Atividades e Experimentos
| A sensação de quente e frio não são precisas, então é difícil afirmar quanto à temperatura de um corpo. Simulação on line relacionado ao equilíbrio térmico.. manuseio do instrumento de medida de temperaturatransferência de energia(calor)equilíbrio té... |
| Este experimento estimula a observação e auxilia a compreensão do conteúdo que será introduzido posteriormente com os temas principais: calor e temperatura.. 1. Energia térmica ; 2. Calor ; 3. Temperatura ; 4. Equilíbrio térmico; 5. Mudança de ... |
| No dia-a-dia estamos constantemente entrando em contato com objetos ou ambientes onde podemos ter a sensação de quente ou frio, percebendo diferentes temperaturas. E é comum usarmos as palavras calor e temperatura sem deixar claro a diferença existen... |
| Introdução : A experiência da vela girante reproduz a transformação da energia térmica fornecida pela chama da vela em energia de movimento , representado pela rotação da vela em torno do eixo determinado com a agulha, pode- se também observa com ... |
| Essa atividade de caráter experimental e investigativo pode ser trabalhada com alunos do ensino fundamental nono ano ou 8ª série e ensino médio. A finalidade dessa atividade é medir a temperatura e calcular a quantidade de calor que a Terra absorve d... |
| Esta atividade tem como objetivo investigar experimentalmente a relação entre as distâncias dos planetas em relação ao sol com suas temperaturas.. Esta atividade tem como objetivo investigar experimentalmente a relação entre as distâncias dos planeta... |
| Possibilitar o reconhecimento do calor como forma de energia em transição, bem como os materiais condutores e isolantes.Conceitos a serem trabalhados:·Todos os corpos possuem energia interna.·Se existir uma diferença de temperatura entre dois corpos ... |
| Sob a chama de uma vela (a 1250°C) uma bexiga contendo um pouco de água não explodirá e uma caixa feita em papel sulfite com água, esta ferverá! Por que?. Ponto de Fulgor: existe uma temperatura na qual a substância se inflama diante de uma chama. E... |
| Observar a expansão da matéria com o aumento da temperatura.. observar a expansão da matéria com o aumento da temperatura. 2 garrafas “pet” e 2 bexigas (balões de ar), mãos encaixe o bico da bexiga na boca da garrafa uma garrafa ficará como control... |
| O experimento de baixo custo e de caráter expositivo tem como finalidade demonstrar conceitos de termodinâmica/termologia como transmissão de calor por condução, irradiação e dilatação térmica a alunos do Segundo ano do Ensino Médio |
| A propagação de calor pode ocorrer de três modos: por condução, convecção e irradiação. Enquanto a propagação por irradiação se dá mesmo na ausência de matéria (vácuo), a propagação por condução exige o contato entre os objetos que trocarão calor e a... |
| Quente e Frio são as primeiras noções que temos a respeito de temperatura. Mas é muito fácil se enganar. Experimente aquecer um pouco de água, sem deixá-la ferver. Tenha ao lado um pouco de água com gelo, e outro tanto de água da torneira mesmo (que ... |
| Movimento Aparente do Sol
Temperaturas do Sol
KATIA REGINA VARELA ROA , ANGELITA LIMA , MIRIAM SANTANA, ADRIANA, SANDRA, MICHELE Essa atividade foi desenvolvida no ensino médio, para discussão do movimento aparente do Sol, através da medição das temperaturas do SOl.Os alunos foram levados a resolver a seguinte situação problemas . Qual é o horario onde a temperatura do Sol é... |
| São gotas que caem sobre uma estopa em brasa de uma superfície externa de uma latinha contendo Nitrogênio líquido e que acabam ardendo-se em chamas!. Composição dos gases do ar, mudanças de estado físico da matéria, combustão e comburente, gravidade ... |
| Calor é a energia térmica que se transfere entre corpos a diferentes temperaturas.Alguns corpos liberam mais calor que outros e isso depende de suas propriedades físico-químicas.. Calor é a energia térmica que se transfere entre corpos a diferentes ... |
| Existem materiais que conseguem absorver ou emitir calor mais rápido que outros, demonstrando assim que existem sensações térmicas diferentes para cada material que estão numa mesma temperatura.. Entender as diferenças na condução de calor em diferen... |
| A atividade consistirá em explicar como a temperatura gera diferenças de densidade num material e como a pressão influenciaatua nessa dinâmica. A atividade deve ser aplicada aos alunos da 5ª série de uma maneira simples e dinâmica, através de uma sim... |
| O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na ... |
| Este trabalho tem por objetivo trazer aos alunos uma idéia qualitativa sobre a condução do calor através de um metal. O calor é o fluxo de energia que é trocado entre dois corpos com temperaturas diferentes, por exemplo, num sistema fechado. Assim, e... |
| Mostrar como se converte energia do calor em energia elétrica. Construir um termômetro termo-elétrico.. m 1821, o físico alemão Thomas Seebeck descobriu que, juntando as pontas de dois fios de metais diferentes (ferro e cobre, por exemplo), e... |
| O experimento consiste em queimar algo no interior de um copo que isola uma quantidade de ar do exterior.Inicialmente o que vai ser queimado é uma vela. Depois serão duas e finalmente uma vela do lado de fora do copo. Os dois primeiros estarão sobre ... |
| O ar está presente em todo lugar sobre a superfície da Terra. Ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases. Ele é importante para a manutenção da maioria das formas de ... |
| A experiência consiste na construção de um canhão feito com latas de Nescau. O canhão deverá lançar uma bola feita com jornal através de uma explosão. Os alunos deverão assimilar a experiência com o que aprenderam nas aulas teóricas sobre conversão... |
| O conto Cruzada de Arthur Clarke (CLARKE, 197?) é a descrição de um planeta situado entre duas galáxias em uma região sem estrelas e com pouca presença de calor. O elemento químico mais abundante por lá é o hélio em estado liquido, que compõe os mare... |
| Nos últimos anos um debate crescente acerca dos impactos humanos sobre o clima no planeta Terra vem tomando conta das discussões entre os lideres mundiais. Percebemos que, efetivamente, pouco está sendo feito para conter o aquecimento global... |
| Mostrar que na transformação isobárica, o volume é proporcional à temperatura.. Mostrar que na transformação isobárica, o volume é proporcional à temperatura. TXT TEM 0015, TXT TEM 0014, Termômetro e régua. a) Monte um arranjo experimental descrito... |
| Objetivo: Verificar a relação entre a temperatura e o volume dos gases. Tentar elaborar um modelo que explique o comportamento dos gases.Observações a serem feitas: Como varia o volume de um gás se aumentarmos ou diminuirmos a temperatura? |
| Verificar a proporcionalidade entre pressão e a temperatura numa transformação em volume constante.. Verificar a proporcionalidade entre pressão e a temperatura numa transformação em volume constante. Uma garrafa de plástico de 2 litros Uma seringa ... |
| Observação da contração da matéria com a diminuição da temperatura. observação da contração da matéria com a diminuição da temperatura 1 garrafa “pet” água quente e vasilha com gelo ou água gelaga. encha a garrafa com água quente, esvazie e tampe... |
| A horta precisa de adubo? Vamos fazer nosso próprio adubo!. Conhecer o que é e para que serve uma composteira;Identificar os materiais que podem ser utilizados na composteira;Montar um trabalho em grupo para propor a separação dos materiais para a ... |
| Para estudar a velocidade das reações, existe a área da Química chamada de Cinética Química, que se destina ao estudo das velocidades das reações de uma dada concentração de reagente(s) e sua concentração de produto(s) formado(s) em certo intervalo ... |
| Identificar os aspectos físicos dos ecossistemas e da escola. A importância dos ventos, da temperatura para os seres vivos. Incentivar a criatividade (através da elaboração de equipamentos metereológicos simples) e a observação (através de sua ... |
| Desde a Antiguidade sabe-se que o calor pode ser usado para vaporizar a água e usar esse vapor para realizar trabalho mecânico. Essa idéia foi aproveitada pelo grego Heron que, no século I d.C., construiu a primeira máquina térmica de que se tem ... |
| Construir um termômetro baseado na dilatação de um sólido.. Construir um termômetro baseado na dilatação de um sólido. Uma caneta Bic, sem carga e sem tampa. Um bloco de madeira de aproximadamente 15 x 18 cm e espessura aproximada de 2 cm. ... |
| A Terra está passando por uma fase de aquecimento em virtude de uma alta produção e acúmulo de gases promotoresdo efeito estufa, principalmente o gás carbônico. Para entender melhor como isso acontece, pode-se construir um modelo, pelo qual se passa... |
| Essa atividade pretende possibilitar que os alunos verifiquem a influência da variação de temperatura sobre o volume de uma massa de ar.Pode-se apresentar uma montagem que consta de uma pequena bexiga inflada envolta por uma argola de arame fino e f... |
| Substâncias e Materiais
Picolé
Eloiza Hitomi Wakate Hieda Manipulação de termômetro. Observação das mudanças de estado físico da água, como fusão e solidificação. Como ocorre a geada.. utilização e leitura de instrumento de medida de temperatura(termômetro);comparação entre fusão e solidificação;relação... |
| Medir o coeficiente de dilatação linear de uma barra metálica.. Medir o coeficiente de dilatação linear de uma barra metálica. Cano de metal de diâmetro aproximadamente de 8mm e de comprimento de 80cm. Uma mangueira de borracha que se ajuste firmeme... |
| O fluxo de calor por condução ocorre por colisões entre átomos de uma substância, ocorrendo transferência de energia cinética. Os átomos "quentes" colidem com os átomos "frios", os mais rápidos (quentes) transferem parte de sua energia para os mais l... |
| Medir a velocidade da luz com um forno de micro-ondas.. Hoje em dia, quase toda cozinha de classe média tem um forno de micro-ondas. Vamos usar um desses fornos para medir a velocidade da luz. Na verdade, medimos o comprimento de onda da radiação do ... |
| A mídia impressa, obtida tanto em jornais quanto em revistas, é uma boa fornecedora de matérias científicas que podem ser usadas no ensino de ciências e, particularmente, no ensino de física. O objetivo dessa atividade é, através de um texto científ... |
| Para as plantas crescerem, assim como os animais, precisam de alimentos. Para esta atividade denominados de adubo os alimentos das plantas. Na Natureza os adubos são sintetizado principalmente pelos microorganismos. Nesta atividade os alunos são os p... |
| Muitas vezes as reações químicas ocorrem sem que percebamos a primeira vista. Porém, alguns sinais podem ser evidências de que está ocorrendo reação química. Os sinais mais frequentes são mudança de cor, borbulhação (liberação de gás), mudança ou for... |
| Construir um modelo do termômetro de Galileu.Verificar a variação de temperatura pela propriedade de dilatação dos gases.Ensinar, de uma maneira qualitativa, como se faz a previsão do tempo.. Construir um modelo do termômetro de Galileu... |
| Verificar os princípios físicos envolvidos na máquina a vapor, tais como, absorção de calor, ebulição da água, pressão de vapor, energia cinética e energia térmica, movimento de rotação, produção de eletricidade, etc. |
| Palavras Cruzadas
Claudio Ubirajara Salício, Daniel Augusto de Castro Spegiorin, Welton Ricardo Valente As palavras cruzadas são um bom divertimento e requer, muitas vezes, que a pessoa que tenta resolve-las, tenha bons conhecimentos sobre o assunto abordado. O objetivo dessa atividade é propor ao aluno, um jogo de palavras cruzadas. |
| Dia e Noite
Dia e Noite
Ricardo A. Viana de Lacerda, Artur R. Viana Lacerda, Eloiza H. W. Hieda, Geraldo Majela da Silva e Alexandre Cachone Pinto, Usando a caixa da Atividade de Astronomia deste mesmo site: Estações do Ano (http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_estacoesdoano), é possível dar uma aula com o objetivo de compreender que a sucessão do dia e da noite... |
| Calcular o coeficiente de dilatação do ar.. Calcular o coeficiente de dilatação do ar. Termômetro Régua Ver texto: TXT TEM 0015 a ) Monte o arranjo experimental descrito no texto TXT TEM 0015. Acerte o êmbolo na última marca de volume da seringa... |
| Para iniciar a discussão sobre o que ocorre quando o ar é aquecido, propõem-se a seguinte situação: Em uma garrafa PET pequena, colocamos uma bexiga em seu gargalo. Mostrando a garrafa com a bexiga aos alunos, pedimos que imaginem o que acontecerá... |
| O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa ..
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Fonte: http://www.google.com.br/imgres
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/busca.php?key=calor%20e%20temperatura&tipo=atividades
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