nós devemos desenvolver a autonomia, o gosto pela leitura da criança,e o texto também vem abordando esse tema, em que as crianças devem se interessar pela leitura, portanto essa é a relação do PCN, pois o objetivo aqui também é o interesse e o prazer de ler da criança.
ResponderExcluirO PCN diz que nós devemos desenvolver o gosto de ler da criança,e o texto também, portanto há uma grande relação, pois a criança deve despertar seu interesse e prazer em ler.
ResponderExcluirO PCN expõe claramente a importancia do livro e a leitura do mesmo como formador e estimulador da criatividade.Com a leitura o educando entra em um mundo de informações viaveis na construção intelectual e acadêmica.
ResponderExcluirR: A matéria esta co-relacionada com o PCN da Língua Portuguesa uma vez que este, diz que o trabalho com o texto literário deverá ser incorporado ás práticas cotidiana da sala de aula, visto tratar-se de uma forma especifica do conhecimento. Diz também que a literatura não é uma cópia do real nem puro exercício de linguagem tampouco simples fantasia que se asilou dos sentidos do mundo e da história dos homens. As crianças desde cedo devem ser estimuladas a ter contatos com vários tipos de texto.
ResponderExcluirNos PCNs (português) o aluno precisa saber e interpretar textos nada melhor do que o hábito de leitura para o sucesso, ou seja, os objetivos cumpridos. O hábito de leitura é meio que o professor pode caminhar com seu aluno desde cedo para assim ele ser um grande leitor, escritor.
ResponderExcluirPois é nos anos iniciais que o aluno começa a se interessar pela leitura e o professor tem que deixa-lo livre para escolher uma coisa que ele realmente goste de ler,pois se o professor ficar pressionando o aluno falando o que ele deve ou não ler,ele vai perder seu interesse,então,é importante deixa-lo descobrir o que ele gosta ou não de ler e as vezes dar até alguma sugestão de autores.E com issu ele pode se tornar um grande leitor.
ResponderExcluirde acordo com o PCN nos devemos desenvolver o gosto pela leitura nas crianças,pois nas fases iniciais o desenvolvimento da leitura e fundamental a leitura e um ponto nos PCNS que o aluno tem que dominare quanto mais cedo melhor
ResponderExcluirO mundo da leitura,ou seja os livros devem ser apresentados as crianças antes que elas estejam totalmente alfabetizadas.È muito importante que as crianças tenham contado com livros nos primeiros anos de vida,assim ja se familiarizam com eles e vão despertando o gosto pelo livro e mais adiante pela leitura.Do primeiro ao quinto ano,o professor deve ler para turma,mas principalmente proporcionar aos alunos um cantinho de leitura onde poderão ler sozinhos e depois comentar com os colegas O prazer na leitura se desperta cedo.
ResponderExcluiro mundo da leitura,ou seja os livros devem ser apresentados as crianças antes que elas estejam totalmente alfabetizadas.È muito importante que as crianças tenham contato com livros nos primeiros anos de vida,assim ja se familiarizam com eles e vão despertando o gosto pelo livro e mais adiante pela leitura.Do primeiro ao quinto ano,o professor deve ler para a turma,mas principalmente proporcionar aos alunos um cantinho de leitura onde poderão ler sozinhos e depois comentar com os colegas.O prazer na leitura se desperta cedo.
ResponderExcluirO PCN traz como uns de sues temas o desenvolvimento da leitura. O professor pode contribuir dispertando no aluno o interesse pela leitura,criando um cantinho de leitura na sala,fazer troca de livros uns com outros,é importante que a criança desde cedo conheça autores diferentes.A leitura leva a criança além de desenvolver sua autonomia ela passa conhecer e esplorar melhor o ambiente onde vive,crescendo em conhecimento e transmitindo seus objetivos.
ResponderExcluirOs PCNs têm como objetivo oferecer às escolas, professores e profissionais ligados à educação as diretrizes para a prática pedagógica e para a educação no Brasil. Por outro lado, o ensino de língua portuguesa passa a ser repensado por razões internas que orientam a discussão a partir de conhecimentos sobre quem ensina e quem aprende; sobre como se ensina e como se aprende; sobre linguagem e língua. Por isso é essencial para os alunos desenvolverem autonomia e continuarem seu percurso para se tornar leitores, desde o início do Ensino Fundamental. Nesta etapa, o melhor é estimular a troca de livros e de opiniões sobre o que se lê. Formando assim, bons leitores e consequentemente bons escritores.
ResponderExcluirDe acordo com o PCN a leitura é muito importante e o alunos precisam ser capazes de produzir e interpretar textos, tanto para necessidades do dia-a-dia como para ter à participação plena no mundo letrado.A relação com a matéria é que os alunos devem ser estimulados a ler,ser colocados em contato com textos mais complexos para ampliar a familiaridade com a literatura,para perderem o medo da leitura de livros grandes.E assim , o professor deve criar um ambiente dentro da sala de aula em que os alunos possam ter contato com livros, participar e opinar.
ResponderExcluirSegundo o PCN da Língua Portuguesa os alunos do Ensino Fundamental devem ser capazes de produzir e interpretar textos, tanto para as necessidades do dia-a-dia como para ter acesso aos bens culturais e à participação plena no mundo letrado. Há inúmeras maneiras de incentivar a leitura diária, os alunos podem ler em silêncio, ou em voz alta, em grupo ou individualmente. E quanto mais variados, interessantes e divertidos forem os textos que o professor apresentar às crianças, maior será a chance de elas se tornarem leitoras hábeis.
ResponderExcluirÉ nos anos iniciais do Ensino Fundamental que os alunos começam a construir sua autonomia e compartilhar opiniões. Portanto cabe ao professor incentivá-los a terem uma leitura diária oferecendo-lhes diferentes tipos de textos.
ResponderExcluirA relação de promover a leitura. O domínio da leitura é fundamental e necessário, com ela os alunos podem se expressar. O Professor tem que estimular o aluno a querer ler, promover debates sobre o assunto e deixar a escolha do livro a critério das crianças. Fazer com que a leitura seja realizada por vontade e não por obrigação.
ResponderExcluirDe acordo com o PCN da Língua Portuguesa, é importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às praticas cotidianas da sala de aula por se tratar de uma forma específica de conhecimento. Sendo assim , a matéria entitulada " Literatura do 1º ao 5º ano ajuda os alunos a lerem com autonomia" vem reforçar o que diz o PCN . Sabe-se que é importante estimular a criança a ler desde cedo para desenvolver sua autonomia.
ResponderExcluirO PCN, leva ao educador a proporcionar, estimular a autonomia do educando e despertar seu interesse pela leitura, utilizando assim diferentes gêneros textuais, abrindo espaço para o educando expor suas opiniões e aprimorar seu gosto pela leitura.
ExcluirO PCN, leva ao educador a proporcionar, estimular a autonomia do educando e despertar seu interesse pela leitura, utilizando assim diferentes gêneros textuais, abrindo espaço para o educando expor suas opiniões e aprimorar seu gosto pela leitura.
ResponderExcluirO PCN, tem o intuito de levar ao educador a proporcionar, estimular a autonomia do educando e despertar seu interesse pela leitura, utilizando assim diferentes gêneros textuais, abrindo espaço para o educando expor suas opiniões e aprimorar seu gosto pela leitura.
ResponderExcluirO PCN, leva ao educador a proporcionar, estimular a autonomia do educando e despertar seu interesse pela leitura, utilizando assim diferentes gêneros textuais, abrindo espaço para o educando expor suas opiniões e aprimorar seu gosto pela leitura.
ResponderExcluirBeatriz você tem um bom vocabulário, quatro respostas com o mesmo conteúdo mas palavras diferentes...
ExcluirGislaine Duarte -3001 CN
ResponderExcluirO interesse pela leitura tem que surgir nos anos iniciais da vida escolar do aluno,é muito importante estimular a criança a ler diáriamente,fazer com que ela se sinta á vontade lendo e não fazer da leitura uma obrigação.
Segundo o PCN de Língua Portuguesa o interesse pela leitura tem que surgir nos anos iniciais da vida de cada aluno. Os pais tem o total dever de comprar revistas de quadrinhos para presentear seus filhos, pois muitas das vezes os pais não apoiam as crinças, apoiam como? Comprando revistas, livros de histórias e outras coisas no qual vai despertar o interesse da leitura nas crianças.
ResponderExcluirO PCN de Ensino Fundamental é importante para que podemos promover avaliações. Sendo assim o professor tem que estimular o aluno a querer a ler e assim promover debates e palestras na turma. Com a leitura o educando entra em um mundo de informações que o aluno possa se interessar mais.
ResponderExcluirSão nos anos inicias do Ensino Fundamental que deve ser despertada o interesse do aluno pela leitura. Com isso elas começam a desenvolver a autonomia e isso só se faz lendo. Cabe ao professor, apresenta-las diversos tipos de textos, para que possam se identificar e assim o interesse de leitura ser despertado cada vez mais.
ResponderExcluirO PCN, leva ao educador a proporcionar, estimular a autonomia do educando e despertar seu interesse pela leitura, utilizando assim diferentes gêneros textuais, abrindo espaço para o educando expor suas opiniões e aprimorar seu gosto pela leitura.
ResponderExcluirO PCN de Língua Portuguesa tem como objetivo principal incentivar as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental a prática de leitura. Tendo por base que deve ser uma leitura prazerosa os Professores em diversos tipos de textos, abordando vários temas, usam estratégias para estimular as crianças a ler e a contar histórias. Ou seja,o educador estará motivando o aluno a desenvolver sua autonomia.
ResponderExcluirNos anos iniciais do Ensino Fundamental que os alunos começam a construir sua autonomia e compartilhar opiniões. os livros devem ser apresentados as crianças antes que elas estejam totalmente alfabetizadas.É muito importante que as crianças tenham contato com livros nos primeiros anos de vida,assim ja se familiarizam com eles e vão despertando o gosto pelo livro e mais adiante pela leitura. Estimula a autonomia do educando e desperta seu interesse pela leitura, utilizando assim diferentes gêneros textuais, abrindo espaço para o educando expor suas opiniões e aprimorar seu gosto pela leitura.
ResponderExcluirO PCN de Língua Portuguesa tem como objetivo para as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental despertar o interesse pela leitura, utilizando assim diferentes textos.E quanto mais textos variados que o professor passar para os alunos mais interesse eles vão ter pela leitura, assim tem uma chance maior deles aprimorar o gosto pela leitura.
ResponderExcluirO PCN diz que devemos despertar no aluno uma pratica de leitura diversificada utilizando diferentes tipos de textos e livros desenvolvendo mais prazer na leitura proporcionando autonomia para expor suas opiniões.
ResponderExcluirA revista Nova Escola está bem centrada no PCN de Língua Portuguesa, que é voltado para ensinar a criança a ler, a escrever e se expressar de maneira competente.
ResponderExcluirE concordo no âmbito de que o professor necessita fazer com que os alunos se interagem mais com livros, porque assim será fácil para eles começarem a aprender palavras novas, para aumentar seus conhecimentos e ampliar seu vocabulário. Também é muito importante como diz no PCN que a criança seja autônoma, podendo assim ver o mundo de uma forma lúcida e objetiva, pois o mais importante é ela saber construir ideias e cada vez estar mais segura de si, e isso só se faz lendo.
Já que o mais importante é que o aluno aprenda a ler, a primeira coisa a se fazer é apresentar livros do interesse dos alunos, deste modo o professor com certeza estará trazendo o prazer da leitura para dentro e até mesmo fora da sala de aula. Pois é mesmo muito difícil ter que suportar uma aula chata!
Ana Carolina Telles 3001-CN
ResponderExcluirA relação é que ambos incentivam as crianças do Ensino Fundamental a praticar a leitura, mesmo nos anos iniciais, pois assim as crianças já vão se preparando e desenvolvendo sua autonomia para a leitura. Esse incentivo é feito através de livros atraentes, que prendem a criança, trazendo assim uma leitura prazerosa que as instigam a querer sempre mais.
KATHLEEN GOMES - 3001 - CN
ResponderExcluirPodemos observar fazendo um paralelo do texto com o PCN, que ambos possuem um mesmo desejo, de que as crianças comecem a ler cada vez mais cedo, e de forma que possam ter prazer no que leêm. E para tal feito, os professores devem se dispor a trabalhar com textos que ainda que não sejam tão complexos acrescentarão em sua bagagem educacional, e trará real significado para a criança, fazendo assim com que o hábito da leitura permaneça ao longo da vida.
OBS: Mandei antes, mas não chegou, mandei agora novamente !
KATHLEEN GOMES - 3001 - CN
ResponderExcluirPodemos observar fazendo um paralelo do texto com o PCN, que ambos possuem um mesmo desejo, de que as crianças comecem a ler cada vez mais cedo, e de forma que possam ter prazer no que leêm. E para tal feito, os professores devem se dispor a trabalhar com textos que ainda que não sejam tão complexos acrescentarão em sua bagagem educacional, e trará real significado para a criança, fazendo assim com que o hábito da leitura permaneça ao longo da vida.
OBS: Mandei antes, mas não chegou, mandei agora novamente !