4 sentidos na alimentação
Trabalhe o olfato, paladar, visão e tato com as crianças para elas aprenderem a identificar os alimentos
Objetivos:
★ Detectar as preferências alimentares das crianças e o sabor que mais agrada.
★ Trabalhar alguns conceitos sobre a importância das frutas, verduras e legumes para a saúde.
Faixa etária: 3 a 6 anos
Duração: 30 a 40 minutos
"Eu não gosto!" Quantas vezes pais e professores ouvem as crianças dizerem que não gostam de determinadas frutas, verduras ou legumes sem ao menos terem experimentado? Com as atividades propostas abaixo, conseguese fazer com que a criança prove diferentes tipos de alimentos e ao mesmo tempo identifique suas preferências de forma divertida. Todas as atividades sugeridas proporcionam a identificação dos alimentos e estimulam o conhecimento e o interesse das crianças por alimentos mais saudáveis, que muitas vezes estão fora da sua alimentação habitual.
Combustível para o corpo Coleção O Futuro Cidadão - Escala Educacional Este livro explica de maneira clara a importância da alimentação para nossa saúde e como ela determina nosso ritmo no dia a dia. Característico da coleção, Combustível para o corpo tem linguagem leve e bem acessível, ideal para abordar importantes temas e trazer divertidas lições aos pequenos leitores. Autor e ilustrador: Newton Foot |
Cobra-cega: "Que alimento é esse?"
★ Frutas e legumes cozidos
★ Saco plástico ou de pano
★ Faixa para vendar os olhos
Atividade:
1. Divida as crianças em grupos.
2. Coloque as frutas e legumes in natura na sacola.
3. Escolha uma criança por rodada e vende os olhos dela.
4. Tire um alimento da sacola, sem escolher, e mostre para o restante dos alunos pedindo para eles não dizerem nada.
5. O alimento será avaliado de três formas pela criança com os olhos vendados: odor, paladar e tato.
6. Primeira tentativa (odor): aproxime o alimento in natura do nariz da criança para ela sentir o cheiro e pergunte que alimento é. Se ela acertar, ganha três pontos, se errar, siga para a segunda tentativa.
7. Segunda tentativa (paladar): a criança deve comer um pedaço do alimento, neste momento anote se ela gostou ou não e o sabor que ela descrever (amargo, doce, salgado). Se ela acertar, ganha dois pontos, se errar siga para a terceira tentativa.
8. Terceira tentativa (tato): deixe a criança segurar o alimento que foi retirado do saco. Se ela acertar ganha um ponto.
9. Ganha a brincadeira o grupo que fizer mais pontos.
Comentário
Destaque para as crianças a importância de experimentar os alimentos antes de dizer que não gostam. Exemplifique com algum alimento que as crianças não gostavam e após terem experimentado disseram ter gostado.
Tabela de pontuação e anotações da brincadeira
As práticas alimentares adquiridas na primeira infância, por imitação e condicionamento principalmente, ficam profundamente arraigadas no indivíduo e são difíceis de modificar. É neste contexto que se observa a importância da escola na conscientização das crianças a praticarem hábitos alimentares saudáveis.
Tatiane Vanessa de Oliveira
Tatiane Vanessa de Oliveira
Dica esperta!
Misture na brincadeira diversas frutas ou legumes de que as crianças gostam e não gostam (ou dizem que não gostam).
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