O Sistema Solar
Autor e Co-autor(es)
Lívia Raposo Bardy
SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas, por meio de uma simulação visual e lúdica, conceitos sobre o Sistema Solar.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; (Duas) 2 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- Aula Interativa;
- Aula Conceitual;
- Uso do Laboratório de Informática.
Atividade 1
Estando os alunos organizados (em duplas ou trios) no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar o recurso abaixo aos alunos.
Figura 1- Imagem do Recurso.
O recurso é uma animação/simulação que trabalha conceitos sobre o Sistema Solar. Além disso, faz comparações entre os planetas, por meio de anotações de suas principais diferenças.
É importante que o professor acompanhe os alunos na exploração do recurso, para verificar se estão conhecendo-o da melhor maneira possível, isto é, lendo atentamente as frases do recurso, que explicam o que é o Sistema Solar e as informações importantes sobre o mesmo.
O usuário do recurso, neste caso o aluno, é quem o comanda, avançando ou retrocedendo para as telas que contém as informações sobre o tema do recurso, por meio de uma seta como a desta imagem:
O usuário do recurso, neste caso o aluno, é quem o comanda, avançando ou retrocedendo para as telas que contém as informações sobre o tema do recurso, por meio de uma seta como a desta imagem:
Destacamos que, é importante que os alunos vejam a simulação quantas vezes desejarem para que possam realmente entender o que ele se propõe - conhecer o Sistema Solar.
Atividade 2Em seguida, o professor deverá propor aos alunos que eles façam uma pesquisa na internet, bem como em livros didáticos, e respondam a seguinte pergunta: Como é constituído o Sistema Solar?
Figura 2 –
Imagem do Sistema Solar. Disponível em: http://www.bomconselho.com.br/content/projetos/2007/lidia/5/livro_b/sistema%20solar.jpg Acesso em: 15. Dez. 2008.
O professor poderá sugerir alguns links para que os alunos façam a pesquisa em sites da internet, tais como:
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/planetas.htm Neste site os alunos vão encontrar, em uma linguagem bem simples e lúdica, um pouco dos assuntos sobre Astronomia, conhecendo o Sistema Solar e seus planetas.
http://br.geocities.com/ielcinis/ Neste site os alunos poderão fazer uma “viagem” pelo sistema solar. Há links no site em que ao clicar o aluno poderá ver imagens e vídeos sobre o assunto.
http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm Este site traz algumas discussões mais aprofundadas sobre o assunto do sistema solar, porém, pode ser utilizado para crianças menores ficando restrita a primeira parte, antes do tema: “Planetologia Comparada”.
http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/planetas/index.shtml Neste site os alunos poderão conhecer mais profundamente cada planeta.
http://www.if.ufrj.br/teaching/astron/nineplanets.html Neste site os alunos também poderão conhecer os planetas do Sistema Solar.
Atividade 3
Após a realização da pesquisa sugerida aos alunos, o professor deverá promover uma discussão de forma que todos os alunos (as duplas ou trios) possam expor o que aprenderam tanto na pesquisa realizada, como no recurso explorado.
Sugestão:
Uma sugestão é que os alunos se sentem como se fossem o sistema solar - cada dupla como se fossem um planeta, o professor poderá circular entre eles (na órbita) e perguntar a cada dupla/planeta quem são eles (de forma que os alunos expliquem). A órbita poderá ser desenhada com giz no chão ou com fita adesiva. Assim, poderão através de uma atividade lúdica expor a formação do Sistema Solar. A imagem a seguir pode servir de guia para o professor e seus alunos na formação do posicionamento destes últimos. Uma outra sugestão é que o professor fotografe os alunos posicionados formando o Sistema Solar para que depois possam comparar a imagem a do Sistema Solar a seguir e a deles formando a imagem a seguir.
Figura 3 - Imagem sobre a formação do Sistema Solar. Disponível em: http://br.geocities.com/rita2001br/ss3.jpg Acesso em: 15. Jan. 2009.
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|---|
Sistema solar | Animação/simulação |
Recursos Complementares
Internet e livros de Ciências.
Avaliação
É importante que a avaliação ocorra em todos os momentos das aulas. No entanto, o próprio recurso apresenta atividades que podem servir como um instrumento para avaliação do conteúdo é só o aluno selecionar o link “Fazer o Exercício”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário