SEJA BEM-VINDO AO NOSSO ESPAÇO VIRTUAL! Nossa finalidade ao criar esse BLOG foi de mostrar nosso espaço e divulgar os eventos realizados por essa Unidade Escolar.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Mensagem
O I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão, deseja que você tenha um Feliz Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa caixinha de sonhos
nos faz acreditar.
Que esse novo ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita paz.
Feliz 2012!!!
Marcadores:
Instituto de Educação
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Convite de Formatura
I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão tem o prazer de convidar Vossa Senhoria para a cerimônia de Formatura dos nossos alunos do ano de 2011.
Dia: 22 de Dezembro de 2011
Horário: 19:30 h
Local: Salão do Lions Clube de Porciúncula
"Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos." (Lao-Isé)
Porciúncula/RJ
Ano: 2011
Marcadores:
Instituto de Educação
Final de ano letivo...
A proximidade do Natal e do Ano Novo nos leva a refletir e abraçar a todos que colaboram para a nossa bem sucedida trajetória. Foi mais um ano de atenção dedicada ao bom funcionamento desta escola e dos laços de amizade que nos unem. Certamente todas realizações foram resultado do árduo trabalho e integração de todos os profissionais e da comunidade escolar.
Marcadores:
Instituto de Educação
As férias escolares estão chegando.Veja as dicas!
Crianças em casa?
Hora de arrumar uma maneira para gastar tanta energia!
Confira as dicas para tornar suas férias ainda melhores.
Reflita!
"Quem ensina com amor educa para a vida inteira."
FONTE:http://suellemmeloped.files.wordpress.com/2011/03/aluno-e-professor2.gif
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Apresentação da Monografia - Turma: 4001 Curso Normal
-----------------------------------------------------------------------------
Professora Orientadora: Doracinéia Dutra
Diretores: Wagner Lima e Fabrício Arantes
Local: I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão - Data: 13/12/2011
Disciplina: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INICIAÇÃO A PESQUISA
-----------------------------------------------------------------------------
1- Caroline Mello e Jeckson
A importância da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
2 - Dayana
Dificuldades de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
3 - Jaqueline
A existência de bullying em escolas do Ensino Fundamental.
4 - Évelin e Claussiléia
A inclusão dos alunos especiais no Ensino Fundamental.
5 - Mayara e Ticiani
O Fracasso Escolar – uma realidade ainda presente no Ensino Fundamental.
6 - Lorena e Cristina
EJA – Desenvolvendo o direito a Educação.
7- Karolyne Aparecida e Karolyne de Cássia
A agressividade de crianças da Educação Infantil.
8 - Jonathan e Carlos Victor
A exclusão social na Educação Infantil.
9 - Eduarda e Tatiana
Tecnologia Educativa – conectando Ensino e Aprendizagem.
10 - Natália
Dificuldades no Processo de Alfabetização.
11- Andreíza e Milena
O espaço físico escolar e sua relação com a aprendizagem.
12 - Rívia e Mariana
As dificuldades dos alunos dos anos iniciais na construção da matemática.
13 - Karolini Dofini
O bullying na escola.
14 - Déborah e Stephania
A educação sexual nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."
Paulo Freire
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Educar e aprender...
O fim do ano é um bom momento para examinar quais itens você acrescentou à sua bagagem pessoal e profissional em 2011
A cada dia há uma nova aprendizagem em nossa vida. Ao ensinar a gente aprende e, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor. Isso sempre se transforma num círculo contínuo e, o melhor, produtivo.
O professor é um semeador cuja habilidade maior é cultivar terrenos de todas as espécies por meio de instrumentos, no mínimo, peculiares: a palavra, o amor, o afeto, o respeito, a dedicação e a esperança. Essas são as ferramentas utilizadas no exercício diário do magistério - uma espécie de agricultura mágica que possibilita não só o alimento do corpo, mas também da alma.
O educador é esse ser real, mas, ao mesmo tempo, especial porque lança sementes àqueles que serão os homens e mulheres do futuro. Sua missão possibilita a transformação, a renovação e a vitalidade de novas colheitas e novos frutos. Ser um educador/semeador significa proporcionar aos aprendizes das salas de aula do mundo os saberes necessários à realização dos sonhos.
O educador garante às novas gerações a autoconfiança necessária para ousar, para realizar e para concretizar os sonhos individuais e coletivos que compõem a história da humanidade.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/img/formacao/balanco-fim-ano1.jpg
Encontrei um site com vários vídeos educativos interessantes, vale a pena visitar e salvar em seus favoritos.Escolhi dois para postar aqui.
|
Série Consciente Coletivo (10 episódios)
A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental.
Vídeo em Português. - Duração média: 2:00
VALE A PENA CONFERIR!
Secretaria da escola deverá fazer a renovação da matrícula no Conexão Educação
Todos os alunos da rede estadual de ensino que desejam continuar na unidade escolar em que estão matriculados deverão proceder a RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2012, no período de 28 DE NOVEMBRO a 30 DE DEZEMBRO.
A grande novidade deste ano é que a renovação de matrícula será feita diretamente no sistema Conexão Educação pela secretaria da escola. O aluno deverá apresentar originais e cópia da carteira de identidade ou documento equivalente (se for maior de idade); ou da carteira de identidade e do CPF do responsável legal (no caso de menor de 18 anos).
O secretário escolar deverá preencher a ficha de renovação de matrícula do aluno no sistema Conexão Educação e imprimi-la para que seja assinada pelo aluno ou responsável. Essa ficha assinada deverá ser arquivada na pasta do aluno, junto com a cópia da identidade e demais documentos apresentados.
Todo o passo a passo do procedimento de renovação de matrícula pode ser encontrado no link Manual de Matrícula 2012.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Os 30 melhores livros infantis de 2011 pela revista Crescer.
VALE A PENA CONFERIR!
Acesse o link e navegue no encantador muno
da Literatura Infantil!
Ler para crescer...
Inspirados em uma homenagem já feita a Carlos Drummond de Andrade, esta semana acontece o Dia C, de Clarice Lispector. Aqui, por que ela deve entrar cedo no coração do leitor.
Clarice Lispector é uma das minhas paixões. Não que eu tenha lido todas as linhas escritas por ela ou conheça cada segundo de sua vida, interrompida em 1977. E sim porque cada conjunto de frases dela com o qual tenho a felicidade de me encontrar é para mim uma lista de revelações. Muitas vezes sobre mim mesma.
Adoro em especial suas crônicas. Ela tinha um poder de fazer do nosso sentimento algo claro e bom de ser colocado em palavras. Estamos todos ali em suas frases, até mesmo quando ela está falando de si mesma. Pois quando Clarice decide falar com as crianças, adivinhem, o que tem de melhor? A franqueza. E isso não quer dizer que ela está sendo dura ou politicamente correta ou incorreta. É algo direto, gostoso e deliciosamente fantasioso. A Vida Íntima de Laura, um clássico da literatura infantil que fala da vida de uma galinha e que faz parte dos 55 Melhores Livros de Todos os Tempos da CRESCER (veja a resenha aqui) já é uma maravilha. O Mistério do Coelho Pensante E Outras Histórias (veja a resenha aqui também) também é incrível e agora a Rocco acaba de colocar de novo em nova edição uma coletânea chamada Como Nasceram as Estrelas – Doze Lendas Brasileiras, em que Clarice revela para cada mês do ano um conto tradicional diferente. Tem a lenda de como nascem as estrelas dos índios, mas também a do sapo que queria ir para a festa no céu, a da fruta sem nome, o negrinho do pastoreio, curupira, etc. E é justamente por conhecermos as histórias que a escrita de Clarice nos salta aos olhos – mas a mim, ao coração acima de tudo. Ela passa tanto domínio no que diz que, quando você percebe, está lendo tudo em voz alta. Olha que presente para uma família que começa uma vida se apaixonando pelas histórias! Imagine que loucura você não conseguir segurar a vontade de ler em voz alta?
Eu acabo de me terminar um curso maravilhoso chamado A Arte de Contar Histórias e não é que pego Clarice, mais uma vez, com texto pronto para ser narrado. E também delicioso de se ler em silêncio. É um vaivém de conquista com ele, parece que ela está aqui pertinho da gente. Chego a me emocionar. Imagino que a criança pode ouvir Clarice pela doce voz dos pais e depois, ela mesma, conversar com Clarice nas histórias. Porque reler Clarice é ainda melhor que ler.
Adoro porque ela usa sutilezas lindas como, no meio de uma virada da história, usar a frase: “aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita”. Tem coisa mais deliciosa de que ler isso? Porque este é o poder da história. E ela, mais uma vez, mostra porque é professora no escrever, sabendo exatamente o que a criança quer ouvir. Conhece o leitor – aquele mesmo que ela nunca viu – como tenta se conhecer a si mesmo.
Estas histórias podem ser contadas em casa desde muito cedo, a criança vai amar. E, o melhor: quanto antes conhecer Clarice melhor. O dia C acontece no dia 10 de dezembro, aniversário da autora. Mas todo dia é dia bom para estar com ela.
Adoro em especial suas crônicas. Ela tinha um poder de fazer do nosso sentimento algo claro e bom de ser colocado em palavras. Estamos todos ali em suas frases, até mesmo quando ela está falando de si mesma. Pois quando Clarice decide falar com as crianças, adivinhem, o que tem de melhor? A franqueza. E isso não quer dizer que ela está sendo dura ou politicamente correta ou incorreta. É algo direto, gostoso e deliciosamente fantasioso. A Vida Íntima de Laura, um clássico da literatura infantil que fala da vida de uma galinha e que faz parte dos 55 Melhores Livros de Todos os Tempos da CRESCER (veja a resenha aqui) já é uma maravilha. O Mistério do Coelho Pensante E Outras Histórias (veja a resenha aqui também) também é incrível e agora a Rocco acaba de colocar de novo em nova edição uma coletânea chamada Como Nasceram as Estrelas – Doze Lendas Brasileiras, em que Clarice revela para cada mês do ano um conto tradicional diferente. Tem a lenda de como nascem as estrelas dos índios, mas também a do sapo que queria ir para a festa no céu, a da fruta sem nome, o negrinho do pastoreio, curupira, etc. E é justamente por conhecermos as histórias que a escrita de Clarice nos salta aos olhos – mas a mim, ao coração acima de tudo. Ela passa tanto domínio no que diz que, quando você percebe, está lendo tudo em voz alta. Olha que presente para uma família que começa uma vida se apaixonando pelas histórias! Imagine que loucura você não conseguir segurar a vontade de ler em voz alta?
Eu acabo de me terminar um curso maravilhoso chamado A Arte de Contar Histórias e não é que pego Clarice, mais uma vez, com texto pronto para ser narrado. E também delicioso de se ler em silêncio. É um vaivém de conquista com ele, parece que ela está aqui pertinho da gente. Chego a me emocionar. Imagino que a criança pode ouvir Clarice pela doce voz dos pais e depois, ela mesma, conversar com Clarice nas histórias. Porque reler Clarice é ainda melhor que ler.
Adoro porque ela usa sutilezas lindas como, no meio de uma virada da história, usar a frase: “aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita”. Tem coisa mais deliciosa de que ler isso? Porque este é o poder da história. E ela, mais uma vez, mostra porque é professora no escrever, sabendo exatamente o que a criança quer ouvir. Conhece o leitor – aquele mesmo que ela nunca viu – como tenta se conhecer a si mesmo.
Estas histórias podem ser contadas em casa desde muito cedo, a criança vai amar. E, o melhor: quanto antes conhecer Clarice melhor. O dia C acontece no dia 10 de dezembro, aniversário da autora. Mas todo dia é dia bom para estar com ela.
FONTE:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI283189-17926,00-DIA+DE+CLARICE+LISPECTOR.html
Cristiane Rogerio é editora de Educação e Cultura da Crescer e adora se perder entre os livros.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Espaço do Aluno (a)
De: Bruna Vieira Macahdo Trindade - 3001 FG
Momentos assim não podem passar despercebidos.Já faz 8 anos que estou aqui e chegou a hora da despedida.Guardo em minha memória lembranças que levarei por toda vida.
I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão, uma escola que me ensinou não só conteúdos das variadas ciências, mas também me ensinou ter ética, responsabilidade e boa conduta.
I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão, uma escola que me ensinou não só conteúdos das variadas ciências, mas também me ensinou ter ética, responsabilidade e boa conduta.
Construi grandes amizades que me acompanharam e sempre etarão vagando em minha memória.
Gostaria de agradecer aos professores que me ajudaram e estiveram comigo escrevendo minha história, me ensinaram tudo que podiam ensinar, estou indo embora para completar mais uma fase da minha vida.
Gostaria de agradecer aos professores que me ajudaram e estiveram comigo escrevendo minha história, me ensinaram tudo que podiam ensinar, estou indo embora para completar mais uma fase da minha vida.
Aos professores e diretores que são personagens ou integrantes da minha história deixo um grande abraço e que Deus possa estar abençoando a cada um de vocês, iluminando e dando forças para continuarem fazendo o que sabem de melhor que é ensinar!
Dedico a todos que estiveram comigo, todos que
contruíram minha história...
Professores: Luciana,Ana Lúcia, Jovelina,Vera Lucy, Sérgio,Massilon, Maria Deolinda,Sandra Helena,Waleska,Juliana Motta,China, Tereza Gioarola, Zilanda, Sebastião,Cristiane Carminate, Aline Alves, Rodrigo, Ernane, Márcia, Ana Adélia, Ana Luiza,Lucy Maria, Gabriel, alério,Ednéia, era Dutra, Josilene,Gislene,Flávia,Fabrício,Adriana Bitencourt,Romina,Marcelo, Elizabete,Aline Reis,Adriana Araújo, Mônica e Wagner.
Extensivo aos funcionários.
Marcadores:
Espaço do Aluno (a)
Informativo
O Jovens Turistas é um prêmio para os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual que participarem das avaliações do Saerjinho. Serão feitas 3 avaliações ao longo do ano e as 3 escolas que tiverem o melhor desempenho em cada uma delas serão as vencedoras. Quanto melhor forem as notas dos estudantes, melhor é a classificação da escola.
Antes da viagem, as escolas vencedoras receberão uma visita da equipe de organização do projeto para escolherem seus roteiros de sábado e domingo.
Os vencedores passam um fim de semana no Rio de Janeiro, conhecem os principais pontos turísticos da cidade, além de participarem de um intercâmbio com jovens de entidades culturais e educacionais parceiras do projeto. Toda vivência deles será documentada em fotos, vídeos e textos e depois vai ser compartilhada nas redes sociais de cada um e aqui no site também. Assim, as experiências e ideias podem ser trocadas entre alunos e professores de todo Estado e o material serve de incentivo para mais estudantes participarem do Programa Jovens Turistas.
O objetivo é valorizar os estudantes que mostram bom desempenho escolar e oferece-los novas experiências.
O que é o Jovens Turistas:
Um prêmio para os alunos e educadores das melhores escolas da rede estadual nas avaliações do Saerjinho. A turma vai viajar e aprender novos mundos fora da sala de aula.
ACESSE O LINK PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Projeto Jovens Turistas
Por: Cristiane Carminate P.
Grimalde Gadioli
Projeto Jovens Turistas levou alunos e professores do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ELIANA DUARTE DA SILVA BREIJÃO DE PORCIÚNCULA/RJ a conhecer a Cidade Maravilhosa! E é claro que eu fui não é? Afinal sou professora de Português destes pequenos talentos!
Em sua versão atual, o projeto consiste na premiação de alunos e escolas que obtiverem as melhores participações nas três edições do Saerjinho de 2011. Isso é iniciativa da Seeduc que vem monitorando a qualidade do ensino na rede pública do estado por meio de exames bimestrais. Essas provas permitem o diagnóstico de desempenho das escolas da rede.
Durante três dias, os alunos do Instituto ficaram hospedados no hotel 5 estrelas Scorial na cidade do Rio de Janeiro e seguiram um roteiro de passeios – visitas a pontos turísticos: CORCOVADO, ALTO DA BOA VISTA, FLORESTA DA TIJUCA, SANTA TEREZA, CASA DAS RUÍNAS, ORLA MARÍTIMA, FEIRA HYPE DE IPANEMA, METRÔ, TEATRO MAISON DE FRANCE (Peça Emilinha e Marlene- as rainhas do rádio), ARCOS DA LAPA, FUNDIÇÃO PROGRESSO, CIRCO VOADOR, MARACANÃ, PONTE RIO-NITERÓI, PRAIA DO PEPINO, LARGO DO MACHADO, etc...
Dentro desse contexto, o projeto Jovens Turistas estimula a participação dos alunos no Saerjinho, incentivando os estudantes a se empenharem nos estudos e a realizarem as avaliações com seriedade e responsabilidade. A proposta é contemplar as escolas com um percentual maior de participação de alunos nos níveis adequado e avançado nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. A participação deve ser acima de 70% de alunos de cada unidade.
O projeto é um reconhecimento e valorização dos alunos e educadores comprometidos com a melhoria da qualidade de ensino da rede estadual do Rio de Janeiro.
Escolas vencedoras do 1º Saerjinho:
02-04setembro - CE José Leite Lopes (Rio de Janeiro)
09-11 setembro - CE José Cardoso de Moraes (São Sebastião do Alto)
16-18 setembro - CE Waldomiro Pitta (Cambuci)
Escolas vencedoras do 2º Saerjinho:
07-09 outubro - Ciep 280 Prof. Vasco Fernandes da Silva Porto (Carmo)
14-16 outubro - CE Barão de Santa Maria Madalena (Santa Maria Madalena)
28-30 outubro - CE Luiz Ferraz (Itaperuna)
Escolas vencedoras do 3º Saerjinho:
04-06 novembro - C.E. Antonio Pecly (Cordeiro)
25-27 novembro - C.E. João Kopke (Engenheiro Paulo de Frontin)
02-04 dezembro – I.E. Eliana Duarte da Silva Breijão (Porciúncula)
Marcadores:
Instituto de Educação,
Profª.: CRISTIANE CARMINATE
Assinar:
Postagens (Atom)