A E.E Astor Vasques Lopes, em Itapetininga, a 170 quilômetros de São Paulo, entrega maletas com um livro e um caderno rotatório para que as crianças leiam com sua família e escrevam comentários. Assista ao vídeo e conheça o projeto.
Acesse o link e veja o vídeo:
http://youtu.be/fzuV8ilbruI
Como formar leitores literários
- Creche
- Pré-escola
- 1º ao 5º ano
- 6º ao 9º ano
Reportagens
Fraldas e livros: a importância da leitura para a primeira infância
A literatura na alfabetização inicial
Entrevista
Planos de aula
Bebeteca: lugar de pequenos leitores
Reportagens
Literatura na Educação Infantil: para começar, muitos livros
As primeiras leituras na pré-escola Produção de resenhas e indicações literárias na pré-escola
Entrevista
Para a escritora Heloisa Prieto, a leitura deve ser um programa livre
Vídeos
Ciranda Literária
Sessões simultâneas de leitura
Planos de aula
Sessões simultâneas de leitura de contos
Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho
Comparando diferentes versões de Pinóquio
Sarau infantil
Feira do livro
Ciranda Literária, troca de indicações de leitura
Biblioteca de sala, como organizar o espaço de leitura
Rodas de leitura, conversas sobre livros
Literatura na Educação Infantil: para começar, muitos livros
As primeiras leituras na pré-escola Produção de resenhas e indicações literárias na pré-escola
Entrevista
Para a escritora Heloisa Prieto, a leitura deve ser um programa livre
Vídeos
Ciranda Literária
Sessões simultâneas de leitura
Planos de aula
Sessões simultâneas de leitura de contos
Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho
Comparando diferentes versões de Pinóquio
Sarau infantil
Feira do livro
Ciranda Literária, troca de indicações de leitura
Biblioteca de sala, como organizar o espaço de leitura
Rodas de leitura, conversas sobre livros
Reportagens
Ajude os alunos a ler com autonomia
A leitura nas séries iniciais O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores
A leitura na pré-adolescência
Entrevista
Para a autora Fanny Abramovich, o livro precisa ser um vício
Vídeos
A literatura na voz do escritor
A leitura das imagens e ilustrações de livros
A importância dos clássicos da literatura
Leitura de contos de terror
Leitura de poesia
Planos de aula
Investigando o comportamento leitor
Lendo o livro... antes de ler a história do livro
Leitura de bons textos
Leitura de contos do mundo todo
Mural de indicações literárias
Do poeta ao aluno
Ciranda Literária, troca de indicações de leitura
Sessões simultâneas de leitura de contos
Biblioteca de sala, como organizar o espaço de leitura
Rodas de leitura, conversas sobre livros
Círculos de leitura
Ajude os alunos a ler com autonomia
A leitura nas séries iniciais O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores
A leitura na pré-adolescência
Entrevista
Para a autora Fanny Abramovich, o livro precisa ser um vício
Vídeos
A literatura na voz do escritor
A leitura das imagens e ilustrações de livros
A importância dos clássicos da literatura
Leitura de contos de terror
Leitura de poesia
Planos de aula
Investigando o comportamento leitor
Lendo o livro... antes de ler a história do livro
Leitura de bons textos
Leitura de contos do mundo todo
Mural de indicações literárias
Do poeta ao aluno
Ciranda Literária, troca de indicações de leitura
Sessões simultâneas de leitura de contos
Biblioteca de sala, como organizar o espaço de leitura
Rodas de leitura, conversas sobre livros
Círculos de leitura
Reportagens
Ensine a teoria sem deixar de lado as práticas de leitura
A leitura na adolescência Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula
Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos
Entrevistas
Ruth Rocha: "Leitura não pode ser só folia"
Ivana Arruda Leite: "Sem temas proibidos"
Vídeo
Como organizar um sarau
Planos de aula
Sequências didáticas de literatura para alunos do 6º ao 9º ano
Leitura de texto literário
Leitura de poema e análise semântica
Como identificar efeitos de ironia e humor em textos variados
Ensine a teoria sem deixar de lado as práticas de leitura
A leitura na adolescência Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula
Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos
Entrevistas
Ruth Rocha: "Leitura não pode ser só folia"
Ivana Arruda Leite: "Sem temas proibidos"
Vídeo
Como organizar um sarau
Planos de aula
Sequências didáticas de literatura para alunos do 6º ao 9º ano
Leitura de texto literário
Leitura de poema e análise semântica
Como identificar efeitos de ironia e humor em textos variados
Formação de professores
Reportagem
Nunca é tarde para gostar de ler
Como incentivar o hábito de leitura entre os adultos
Regina Zilberman fala sobre a leitura nas escolas e a importância do professor ser um leitor
Roger Chatier - O especialista em história da leitura Fórum
Consultora tira suas dúvidas sobre como formar leitores literários
Projeto institucional
Formação de professores leitoresJogo da literatura
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/video-projeto-leitura-familia-581263.shtml
_________________________________________________________________________
Webconferência
Web Conferência é uma reunião ou palestra realizada pela Internet através da transmissão de voz e vídeo e compartilhamento de apresentações em PowerPoint, PDF e de um quadro branco.
Cada participante assiste em seu próprio computador, sendo necessário apenas ter acesso à Internet e fones de ouvido. Se possuir microfones e webcam, a experiência pode ser expandida. Essa comunicação em tempo real a distância é simples, eficaz, possui uma pequena curva de aprendizado e é de rápida implantação.
Nesta 3ª feira dia 13/09/2011, o NTE - Itaperuna/RJ, realizou uma Webconferência, a reunião foi ministrada pela competente Fernanda Tardin, OT de Bom Jesus que desenvolveu o tema Blog.
Nós, Orientadora Tecnológicas nos reunimos no PTE- Porciúncula para participar de mais esse avanço na tecnologia da região.
Parabéns a equipe do NTE-Itaperuna pela iniciativa e para Fernanda Tardin pela excelente apresentação!!
Parabéns também ao PTE- Porciúncula e OTs das escolas: José de Lannes, Instituto de Educação e Geraldino Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário