Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência
O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo
Márcio Ferrari (novaescola@atleitor.com.br)
=== PARTE 1 ====
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com
atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo
método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu
um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o
objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em
relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender
sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O
principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido
e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a
criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla
maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele
qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age
como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em
outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus
detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não
menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a
consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar
nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade",
escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora
procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia
tinha a intenção de inquietá-los.
Continue lendo
- O mentor da educação para a consciência
- Aprendizado conjunto
- Seres inacabados
- Biografia e contexto histórico
Biografia e pensamento de educadores que fizeram história, da Grécia Antiga aos dias de hoje, organizados por ordem alfabética de sobrenome
- De A a E
- De F a M
- De N a Z
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