às Turmas 2001 e 2002 CN
Professora: Mileane Andrade Azevedo
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1- Como o professor tradicional apresenta o conteúdo para o aluno?
2- Como se dá o aprendizado de Matemática de acordo com o modelo tradicional deste conteúdo?
3- De que maneira o aluno pode se tornar agente de seu conhecimento?
4- O que é um problema matemático?
5- Dê a sua opinião sobre o uso da calculadora no ensino de matemática.
ATENÇÃO!
As respostas devem ser enviadas para o e-mail:
mileane@yahoo.com.br até o dia 05/04/2012.
mileane@yahoo.com.br até o dia 05/04/2012.
ACHEI BEM LEGAL, MUITO DIFERENTE
ResponderExcluirMuito bem elaboradas as questões, ficaram otimas!
ResponderExcluirFico feliz por ter gostado... temos que nos tornar professores antenados... Abração, Mileane
ResponderExcluiradorei fazer trabalho online espero que fazemos muitos ainda.
ResponderExcluirgostei muito das questões, pois estão bem estruturadas
ResponderExcluirgostei muito das questões,pois estão bem estruturadas
ResponderExcluirTalita Costa De Souza - 2002 C.N
ResponderExcluir1- Como o professor tradicional apresenta o conteúdo para o aluno?
Apresenta o conteúdo oralmente , partindo de definições , exemplos e demonstrações. Seguido de exercício de aprendizagem , fixação e aplicação .
2- Como se dá o aprendizado de Matemática de acordo com o modelo tradicional deste conteúdo?
Conhecendo as condições sócio-culturais, expectativas e competências cognitivas escolhe os problemas que facilitam a construção do conhecimento.
3- De que maneira o aluno pode se tornar agente de seu conhecimento?
Perceber que além de buscar uma solução para uma situação proposta, devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso.Saber explicitar o próprio pensamente e compreender o pensamento do outro.Discutir dúvidas e assumir que as soluções dos outros fazem sentido; persistir na tentativa de construir as próprias idéias.
4- O que é um problema matemático?
Um problema matemático é toda situação requerendo a descoberta de informações matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolve-lo, ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático dado. O fundamental é que o resolvedor tenha de inventar estratégias e criar idéias; ou seja: pode até ocorrer que o resolvedor conheça o objetivo a chegar, mas só estará enfrentando um problema se ele ainda não tem os meios para atingir tal objetivo.
5- Dê a sua opinião sobre o uso da calculadora no ensino de matemática.
Sou contra. As pessoas precisam aprender contas, não apenas para saber contar dinheiro, mas há cálculos que são inviáveis realizá-los na calculadora.A calculadora deve ser uma auxiliar. Concordo quando a idéia é agilizar, mas a maioria entende que máquina substitui o cérebro, delegando a atividade de pensar a ela.O vício do uso de ferramentas de cálculo (vício facílimo de adquirir) causam os maiores vexames possíveis, principalmente quando falta luz, a bateria do celular acaba e não há calculadora com a pessoa, fazendo contas simples terem resultados absurdos (já vi muitas cenas bizarras com pessoas que realizam trabalhos que são puramente matemática).Então, ainda prefiro o método tradicional que dá base para resolver os demais. É demorado? Sim, mas consegue-se chegar ao resultado da mesma forma e ainda fica mais craque.
Ficou bem legal, muito interessante, as questões ficaram bem elaboradas.
ResponderExcluirJuliana vc postou as minhas respostas não era pra ter postado kkkk , apaga e eu vou mandar de novo !
ResponderExcluirTalita Costa De Souza - 2002 C.N
ResponderExcluir1- Como o professor tradicional apresenta o conteúdo para o aluno?
Apresenta o conteúdo oralmente , partindo de definições , exemplos e demonstrações. Seguido de exercício de aprendizagem , fixação e aplicação .
2- Como se dá o aprendizado de Matemática de acordo com o modelo tradicional deste conteúdo?
Conhecendo as condições sócio-culturais, expectativas e competências cognitivas escolhe os problemas que facilitam a construção do conhecimento.
3- De que maneira o aluno pode se tornar agente de seu conhecimento?
Perceber que além de buscar uma solução para uma situação proposta, devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso.Saber explicitar o próprio pensamente e compreender o pensamento do outro.Discutir dúvidas e assumir que as soluções dos outros fazem sentido; persistir na tentativa de construir as próprias idéias.
4- O que é um problema matemático?
Um problema matemático é toda situação requerendo a descoberta de informações matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolve-lo, ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático dado. O fundamental é que o resolvedor tenha de inventar estratégias e criar idéias; ou seja: pode até ocorrer que o resolvedor conheça o objetivo a chegar, mas só estará enfrentando um problema se ele ainda não tem os meios para atingir tal objetivo.
5- Dê a sua opinião sobre o uso da calculadora no ensino de matemática.
Sou contra. As pessoas precisam aprender contas, não apenas para saber contar dinheiro, mas há cálculos que são inviáveis realizá-los na calculadora.A calculadora deve ser uma auxiliar. Concordo quando a idéia é agilizar, mas a maioria entende que máquina substitui o cérebro, delegando a atividade de pensar a ela.O vício do uso de ferramentas de cálculo (vício facílimo de adquirir) causam os maiores vexames possíveis, principalmente quando falta luz, a bateria do celular acaba e não há calculadora com a pessoa, fazendo contas simples terem resultados absurdos (já vi muitas cenas bizarras com pessoas que realizam trabalhos que são puramente matemática).Então, ainda prefiro o método tradicional que dá base para resolver os demais. É demorado? Sim, mas consegue-se chegar ao resultado da mesma forma e ainda fica mais craque.
As atividades ficaram muito legais , é um trabalho diferente , seria legal se mais professores fizessem trabalho pelo blog.
ResponderExcluirParabéns pelo questionário! Ficou excelente !
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