Introdução a Sociologia
Autor e Co-autor(es)
Eziquiel Menta
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Noções básicas de sociologia, compreendendo o surgimento da sociologia e a importância dos estudos de sociologia para nossa vida.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre alienação e ideologia.
Estratégias e recursos da aula
Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) sobre a Metodologia da Problematização.
Atividade 1
Solicite aos estudantes que observem estas imagens da HQ de Antônio Eder:
Fonte: http://veresaber.zip.net/images/casulo01.gif
Vamos discutir:
- Quando passamos a analisar a HQ podemos perceber várias mensagens subliminares, quais as que identificam?
- Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona?
- Quais as reações do personagem?
- Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que há de diferente entre elas?
Convite os alunos a conversarem com os colegas ao seu lado
Após estas discussões iniciais, vamos refletir:
- Nós podemos ser comparados ao personagem da história em quadrinhos?
- Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta?
- Há diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade?
- Que ciência explica a realidade, a sociedade?
Solicite que os alunos registrem as discussões e reflexos em seu caderno.
Atividade 2
Professor faça uma breve retrospectiva da história do Brasil, contextualizando as repressões políticas, o autoritarismo dominante em vários momentos de nossa história, de tal forma que o estudante perceba como as relações de poder oprimem a liberdade de expressão e utilizam aparelhos ideológicos para perpetuar um determinado ponto de vista. Estabeleça uma relação com as discussões anteriores.
Levantados os dados com a turma, procure identificar os pontos chaves que nortearão a aula. Nossa sugestão é a seguinte:
- O que é Sociologia?
- Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade?
- Quais os principais teóricos da Sociologia?
- A Sociologia é importante para nós e para a sociedade atual?
Atividade 3
Inicie as atividades orientando os alunos que os vídeos selecionados têm o objetivo de introduzir noções básicas de Sociologia e como ela despontou no Brasil.
O que é Sociologia?
Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ
Sociologia no Brasil - Educação.z
Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=RC7m-hQb9IE
Assista aos vídeos com seus alunos e em grupos sugira as seguintes questões para análise:
- O que é sociologia?
- Como surgiu a Sociologia? O que provocou o seu surgimento?
- Qual a importância de Augusto Conte para a Sociologia?
- O que é pensar sociologicamente? Qual a sua importância?
- A que interesse a Sociologia atendeu, inicialmente, no Brasil?
Solicite aos alunos que anotem as reflexões em seu caderno. Esta atividade poder ser realizada em grupos.
Atividade 4
Para o Professor:
- Banco Internacional de Objetos Educacionais. O site apresente 68 recursos para o Ensino de Sociologia. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/46 acessado em 17/12/2008
- Ministério da Educação. MEC aprova obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. Disponível em http://www.seednet.mec.gov.br/noticias.php?codmateria=1850 acessado em 17/12/2008.
- MEC. Políticas de Ensino Médio – Orientações Curriculares de Sociologia. Disponível para download em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf acessado em 17/12/2008.
Para os estudantes:
- Brasil Escola. Resumo sobre o surgimento da Sociologia. Disponível em http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm acessado em 17/12/2008.
- Cola da web. Sociologia: temas gerais e artigos introdutórios. Disponível em: http://www.coladaweb.com/sociologia.htm acessado em 17/12/2008.
- Mundo Ciência. Sociologia: como surgiu e principais teóricos. Disponível em: http://www.mundociencia.com.br/sociologia/sociologia.htm acessado em 17/12/2008.
Atividade 5:
- Momento para confrontarmos as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização. Sugerimos que a turma reveja suas anotações do caderno, no sentido de verificar como a construção de conceitos foi se alterando à medida que estudamos este tema.
- Sugerimos que os estudantes elaborem um texto argumentativo, procurando sugerir soluções ou alternativas para que o estudo da sociologia traga contribuições para o desenvolvimento do senso crítico no aluno. Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a realidade social.
Atividade 6:
- Proponha aos alunos a construção de um painel, para ser afixada no edital da escola, com recortes de propagandas, imagem, textos informativos, charges, histórias em quadrinhos, que demonstrem vários pontos de vista sobre a mesma realidade, ou seja, como os meios de comunicação podem tornar as pessoas alienadas ou sujeitas a uma ideologia.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
Recursos Complementares
Acesse o site oficial de seu estado para analisar as diretrizes curriculares que norteiam o ensino de Sociologia no Ensino Médio.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
http://www.google.com.br/imgres
Nenhum comentário:
Postar um comentário