DISCIPLINA: PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
TEMA: A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA
PROFESSORA : Doracinéia C. Dutra
DATA: 26/09/2011
TURMA: 2001 E 2002 CN
As pesquisas na linha psicogenética deslocaram o foco de investigação do 'como se ensina' para o 'como se aprende' e colocaram no centro desta aprendizagem a criança ativa e inteligente que Piaget tão bem descreveu. Um sujeito que pensa, que elabora hipóteses sobre o modo de funcionamento da escrita porque ela está presente no mundo onde vive, que se esforça por compreender para que serve e como se constitui este objeto, que aprende os usos e formas da linguagem usada para escrever ao mesmo tempo que compreende a natureza alfabética do sistema de escrita em português científico,
Tendo em vista os estudos sobre a psicogênese da língua escrita, analise a sequência de escrita nos slides (01 e 02) e marque a evolução do aluno:
QUESTÃO 1: ( Produção seqüênciada 1)
(A) SILÁBICO QUANTITATIVO - - SILÁBICO QUALITATIVO – SILÁBICO ALFABÉTICO -ALFABÉTICO
(B) PRÉ-SILÁBICO 2 - SILÁBICO QUALITATIVO - SILÁBICO ALFABÉTICO - ALFABÉTICO
(C) SILÁBICO QUALITATIVO - SILÁBICO QUALITATIVO - SILÁBICO ALFABÉTICO - ALFABÉTICO
(D) PRÉ-SILÁBICO 2 - SILÁBICO QUANTITATIVO - SILÁBICO ALFABÉTICO - ALFABÉTICO
QUESTÃO 02 : ( Produção seqüênciada 2)
(A) PRÉ-SILÁBICO 1 - SILÁBICO QUANTITATIVO - - SILÁBICO QUALITATIVO – SILÁBICO ALFABÉTICO
(B) PRÉ-SILÁBICO 2 - PRÉ-SILÁBICO 2 - SILÁBICO QUALITATIVO - SILÁBICO ALFABÉTICO –
(C) PRÉ SILÁBICO 2- SILÁBICO QUALITATIVO - SILÁBICO ALFABÉTICO - ALFABÉTICO
(D) PRÉ-SILÁBICO 1 - PRÉ-SILÁBICO 2 - SILÁBICO ALFABÉTICO - ALFABÉTICO
QUESTÃO 03:
No caminho percorrido pela criança para compreender a escrita, cabe ao professor interpretar as características de cada hipótese para interferir, acertadamente, quando se fizer necessário. Tendo em vista a evolução da escrita da criança, marque as alternativas referentes a cada estágio estudado, conforme a Psicogênese da Língua Escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky
Os conflitos vão desestabilizando progressivamente a hipótese silábica, até que a criança tenha coragem suficiente para se comprometer em um novo processo de construção. Este processo é representado por qual nível de evolução:
(A) Pré-silábico
(B) Silábico
(C) Alfabético
(D) Silábico-alfabético
(D) Silábico-alfabético
QUESTÃO 04:
São características da escrita pré-silábica – nível 1:
- Escrita que representa os objetos e personagens dos quais se fala;
- Escrita que conserva algumas propriedades do objeto que substitui
- Neste nível, a intenção subjetiva do aluno conta mais que as diferenças objetivas no resultado.
(A) I e II
(B) I e III
(C) II e III(D) I, II e III
QUESTÃO 05:
São características apresentadas pela escrita da criança no nível silábico:
- Pela primeira vez a criança trabalha claramente coma hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala;
- Desaparece momentaneamente a exigência de variedades e de quantidade mínima de letras;
- É preciso uma certa quantidade de caracteres, variável entre dois e quatro, na maioria dos casos, situa-se em três, para que se possa escrever algo.
(A) Apenas I está correta
(B) Apenas II está correta
(C) I e II estão corretas
(C) I e II estão corretas
(D) II e III estão corretas
QUESTÃO 06:
Na escrita alfabética a criança demonstra que já compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever. Sobre este estágio podemos afirmar que:
- È a hipótese onde a criança estabelece que para cada segmento da escrita, ou seja para cada letra, deve corresponder um segmento da fala..
- È o momento que a criança se defronta com as dificuldades ortográficas, porém parece não ter medo de cometer erros.
- A criança neste estágio usa uma letra, cujo som é pertinente ao som emitido na palavra.
(A) Apenas a afirmativa I está correta(B) Apenas a afirmativa II está correta
(C) Apenas a afirmativa III está correta
(D) Somente as afirmativas I e II estão corretas
(D) Somente as afirmativas I e II estão corretas
QUESTÃO 07:
A Psicogênese da Língua Escrita é uma abordagem psicológica de como a criança se apropria da língua escrita e não um método de ensino. Portanto, cabe aos profissionais da educação:
(A) fazer a transposição desta abordagem para a sala de aula, transformando os estudos em atividades pedagógicas.
(B) fazer a transposição desta abordagem para a sala de aula, transformando atividades pedagógicas em estudos.
(C) fazer a transposição desta abordagem para as atividades pedagógicas, transformando-as em estudos relacionados à sala de aula.
( D) fazer a transposição desta abordagem para a sala de aula, transformando os alunos e as atividades pedagógicas.
QUESTÃO 08:
De acordo com a Psicogênese da Língua Escrita, o aprendizado do sistema de escrita não se reduziria ao domínio de correspondências grafo-fonêmicas (a decodificação e a codificação), mas se caracterizaria como um processo ativo no qual a criança, desde seus primeiros contatos com a escrita, constrói e reconstrói hipóteses sobre a sua natureza e o seu funcionamento.
Os pressupostos dessa abordagem psicológica são:
Os pressupostos dessa abordagem psicológica são:
I- alfabetização na perspectiva construtivista é concebida como um processo de construção conceitual, contínuo, iniciado muito antes da criança ir para escola,
II- Alfabetizar é construir conhecimento
III- Para ensinar a ler e escrever faz-se necessário compreender que os/as alfabetizando/as terão que lidar com dois processos paralelos: as características do sistema de escrita e o uso funcional da linguagem.
(A) Os itens I e II estão corretsos.
(B) Os itens II e III estão corretos
(C) 0s ítens I e III estão corretos
(D) Todos os itens estão corretos.
QUESTÃO 09:
Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita.
Assim sendo e anlisando os estudos realizados sobre esta teoria, coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa correta:
( ) Tais hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependem das interações delas com seus pares e com os materiais escritos que circulam socialmente.
( ) Para a Teoria da Psicogênese, toda criança passa por níveis estruturais da linguagem escrita até que se aproprie da complexidade do sistema alfabético.
( ) Tais níveis são caracterizados por esquemas conceituais que não são simples reproduções das informações recebidas do meio, ao contrário, são processos construtivos onde a criança leva em conta parte da informação recebida e introduz sempre algo subjetivo.
( ) É importante salientar que a passagem de um nível para o outro é gradual e depende muito das intervenções feitas pelo/a professor/a.
( ) De acordo com a Psicogênese da Língua Escrita, o aprendizado do sistema de escrita se reduziria ao domínio de correspondências grafo-fonêmicas (a decodificação e a codificação),
(A) F – V –V- V – V
(B) F – V –V- V – F
(C) V – V –V- V – F
(D) F – V –F- V – V
(E) F – V –V- F - V
QUESTÃO 10:
Considerando o que você aprendeu sobre o trabalho com a Psicogênese da Língua Escrita, comente qual é a importância do seu entendimento para o trabalho do professor nas Classes de Alfabetização:
1- A
ResponderExcluir2- B
3- D
4- D
5- A
6- B
7- C
8- D
9- C
10- É muito importante, pois assim o professor poderá acompanhar e trabalhar para o desenvolvimento da alfabetização do aluno.
Questão 1:A
ResponderExcluirQuestão 2:B
Questão 3:D
Questão 4:D
Questão 5:A
Questão 6:B
Questão 7:B
Questão 8:C
Questão 9:B
Questão 10:É importante para o trabalho do professor saber reconhecer os Níveis da Evolução da Escrita, para saber compeender a análise psicologica da escrita em que o aluno está vivendo e em que proposta pedagógica deverá ser trabalhada, por isso as atividades pedagógicas nessa abordagem são tranformadas em estudo sobre a escrita de seu aluno ,mas é imporatante resaltar que essa teoria não é atividade pedagógica ,mas estudo sobre cobstruir uma ideia acerca de um assunto tão abrangente que e a sala de aula.
Aluna:Laleska Rezende Peçanha Guimarães n°:18 t=2001CN
ResponderExcluirQuestão 1: Letra A
Questão 2: Letra B
Questão 3: Letra D
Questão 4: Letra D
Questão 5: Letra C
Questão 6: Letra B
Questão 7: Letra A
Questão 8: Letra D
Questão 9: Letra C
Questão 10 : O professor que conheçe a Psicogênese sabe que o Aluno não é uma folha em branco , já conheçe algumas coisas antes de começar estudar,a criança, desde seus primeiros contatos com a escrita, constrói e reconstrói hipóteses,o professor sabe também que os alunos passam por niveis diferentes, cada aluno em seu tempo. Por isso é muito importante o professor conhecer a Psicogênese da Língua Escrita
questão 1:A
ResponderExcluirquestão2:D
questão3:D
questão4:D
questão5:A
questão6:B
questão7:B
questão8:C
questão9:E
questão10:
Que os professores eles tem que ter uma ideia da Psicogênese da Língua Escrita para poder aplicar para os seus alunos pois existe alunos que não acompanha o desenvolvimento da turma.
Joyce-2001c.n.
questão 1- a
ResponderExcluirquestão 2- b
questão 3- d
questão 4- d
questão 5- a
questão 6- 3
questão 7- a
questão 8- d
questão 9- c
questão 10-o professor com a ajuda da psicogênese pode entender melhor o seu aluno.
Questão 1: C
ResponderExcluirQuestão 2: B
Questão 3: D
Questão 4: D
Questão 5: A
Questão 6: B
Questão 7: C
Questão 8: D
Questão 9: C
Questão 10: Acho extremamente importante, pois através dessa teoria podemos entender e assim ajudá-lo a compreender como a escrita é feita, e para o professor não achar que o aluno está fazendo hora, ou que ele é doido, porque para criança escrever é exatamente do jeito que ela faz.
Questão 1:C
ResponderExcluirQuestão 2:B
Questão 3:D
Questão 4:B
Questão 5:C
Questão 6:B
Questão 7:B
Questão 8:D
Questão 9:B
Quetão 10:
É muito interessante esta teoria da Psicogênese pois ajuda o professor a entender mais sobre a forma de aprendizagem da criança e na melhoria dos métodos de ensino para elas.Visando um maior desenvolvimento das mesmas.
questão 1-c
ResponderExcluirquestão 2-b
questão 3-d
questão 4-d
questão 5-a
questão 6-b
questão 7-c
questão 8-d
questão 9-c
questão 10-O professor deve ser paciente pois esse processo é ardua,tanto para o professor,quanto para o aluno,o mesmo tem que ter em mente,que nem todos os alunos acompanham o mesmo raciocíno,ou seja,não possui o mesmo desenvolvimento,é importante ressaltar que o processo é lento,mas se o método for bem aplicado o professosa terá sucesso.
Questão 1: C
ResponderExcluirQuestão 2: B
Questão 3: D
Questão 4: D
Questão 5: A
Questão 6: B
Questão 7: C
Questão 8: D
Questão 9: C
Questão 10
É importante por que ajuda a criança desenvolver a escrita, ela passa por um processo desde seus primeiros contatos com a escrita, contrói e reconstrói hipóteses sobre a sua natureza e o seu funcionamento.
Questões
ResponderExcluir1-A
2-B
3-3
4-2
5-1
6-2
7-B
8-A
9-C
10-
Comentário
É necessário o professor entender o nível do processo de alfabetização de cada aluno, para saber a como progredir e como cobrar de uma forma mais construtiva, visando a construção pocessual de acordo com conhecimento próprio adquirido por cada criança até que cheguem ao nível Alfabético.
Questão 1: A
ResponderExcluirQuestão 2: B
Questão 3: D
Questão 4: D
Questão 5: A
Questão 6: B
Questão 7: C
Questão 8: D
Questão 9: C
Questão 10: Pude aprender sobre a Psicogênese da Língua Escrita,que o professor nas Classes de Alfabetização tem que ter um uso adequado para aquele tipo certo de aluno com dificuldade de aprendizagem, esses professores vão podendo avaliar seu aluno com cada nova atividade dada, para ver então se ele realmente esta se interagindo com aquilo que ela esta passando e podendo assim, melhorar cada dia mais.
Beijoos *-*
Questão1:A
ResponderExcluirQuestão2:B
Questão3:D
Questão4:D
Questão5:C
Questão6:C
Questão7:A
Questão8:C
Questão9:C
Questão10:A Psicogênese da Língua Escrita é importante, pois é necessário que o professor saiba interpretar as características da escrita da criança para que possa ajudá-lo a desenvolver. Muitos professores não sabem como lidar com uma criança que tem dificuldades com a escrita, e até o chama de "burro", mas se eles se aprofundarem em conhecer a Psicogênese, vão entender que cada criança passa por diferentes hipóteses, e que é necessário a ajuda do professor na sua evolução.
Questão 1-A
ResponderExcluirQuestão 2-B
Questão 3-D
Questão 4-D
Questão 5-A
Questão 6-B
Questão 7-C
Questão 8-D
Questão 9-C
A psicogênese da Lingua Escrita, para os professor o processo ativo no qual a criança desde de seus primeiros contatos com a escrita constroi hipóteses sobre a sua natureza e seu funcionamento. E as crianças elaboram o conhecimento da escrita.
Questão 1: C
ResponderExcluirQuestão 2: B
Questão 3: D
Questão 4: D
Questão 5: A
Questão 6: B
Questão 7: C
Questão 8: D
Questão 9: C
Questão 10 : É MUITO IMPORTANTE,POIS AJUDA DESENVOLVER,PASSANDO POR VÁRIAS ETÁPAS DA ESCRITA,ATÉ QUE A CRIANÇA SE APROPRIE DA COMPLEXIDADE DO SISTEMA ALFABÉTICO,QUE AS AJUDARA SEMPRE.
1- A
ResponderExcluir2- B
3- D
4- D
5- A
6- B
7- C
8- D
9- C
10- O professor que consegue construir um alto nível de entendimento da Psicogênese,é atualizado,sempre busca inovações para que seus alunos consigam ter êxito em suas atividades,ele respeita seus limites auxilia-o sempre,e o mais importante,ele aproveita cada experiência prévia que o aluno possua.
KATHLEEN DE JESUS GOMES - 2001 - CN
ResponderExcluir1- A
2- B
3- D
4- D
5- A
6- B
7- C
8- D
9- C
10- O professor que consegue construir um alto nível de entendimento da Psicogênese,é atualizado,sempre busca inovações para que seus alunos consigam ter êxito em suas atividades,ele respeita seus limites auxilia-o sempre,e o mais importante,ele aproveita cada experiência prévia que o aluno possua.
Questão(1)-A
ResponderExcluirQuestão(2)-B
Questão(3)-D
Questão(4)-D
Questão(5)-A
Questão(6)-B
Questão(7)-C
Questão(8)-D
Questão(9)-C
Questão(10):Aprendi que esse trabalho é muito interessante pois mostra os conhecimentos e ajuda no trabalho do professor nas Classes de Alfabetização,como conhecer a linguagem de cada um e também é uma abordagem psicológica de como a criança se apropria da língua escrita e não um método de ensino.
1- A
ResponderExcluir2- B
3- D
4- D
5- A
6- B
7- C
8- D
9- C
10- Os Professores devem estar a par do trabalho com a Psicogênise e inteiramente aprofundado no assunto, pois as crianças passam por niveis de aprendizagem e os Professores tem que agir ativamente encima desses niveis através das metodologias para que elas possão se aprimorar. E principalmente não julgar as crianças como sabem ou não ler, e entender que o trabalho com elas é feito em etapas e gradativamente. Nesse processo as crianças necessitam muito do apoio do Professor para que as estimulem no seu aprendizado diário. O Professor deve ser manter sempre inteirado e com novas propostas de trabalho. O aluno tem que se sentir confiantes em escrever e ler mesmo que estejam no nivel Pré Silabico 1. É necessário ressaltar que é nessa fase de Alfabetização que o Professor molda as crianças por isso é tão importante seu entendimento quanto a Psicogênise da LIngua Escrita.
Aluna: Júlia Cássia Viana Turma: 2001 CN
POR:GISLAINE DUARTE.
ResponderExcluir2001CN.
QUESTÃO 1-A
QUESTÃO 2-B
QUESTÃO 3-D
QUESTÃO 4 D
QUESTÃO 5-A
QUESTÃO 6-B
QUESTÃO 7-C
QUESTÃO 8-D
QUESTÃO 9 C
QUESTÃO 10:
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer desse bimestre sobre a Psicogênese da Lingua Escrita pude concluir que nós como futuros professores devemos saber diferenciar cada nível e saber que a passagem de um nível para outro é seguido por uma ordem e depende muito de nossos conhecimentos e intervenções.
Ângela Kênia 2001CN
ResponderExcluirQuestão1:A
Questão2:B
Questão3:D
Questão4:D
Questão5:A
Questão6:B
Questão7:C
Questão8:D
Questão9:C
Questão10:Compreendi que trabalhar com a psicogênese da Lingua Escrita é fundamental para os alunos,passando por todas as fases,no final já se vê uma evolução muito grande.É primordial não pular nenhuma delas,e trabalhando com essa abordagem o melhor que você conhece cada particularidade e fica mais fácil buscar a compreensão.
Dayana Durval da Cruz-2001CN
ResponderExcluir1-C
2-B
3-D
4-D
5-A
6-B
7-C
8-D
9-C
10-Porque eu saberei identificar cada fase que uma criaça estará.Haverá uma maior percepção na criança que tem mais dificuldadedes para escrever ou até mesmo para ler,e classificá-la em que fase do processo de alfabetizaçõa ela esta
Turma: 2002 CN
ResponderExcluirQUESTÃO 1: a
ResponderExcluirQUESTÃO 2: b
QUESTÃO 3: b
QUESTÃO 4: d
QUESTÃO 5: d
QUESTÃO 6: d
QUESTÃO 7: a
QUESTÃO 8: d
QUESTÃO 9: c
QUESTÃO 10: É importante conhecer sobre a Psicogênese da Língua Escrita para saber como trabalhar adequadamente com as crianças que estão sendo alfabetizadas, pois tendo conhecimento da Pisicogênese, o professor saberá diferenciar os diversos tipos de escrita que possui cada criança. Sabendo disso, ele não julgará de forma injusta, poderá avaliar de forma adequada e ajudará o aluno a evoluir de acordo com seus conhecimentos.
Questão 1- A
ResponderExcluirQuestão 2- B
Questão 3- C
Questão 4- D
Questão 5- D
Questão 6- D
Questão 7- A
Questão 8- D
Questão 9- C
Questão 10- A psicogênese tem importância fundamental para que o professor tenha conhecimento do grau de dificuldade do aluno. E através desse conhecimento o professor pode tentar mudar a maneira de ensinar, para facilitar a alfabetização da criança, fazendo com que ela desenvolva mais rapidamente seu nível de aprendizagem.
Questão1-b
ResponderExcluirQuestão2-d
Questão3-d
Questão4-c
Questão5-c
Questão6-d
Questão7-a
Questão8-d
Questão9-c
Questão10- Com meus conheçimentos adquiridos eu aprendi que devemos conheçer todos tipos de pre-silabicos 1 e 2 os silabicos qualitativos e quantitativos e silabico alfabetico e alfabetico para podermos cooperar para que à criança avançe, e sabermos em que nivel ela está, assim poderemos incentivar elas a passar de nivel e contribuir para que sua vida escolar melhore e evolua grandemente. Utilizaremos exercicios que façam a desenvolver sua aprendizagem e superar suas dificuldades.
Questão-1:B
ResponderExcluirQuestão-2:A
Questão-3:A
Questão-4:B
Questão-5:B
Questão-6:B
Questão-7:C
Questão-8:A
Questão-9:D
Questão-10:O professor de Alfebetização tem que ser muito bem preparado(a) para que cometa o minimo de erros, de preferencia nenhum erro quando a que nivel de alfabetização a criança deveria estar.E muito importante o professor saber reconhecer o nivel, pois assim ajudara a si proprio a saber que atividade dará para a criança desenvolvr sua aprendisagem e supera suas dificuldades.Saber destimquir também é importante pois de repente a atividade que der para um aluno alfabetizado não podera dar para um aluno pre-silábico, até porque hoje em dia a diversidade dentro da sala de aula é muito grande.
Questão 01- Letra B
ResponderExcluirQuestão 02- Letra D
Questão 03- Letra D
Questão 04- Letra B
Questão 05- Letra B
Questão 06- Letra D
Questão 07- Letra A
Questão 08- Letra C
Questão 09- Letra D
Questão 10- É de suma importância para o professor o entendimento dessas hipóteses para que ele possa observar seus alunos, identificar seus níveis de escrita para que possa aplicar atividades relacionadas específicas a cada criança, em seu nível de escrita. Para que assim as crianças tenham um melhor aprendizado.
Questão 1: B
ResponderExcluirQuestão 2: B
Questão 3: A
Questão 4: C
Questão 5: D
Questão 6: D
Questão 7: B
Questão 8: B
Questão 9: D
Questão 10: O professor educador, tem que ver a evolução da criança e com isso ensinar de acordo com a lingua escrita ensina. Os professores na classe de alfabetização tem que ensinar de um jeito que as crianças se interessem e não fiquem disperças. O professor deve saber como lidar com crianças que tem o aprendizado lento!
Questão 1:C
ResponderExcluirQuestão 2:A
Questão 3:D
Questão 4:A
Questão 5:A
Questão 6:B
Questão 7:B
Questão 8:D
Questão 9:C
Questão 10: A Psicogênese da Língua Escrita auxília ao professor pelo fato de trazer várias informações sobre a alfabetização.
Como vemos ela mostra que os níveis de esrita podem ser vários, também informa que a criança constroe conhecimentos sobre a língua escrita.
A Psicogênese vem como um suporte, pois não é um método e sim uma abrodagem psicológica de como a criança se apropria da língua escrita.
Questões;
ResponderExcluir1-b
2-d
3-d
4-c
5-c
6-d
7-b
8-d
9-a
10-Com os meus conhecimentos adquiridos percebi que é importante saber o nível de escrita de cada aluno ,assim o professor vai saber como trabalhar e verá o avanço que a criança teve.
Questão 1:B
ResponderExcluirQuestão 2:B
Questão 3:D
Questão 4:C
Questão 5:D
Questão 6:D
Questão 7:A
Questão 8:D
Questão 9:D
Questão 10: É importante para que o professor possa saber quais os niveis de escrita de cada aluno da sua sala de aula ,porque cada um tem um nivel de aprendizagem diferente , e assim o professor pode estabelecer atividades diferenciadas para cada um.
1- A
ResponderExcluir2- B
3- C
4- D
5- D
6- D
7- A
8- D
9- C
10- A psicogênese de modo geral pode ajudar muito o professor a desenvolver o seu trabalho em sala de aula.Entendendo a dificuldade da criança e ajundando a desenvolver a sua capacidade de escrita.
Questão 1:B
ResponderExcluirQuestão 2:B
Questão 3:C
Questão 4:C
Questão 5:A
Questão 6:B
Questão 7:A
Questão 8:D
Questão 9:D
Questão 10:Para nos futuros professores, a Psicogenese é muito importante para que nos saibamos reconhecer o nível em que cada aluno se encontra, e com isso respeitar o limite de cada um. Fazendo com que ele procrida ao decorrer do ano. Isso o faz querer melhorar cada vez mais.Facilitando assim o trabalho do professor, pois quando o aluno anseia o conhecimento tudo fica mais fácil e prazeroso.
Questão
ResponderExcluir1-b
2-b
3-d
4-c
6-a
7-c
8-a
9-a
10-Esse trabalho e muito importânte para que eu possa fazer uma análise correta dos alunos de uma classe de alfabetização.No entanto é um trabalho muito importânte para quem pretende ser um ótimo profissional na área da educação.
Questão 1-b
ResponderExcluirQuestão 2-b
Questão 3-a
Questão 4-c
Questão 5-d
Questão 6-d
Questão 7-b
Questão 8-b
Questão 9-d
Ques4tão 10-A psicogênese da língua escrita é muito importante para que o professor entenda a jeito de que cada aluno constroi a sua escrita e trabalhe com cada um deles do seu jeito sem excluir nem um deles.
Questão1:C
ResponderExcluirQuestão2:B
Questão3:C
Questão4:D
Questão5:B
Questão6:B
Questão7:A
Questão8:C
Questão9:C
Questão10: O professor poderá ajudar e compreender melhor a ideia de escrita de seus alunos se souber da psicogênese da língua escrita. Seu trabalho será facilitado e o aluno se desenvolverá muito mais.
Questão1:c
ResponderExcluirQuestão2:a
Questão3:d
Questão4:a
Questão5:a
Questão6:b
Questão7:b
Questão8:c
Questão9:e
Questão10:É muito importante a Psicogênese da Língua Escrita, pois ela auxília o professor de como trabalhar com a criança na alfabetização,além de ajuda-lo a verificar que nível de escrita que o aluno se encontra.
1 B
ResponderExcluir2 B
3 C
4 C
5 C
6 B
7 C
8 D
9 D
10 É importante o professsor saber os niveis de evolução da escrita para avaliar e trabalhar com a criança.