PROJETO: ARGUMENTAÇÃO
O ARTIGO DE OPINIÃO
(DEMONSTRAÇÃO INESGOTÁVEL DE CONHECIMENTO!)
Eu, professora Cristiane Carminate venho, através deste blog, comunicar o início da corrida pelo conhecimento, formação de opinião e transformação de caráter! Venha participar: É só produzir os artigos de Opinião a partir dos temas propostos e mostrar que você é capaz de mudar o mundo pela EDUCAÇÃO!!!!
Um grande beijo! Prontos para a viagem?
Disciplina: Oficina de Texto em Língua Portuguesa: Argumentação e Lógica Desenvolvimento: Durante o 4° bimestre |
Culminância: dezembro de 2011 |
O trabalho se desenvolve através de leituras especializadas de textos que sejam da capacidade lingüística Argumentar, bem como de gêneros textuais argumentativos de opinião: Artigo de Opinião, Crônica Argumentativa, Texto dissertativo Argumentativo, Resenha e Ensaio.
Os autores lidos vão de Lya Luft, Arnaldo Jabour, Roberto Pompeu de Toledo, Fernanda Torres, Luís Fernando Veríssimo etc....
Por fim são produzidos textos destes gêneros textuais específicos e postados no blog da escola. Logo após um tema é escolhido e discutido na turma sob a forma de debate ou julgamento. Deve-se ter a defesa e a acusação.
ELEMENTOS USUAIS DA ARGUMENTAÇÃO:
2.1 Introdução
- Tema, Tese e Problema ( tese contrária, favorável e mediana)
- Objetivos
2.2 Desenvolvimento
- Justificativa (Argumento de Autoridade, Dados Históricos, Dados Estatísticos, Exemplos, Citações, Fatos, Senso Comum, Ilustrações (hipotética/real)
- Consistência do Raciocínio: Argumento Ad Homnen (baseia-se em fatos, idéias e princípios) e Argumento Ad Populum ( submetidos à execração pública)
2.3 Conclusão
- Solução do Problema
OBJETIVOS:
Os alunos deverão ser capazes de perceber e reconhecer as características do gênero textual Artigo de Opinião, seus suportes e posicionamentos, bem como produzir artigos e ensaios de forma coerente e coesa.
ARTIGO DE OPINIÃO: Trata-se de um texto que difunde a opinião de uma pessoa sobre um tema polêmico em debate na sociedade. É veiculado nos meios de comunicação em geral, tais como jornais e revistas, rádio e TV. Tem como estrutura básica uma idéia central que resume todo o ponto de vista do articulista, com sua fundamentação argumentativa construída a partir de verdades ou opiniões. Não utiliza argumentos ad pupullum, pois são parte do senso comum. Usa a variedade padrão formal da língua, verbos no presente do indicativo ou futuro do pretérito. Utiliza a 1ª pessoa verbal. É assinado, pois nem sempre corresponde à opinião do veículo de comunicação em que foi publicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário