A Ginástica e suas diferentes manifestações
Autor e Co-autor(es)
Adriane Silva Tomaz
JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§ Identificar as diferentes formas de ginástica;
§ Identificar as características de diferentes manifestações da ginástica;
§ Identificar quais são as formas esportivizadas de ginástica;
§ Construir um conceito para ginástica.
§ Identificar as características de diferentes manifestações da ginástica;
§ Identificar quais são as formas esportivizadas de ginástica;
§ Construir um conceito para ginástica.
Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Iniciar a aula reunindo a turma para dizer que começaremos hoje a aprender sobre um novo conteúdo e para tal, o primeiro passo do nosso trabalho será assistir aos seguintes vídeos:http://www.youtube.com/watch?v=WTli_CsnWss
http://www.youtube.com/watch?v=bhk-pzIbYK8
http://www.youtube.com/watch?v=H3GUVEMnYsk
http://www.youtube.com/watch?v=cZ9H4xiSBvU
http://www.youtube.com/watch?v=K_ZWOySNLdM
Após apreciação dos vídeos, algumas questões problematizadoras deverão ser levantadas pelo professor. Dentre elas destacamos:
a) Qual o assunto abordado nos vídeos?
b) Vocês conhecem o nome destas práticas?
c) Quais as semelhanças e quais as diferenças entre elas?
d) Como podemos descrevê-las? E conceituá-las?
e) Quais os tipos de movimentos realizados pelas pessoas nos vídeos?
f) Alguém já participou ou conhece alguém que participa de alguma das práticas apresentadas nos vídeos?
Nesta atividade o professor deverá estimular as crianças a participarem para que as respostas sejam bastante variadas.
Atividade 2
Neste momento, a turma será convidada a visitar o infocentro da escola para que, em trios, façam uma pesquisa na internet sobre o que é ginástica, quais são as modalidades existentes e quais modalidades são competitivas. As informações pesquisadas deverão ser estruturadas em documento do Word da seguinte forma:
Ginástica é.....
As modalidades de ginástica existentes são......
As crianças deverão ser orientadas para consultar o seguinte site:
http://www.cbginastica.com.br/web/ (acesso em 17/11/2010).
Atividade 3
Após a pesquisa na internet, a turma deverá organizar-se para listar as modalidades de ginástica encontradas. O próximo passo será escolher, dentre os tipos de ginástica levantados, 4 que os alunos e alunas mais gostariam de aprender e estudar nas próximas aulas. O professor poderá, ainda, questionar às crianças o que elas já sabem sobre as modalidades escolhidas e o que gostariam de aprender.
Recursos Complementares
Avaliação
Atividade escrita:
1) O que é ginástica?
2) Quais são as modalidades de ginástica que você conhece?
3) Faça uma ilustração de, pelo menos, 3 tipos de ginástica.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres1) O que é ginástica?
2) Quais são as modalidades de ginástica que você conhece?
3) Faça uma ilustração de, pelo menos, 3 tipos de ginástica.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26795
Nenhum comentário:
Postar um comentário