sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Blog da escola: por que vale a pena ter um



Ferramenta do mundo virtual, o Blog é um recurso simples de
criar e eficaz para compartilhar as ações pedagógicas


A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos. Dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos grandes desafios de hoje, para os profissionais da educação.

Muitos recursos são utilizados para que se obtenha êxito na aprendizagem, e um em especial que iremos tratar neste artigo oferece muitas possibilidades de desenvolvimento das potencialidades humanas : o Blog.

Qualquer recurso conta com limitações, mas aqui colocaremos algumas das vantagens e possibilidades do uso do blog nas escolas como alternativa de aprendizagem.
Um dos muitos caminhos que a informática educativa possibilita aos educadores para dinamizar as suas aulas e proporcionar novos caminhos de aprendizagem para seus alunos, está o blog, como uma ferramenta que tem o potencial de reinventar o trabalho pedagógico.
Essa ferramenta do mundo virtual pode ser muito útil para a equipe gestora divulgar o projeto político-pedagógico, ampliar a discussão de conteúdos trabalhados em sala de aula e valorizar, para a comunidade, a produção dos alunos. Além do mais, ela permite interagir com outras instituições.

BLOGS

Os blogs são páginas na internet (Web), que utilizam os protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações que apresenta e que precisam ser atualizados com freqüência.Historicamente, surgiram no final de 2001, no site Blogger.com.
Apresenta-se com uma linha de tempo para as postagens , abarcando uma infinidade de assuntos que vão desde diários , piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização.Quando “no ar” , isto é, postado na web, qualquer pessoa pode acessá-lo.
Sendo uma excelente forma de comunicação, permite que grupos e pessoas interem-se sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog.

BLOGS E EDUCAÇÃO

Pensando enquanto educador, esta ferramenta valiosa pode contribuir em nossa prática pedagógica diária.

Os blogs podem:

Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;

Criação de um jornal on line;

Divulgação de atividades ;

Apoio à um eixo de trabalho (ou mesmo à uma disciplina)

Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;

Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;

Divulgar estudos realizados pelos alunos;

Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;

Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;

Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.

Pesquisa direcionada.

Atividades sugeridas pelos professores.

Enquetes;

Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.

Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;

Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.

Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções;


É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa ou mesmo à matemática.Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento , já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.

Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas.A melhor vantagem , é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve!

Enquanto professor, não precisa utilizar a antiga caneta vermelha para sublinhar o que estava errado, mas este pode oferecer informações sobre o “erro” do aluno e os caminhos a serem percorridos para uma melhora , se necessária , em sua construção de conhecimento.Partindo do espaço “comentários” o professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.Este é um grande objetivo hoje, dentro de um currículo voltado para competências como nos coloca nossos Referenciais Nacionais de Educação.

Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos.Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho.Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.Bom trabalho!

“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.” 


(Platão. A República, VII)
FONTE: http://www.webartigos.com/articles/2017/1/A-Utilizaccedilatildeo-Do-Blog-Na-Educaccedilatildeo/pagina1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário