O ARTIGO DE OPINIÃO
DEMONSTRAÇÃO INESGOTÁVEL DE CONHECIMENTO!
Profª.: CRISTIANE CARMINATE
Turmas: 1002 e 1002 FG
==========================================================================
Sociedade Igualitária
Por: Ademilton Chrissostomo das Virgens Filho
O sistema de cotas introduzido pelo governo em 2004, na sociedade brasileira, tem como finalidade proporcionar um “caminho mais fácil” aos estudantes que irão ingressar na universidade, mas esse sistema é viável aos estudantes? Existem critérios bem definidos nessas cotas? Afinal é benéfico ou não?
O sistema de cotas proposto pelo governo tem o objetivo de favorecer os negros, indígenas e alunos oriundos de escola pública, mas há uma força oposta a esse sistema a Art. 5ª da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88) que diz: “Todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor, credo, etc.”; devido a essa oposição, gera na população certa discussão, ser contra ou a favor. Muitos brasileiros são contra esse sistema, pois ele transmite certo preconceito, é como se em outras palavras os negros, indígenas e os alunos oriundos de escola pública fossem incapazes de passar em um vestibular. Sabe-se que esse sistema é injusto, pois ele favorece apenas uma parte da sociedade, mas todos são iguais perante a lei, logo o governo está sendo injusto com uma parte da sociedade e está discriminando a outra parte, pois o que se subentende é que os favorecidos com o sistema são incapazes de conquistar, de alcançar um resultado positivo no vestibular sem ajuda.
O que se vê nesse sistema de cotas empregado pelo governo é a falta de critérios e também certo preconceito pelo governo brasileiro, que ao invés de investir na educação brasileira torna, no mundo contemporâneo, a educação vergonhosa; isso deve-se ao governo que implanta essa cotas de caráter preconceituoso. Portanto a educação brasileira está cada vez pior e o nível de desigualdade social só vai aumentando cada vez mais. O governo está enganado, se acha que aplicando essas cotas, irá formar grandes profissionais. Formará sim, se algum dia der a educação, o valor e a importância necessária.
A educação é o único modo de formar um país desenvolvido, pois haverá grandes profissionais inseridos nele. O estudo é a única maneira de ter um futuro descente, uma vida digna. Logo o governo brasileiro precisa se conscientizar, que esse sistema de cotas é uma bobagem e que a chave para os problemas da sociedade é o investimento na educação, formando uma sociedade igualitária, longe da miséria e da desigualdade social.
Igualdade sempre ?
Por: Mariana Silveira Rodrigues
O sistema de cotas é um dos assuntos mais polêmicos do país.Foi determinado o sistema de cotas em 2004 pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva.O sistema versa que negros,índios e oriundos da escola pública tem 50% de contas no ENEM e nas Universidades.
Por essa razão muito se pensa e é discutido sobre o assunto.Muitos adoram e muitos se sentem discriminados,pois o Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 CRFB/88 diz que ‘‘Todos são iguais perante a lei,independente de raça,crença,cor,credo,etc’’.
Portanto a comunidade se pergunta: ‘‘o preconceito vem do próprio governo ou da sociedade?’’
Muitos afirmam que é do governo, pois se a lei é igual perante a todos,porque essa diferença toda ? Não é porque o indivíduo é negro que ele é menos inteligente que um branco. O aluno de escola particular nem sempre é mais inteligente que um de escola pública,um negro nascido em berço de ouro ganha cota e um branco pobre nascido na favela não.Pura injustiça !
Sendo assim sabe-se que o governo fere a lei e torna a sociedade injusta criando um preconceito sem fim.Afinal uma sociedade com preconceito nunca será uma sociedade igualitária.
A Cota Da Injustiça
Por: Pedro Henrique Ferreira Machado
O sistema de cotas no Brasil foi imposto pelo governo Lula no ano de 2004. Nele o negro, pardos e indígenas, tem o direito a 50% das vagas nas universidades e o branco tem direito aos outros 50%. Muitas pessoas na sociedade atual, não concordam com o sistema de cotas. Elas falam que do mesmo jeito que os brancos têm a capacidade de passar em uma universidade tanto particular ou publica os negros, pardos e índios também têm. Por outro lado há negros que se aproveitam do sistema de cotas, mesmo tendo uma condição de vida muito mais favorável do que de muitos brancos.
No povo brasileiro ainda existem pessoas que aprovam o sistema de cotas. Fala-se que tanto o branco, quanto o negro, indígenas e alunos oriundos de escola pública tem que ter o mesmo direito para entrar em uma universidade. Afinal todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor, credo, etc.
Conclui-se que perante a lei todos são iguais, sendo negros, indígenas e alunos oriundos de escolas públicas. O sistema de cotas não deveria existir, pois se todos são iguais e têm o mesmo direito e os brancos tem capacidade e não tem nenhum benefício para eles, por que os negros devem ter esse benefício?
Por isso o sistema de cotas é injusto.
Sistema de Cotas!
Favorável, ou não para os Brasileiros?
Por: Ruan Ferrari Marinho
Muitos brasileiros reclamam sobre o preconceito, sobre a desigualdade social, sobre a forma que as pessoas tratam seus companheiros de profissão, estudo e lazer. Mas o que eles não percebem é que através dessas reclamações o governo brasileiro criou o sistema de cotas para universidades. Mas será que é favorável para os brasileiros? Esse sistema de cotas foi criado para favorecer alunos de escolas públicas, negros, pardos e indígenas a terem o direito de estudar em uma universidade federal.
Esse favorecimento no sistema de cotas pode vir a prejudicar o mercado de trabalho futuramente. Pois o conhecimento das pessoas não tem desigualdades, então, esse conhecimento deveria ser medido igualmente a todas as pessoas sem o uso do sistema de cotas para universidades. Ele pode vir a prejudicar muitas pessoas “inteligentes” por estar tirando as oportunidades delas dando vagas para outras pessoas.
O sistema de cotas pode ser favorável para o povo brasileiro, mas teve uma grande complicação, em relação a esse sistema e o Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88) que diz: “todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor, credo, etc.” Se o governo quer tratar todas as pessoas iguais, por que ele criaria esse sistema de cotas que difere o estudo que as pessoas tiveram?
Através dessa pergunta percebe-se que o sistema de cotas é injusto com uma parte dos brasileiros. Até porque pessoas que utilizarem esse sistema provavelmente irão sofrer um preconceito por outros estudantes quando se encontrarem na universidade, por elas terem estudantes que foram capacitados através de provas e vestibulares, mas também por ter estudantes que só passaram por causa desse sistema de cotas. O único jeito para que o Brasil possa acabar com essa indiferença na educação, é dando direitos iguais a todos, independente da educação que tiveram.
Diga não ao Sistema de Cotas
Por: Claudinier Neto
O sistema de cotas é um sistema criado no ano de 2004 pelo artigo 5º da constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O sistema foi criado para negros indígenas, alunos onundos de escolas públicas que se ingressem na faculdade. Para muitos brasileiros o sistema de cotas foi a melhor coisa que o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez para o Brasil. Já para outras pessoas não, pois todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor, credor e etc. A população tem que ficar mais atenta com isso, porque existem muitos incapazes que passam num ENEM só por causa da cor ou se enquadrassem nas cotas.
Eles poderão passar no ENEM, mas vão se tornar profissionais incapazes como: médicos, advogados, engenheiros e muito mais. Os brasileiros que estudam em escolas públicas vão sofrer mais preconceitos pelas pessoas que estudam em escolas particulares. Todos os brasileiros têm a capacidade de passar no ENEM, independente de ser negro ou branco.
Os brasileiros negros, pobres, brancos, ricos e que estudam em escolas públicas ou particulares devem mostrar para a população que são capazes por mérito.
Diga Não ao sistema de cotas!
Por: Thainá Aparecida da S. Pereira
As universidades públicas e federais adotaram o sistema de cotas, para pessoas de baixa renda, É formada pelo estado que se propôe a compensar ps integrantes da raça negra mediante a reserva de vagas em recursos públicos,para provimento de cargos e empregos públicos e para preenchimento do corpo das faculdades públicas.
Com respeito á definiçao da raça negra há o critério voluntário utilizado pelo IBGE, pois poderia qualquer pessoa de pele mais escura afirmar se negro em busca das facilidades deferidas, E em geral os movimentos de defesa da raça negra, têm o preconceito racial e afasta o risco de auto-afirmaçoes raciais falsas. Isso nao é nada bom.
Os alunos de escolas publicas geralmente não recebem a preparação adequada e por isso nao conseguem entrar nas universidades. Agora já o negro sofre disciminaçao racial. É isso causa discordância, dos negros sofrerem discriminaçao, mas o resto das vagas deu recursos públicos para essas pessoas.
A discriminação do Sistema de Cotas
Por: Renato Couto Moraes
O Sistema de Cotas é um assunto polêmico no país. Muito se pensa sobre o assunto e muito se discute também. A sociedade tem o conhecimento de que as cotas para entrar em universidades são para negros, índios e para alunos oriundos de escolas públicas. Porém sobre o assunto há diversas opiniões.
O Sistema de Cotas de certa forma discrimina as pessoas que estão incluídas nele. Pois supõe-se que indivíduos negros, índios e alunos oriundos de escolas públicas não possuem a mesma capacidade para passar em um vestibular que pessoas brancas e alunos oriundos de escolas particulares. Ressalta-se que o Sistema de Cotas burla o Art. 5º da Constituição Federativa do Brasil de 1988 que diz: “Todos são iguais perante a lei, independente da raça, crença, cor, credo, etc.”.
Além de ser discriminatório o sistema pode influenciar de forma errada, porque muitas vezes as pessoas que fazem o vestibular para determinado curso como o de Medicina, por exemplo, e não conseguem passar, elas são “jogadas” para a Enfermagem o que faz com que haja grande número de pessoas formadas nessa área. Com isso o número de empregos nessa mesma área só diminuirá, superlotando no mercado.
Portanto o que deve ser feito é investir mais na educação pública do pré escolar até o ensino superior, para que não haja essa discriminação. O necessário é uma educação de qualidade.
Na consciência do povo
Por: Priscila Maria V.M. Almeida
É muito comum nos dias de hoje uma pessoa entrar em uma universidade. Um dos maiores meios para que isso aconteça é o famoso Sistema de Cotas, que garante a aprovação de negros, indígenas e alunos de escolas públicas exigindo uma porcentagem mínima de 50% dessas pessoas em cada universidade.
O governo promove esse sistema com justificativa de acabar com o preconceito no país, sendo que o Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988 diz que “Todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor, credo, etc.” . E aí está a resposta de quem realmente julga um aos outros. A realidade está plena aos olhos do povo.
A capacidade vem do interior e da força de vontade, e não da cor, raça ou classe econômica. O ser humano foi feito com as mesmas limitações e cada um tem sua liberdade de decidir o que quer para o futuro, portanto, não é necessário uma rotulação para que alguém tenha condição de entrar em uma universidade. Cabe a si próprio buscar seu ideal para assim ser capaz de chegar a obter sua felicidade e um futuro melhor. A vida é feita de escolhas e cada um tem seu cada um. Se um é capaz de obter uma nota determinada, qualquer outro é capaz também.
A fim de que nosso país seja melhor e digno de igualdade a distinção entre negros e brancos; alunos de escolas públicas e alunos de escolas particulares; indígenas e pardos não deve servir para justificar algo, afinal todos somos iguais. O que deveria ser feito é melhorar a educação pública do país.
Cotas nas universidades
Por: Lucas Antonio Martins do Valle
O sistema de cotas no Brasil foi imposto pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2004. Foi um sistema utilizado para favorecer aos negros, índios e pardos onde que 50% das vagas são favorecidas a eles e, entre esses 50%, muitos não possuem capacidade para ser um bom profissional na área de trabalho. Muitas pessoas da sociedade de hoje não concordam com o sistema de cotas, pois do mesmo modo em que os brancos têm capacidade, os negros também têm. Além, disso, cérebro não tem cor.
No principio, os brasileiros pensavam que ia dar certo, mas com o passar do tempo o povo brasileiro viu que era um sistema racista. A lei fala que todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor e etc. A população tem que ficar mais atenta sobre o sistema implantado.
O sistema de cotas prejudica a todos, pois como os direitos são iguais, não deveria existir esse projeto. Se a pessoa for negra ela e obrigada a entrar no sistema de cotas, pois a lei e Art 5° da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988.
Conclui-se que todos são iguais perante a lei, os brancos pobres têm capacidade e não tem nenhum beneficio, porque os negros ricos devem ter essa prerrogativa? Porque esse sistema de cotas e injusto.
Uma das contradições relacionadas as cotas de cunho racial freqüentemente prega o racismo, e a distinção de etnias que por lei acabaria por agravar o racismo já existe. A justificativa para o sistema de cotas e que certos grupos específicos, teriam maior dificuldade para aproveitarem as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminação com a sociedade.
Mas será que discriminá-los ainda mais seria a solução?
Cotas em Universidades
Por: Lucas Perassoli da Silva
O sistema de cotas nas universidades públicas e federais, foi criado em 2004 para conceder 50% das vagas para negros, índios e mestiços.É um sistema contraditório ao art 5º da constituição da república federativa do Brasil de 1988 em que diz, “Todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor, credo e etc...”
No CRFB/88 prega-se a igualdade. Assim o sistema de cotas não deveria ser utilizado pelas universidades, pois o governo brasileiro está sendo preconceituoso. Se todos são iguais, todos têm a mesma capacidade, independente de ser rico ou pobre, todos possuem direitos iguais.
Sabe-se que o governo, e não o povo está sendo ridículo, chamando as pessoas de ignorantes, burras e sem capacidade. O ensino como a história do Brasil também vem de uma geração de estudiosos que não descobriram sua educação com um dia, mas por décadas de estudo.
Conclui-se que o sistema de cotas é um sistema contraditório ao CRFB/88, que diz que todos são iguais, então, não deve-se utilizar o sistema, porque serve como paliativo para esconder a educação pública em que o país se encontra.
Desigualdade ou justiça
Por: Mateus Duarte F. de Abreu
Sistema de cotas é um sistema criado pelo governo em 2004, que na época tinha como Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É um sistema em que os negros, indígenas, pardos e alunos de escolas públicas tem direito a 50% das vagas em concursos públicos para empregos, preenchimento de cargos para estudo em faculdades públicas.
Para ser beneficiado, o aluno deve se declarar com negro ou pardo e provar através de fotos anexadas na matricula.
O sistema de cotas é criticado por muitos brasileiros, alegando que isso aumenta a discriminação e desigualdade racial, sendo que o Art.5º da Constituição Federal Brasileira versa; “Todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, Raça, Cor."
No Brasil já houve um caso em que gêmeos do Distrito Federal fizeram o vestibular e um só entrou pelas cotas, sendo que eram gêmeos identicos. Assim, muitos não sabem realmente qual o critério usado pelo governo.
Muitas universidades já adotaram o sistema de cotas, sendo a Universidade de Brasília a primeira, em junho de 2004. A discussão acerca desse tema vai durar um bom tempo, até que se estabeleça a concordância de todos.
Aos Olhos dos Brasleiros
Por:Rafael Ângelo L. De Freitas
O Sistema de Cotas foi criado pelo ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproximadamente no ano de 2004, com o objetivo de ajudar os negros, indígenas e alunos oriundos de escolas publicas a obterem um ensino superior a fim de que estes brasileiros pudessem cursar uma faculdade pagando só metade do seu valor ou e, muitas vezes até cursando de graça .
Esse Sistema é um meio preconceituoso ao desvalorizar alguém apenas pela sua raça , cor ou classe social . Segundo o Art.5° da Constituição de Republica Federativa do Brasil de 1988 que diz que “ todos são iguais perante a lei , independente de raça , crença , cor , credo e etc”, portanto, não se entende a finalidade do governo em criar esse sistema, muito menos o critério utilizado.
Assim , o Brasil se afunda cada vez mais com a má qualidade de ensino e a população é a prejudicada, pois o governo não dá devida importância ao seu desenvolvimento, impedindo a quebra da hegemonia governamental .
O mais plausível seria dar aos alunos carentes ou não uma educação públlica de qualidade para que todos pudessem competir a uma vaga na universidade de forma igualitária. Desta maneiro o Brasil alcaçaria o sonho tão almejado de se tornar um país que realamente valoriza a educação.
Democracia?É verdade?
Por: Eugênio Ferrari
De acordo com as cotas brasileiras,negros,indigenas e alunos de escolas publicas completam 50% das vagas nos vestibulares.Isso é apenas uma estratégia de como o governo contro a renda social.Toda a renda social diponibilizada a educação,não é para ser usada para a educação?sendo assim,teria que haver o certo investimento.Aqueles que mais se prepararamdeve entrar pelo seu merito.
As faculdades e as escolas publicas estão sendo abandonados pelo governo.O pais esta deixando de dar um grande salto no desenvolvimento educacional devido ao nossos governantes.Implantando essas leis,eles deixam de utilizar ou de forma pessoas que tiveram base por causa de cor ou algo assim.Os alunos
que sempre se dedicaram para aquilo que queriam,hoje não conseguem ser o o que semrpe sonho,por culpa desses politicos que comem bem,falam bonito,viajam bastante,tentam trazer os gringos aqui para o Brasil,só para aparecer.
E a oportunidade sempre desejada pelos brasileiros fica onde?afinal,quem tem mais o poder o conhecimento ou a raça?o Brasil que luta para ser um pais democrático.Onde está essa democracia se não temos direitos iguais.
Cotas nada mais que descriminação
Por: Jadson Salvador
Sistema de cotas nada mais é que uma descriminação com os negros,alunos de escolas pulblicas,indígenas.Foi uma descisão muito polêmica pois ,deveria haver a mesma porcentagem,cor não é inteligência.O governo fez uma escolha muito errada criando uma este sistema criando descriminatório.
Infelizmente em qualquer lugar do mundo sempre vai haver preconceito da raça humana .Muitas das vezes as pessoas reclaman da forma que so individuos se tratam.Estes não percebem que o governo tenta ajudar e acaba criando uma desculpa que se transforma em um grande problema.Na verdade o governo esta chamando os brasileiros de matutos´´burros''.Onico jeito de acabar com essa diferença na educação é dando direitos iguais para todos .Nem muitos para alguns nem poucos para outros.Igualdade idenpedente de raça,crênça ou cor.Todos nós estudantes somos muitos capazes,basta termos vontade de crescer na vida,na luta do dia a dia ignorando as diferanças como os pensamentos focados e voltados para o estudos para o estudo,sem educação não somo nada.
Eu me considero capaz de estudar em uma escola pública e pretendo crescer por meio dos estudos,lutando e aprovietando todoas as oportunidades.Vou crescer por meu mérito e acredito que todos deveriam pensar como eu.Com esperança,esforço e perceverança para melhor qualidade de vida no Brasil.
SISTEMA DE COTAS
Por: Railaine Bispo de Ana
Seja em qualquer lugar sempre há preconceito. Lugares onde que anda a desigualdade,coisas que não são boas. Os direitos são iguais para todos e hoje no Brasil infelizmente há muitas injustiças social muita pressão sobre a minoria.
O governo acaba criando muitas leis que não são sendo respeitadas. A cada minuto que ele cria uma lei,cria grande polêmica e discussão que acaba não dando certo. O sistema de cotas e um assunto polêmico na sociedade por causa de bolsas que não são dados pelo governo.
Todos devemos ter o mesmo direitos pois que já que falam que estamos em um ''país sem preconceito'' a cor da pessoa não define nada,o que define e o cérebro da pessoa,e o que ele faz de bom.
Então o governo deve favorecer a todos dar melhores condições educacionais e vagas em grandes universidades do país. O sistema de cotas é pra melhora. Então queremos grandes melhorias e não grandes discussões com critério de desigualdade.
Cotas : A prisão imposta pelo governo
Por: Rairine Corrêa do Couto Siqueira
Falando um pouco de sistema de cotas , ele funciona para as pessoas negras indígenas e alunos oriundos de escola publica , o sistema dará estas pessoas direito a uma bolsa de estudo de 50% . A maioria da população não pensa o que esta precisando no mercado para fazer um curso que valha a pena . A população precisa ficar mais atenta porque por mais que isto seja bom , há seu lado ruim , pois todo o brasileiro que sonha em fazer um curso pede ajuda ao sistema de cotas . Porém ele acaba dando ao aluno o direito de fazer um outro curso e como o brasileiro não quer perder sua chance ele acaba fazendo o curso gostando ou não torna-se assim um péssimo profissional .
Pela lei o sistema de cotas e ilegal pois o Art . 5º da constituição da Republica Federativa do Brasil de 1998 visa que todos são iguais perante a lei , independente de raça , crença , cor , credo etc . Fala claramente . Então por quê descriminar ?
O governo é quem tinha que dar o exemplo , mas acaba descriminando as pessoas com esse sistema de cotas , porque este projeto subentendem que o governo pensa que pessoas negras , indígenas e alunos oriundos de escola pública não têm capacidade de passar sem esse 50% de bolsa.
Iguais perante a lei?
Por: Luana Helena
O sistema de cotas foi criado em 2004, com a intenção de aumentar a oportunidade de negros, alunos oriundos de escola pública e indígenas.Embora o Art. 5 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1998 diga que: "Todos são iguais perante a lei, independente de raça, cor, credo, etc", o sistema de cotas , na opinião de muitos, é considerado preconceito, pois desvaloriza os beneficiados, uma vez que os rotulam por incompetência. Sabe-se que o sistema de cotas fere a lei e torna a sociedade injusta, gerando assim preconceito. O sistema de cotas também age de forma errônea na decisão dos candidatos, designando-os à outra universidade, que geralmente, não condizem com as suas aspirações. E se um aluno é oriundo de escola pública, negro ou indígena, isso não significa que ele tem menos capacidade de passar no ENEM ou Prouni.No Brasil ainda existem pessoas que concordam com o sistema de cotas.
Portanto conclui-se que o sistema de cotas não é nada mais, nada menos, que uma grande injustiça da parte do governo, pois todos os brasileiros são iguais perante a lei e a raça não define competência, sabedoria e esforço próprio. O Brasil nunca será um país democratizado se até a educação girar em torno do preconceito.
Sistemas de cotas: igualdade ou não?
Por: Jéssica Mazotto Cheng
O sistema de cotas é algo que estabelece certa melhoria nos direitos dos negros,índios e alunos oriundos de escolas públicas, pois faz com que tenham mais chance de entrar em uma universidade.Mas será que isso é realmente ser igual? É difícil entender como o sistema de cotas pode influenciar na igualdade, sendo que ele é algo que faz com que se descriminem cada vez mais as pessoas.Essas conseqüências evidenciam cada vez mais os problemas com a sociedade e a desigualdade entre raças.O que deveria mesmo ser feito, é tornar tudo mais justo, sem prioridade e com muito menos preconceito. As pessoas têm que merecer ser ou ter algo e não ter privilégios em relação aos outros.O Brasil tem que melhorar, só assim as pessoas irão conseguir ter uma vida digna e pautada na educação.
Cotas raciais
Por: Jaqueline de Barros Mazoto
As cotas raciais não deveriam existir, pois todas as pessoas são iguais perante a lei,independentemente de sua cor ou raça.Ninguém pode ser julgado melhor ou pior ao outro por causa da sua cor ou raça, e sim pela capacidade que cada um apresenta.As cotas são um exemplo de discriminação. Em vez de unir, elas promovem a separação do individuo, fazem com que eles mesmos se sintam excluídos pela sociedade.Também muitas vezes, uma pessoa que não esta sendo “privilegiada” pelas cotas estuda o mesmo tanto ou até mais que a outra a qual faz parte do programa de cotas, e não consegue vaga, o que torna a entidade muito injusta.No Brasil não deveria existir tanta desigualdade na educação. O governo deve investir em programas que beneficiem a todos de maneira igual.
Sistemas de Cotas
Por: Cassiano Oliveira
A implantação do sistema de cotas para negros tem produzido muita polêmica pois é um erro de iniciativa do governo brasileiro . O sistema de cotas serve para afrodescendentes, negros, indígenas e aluno de escola publica.
O branco não tem mais capacidade que o negro .Esse sistema pode ser até causador da discriminação racial,nas faculdades ou de bullying para negro por ale não ter entrado na faculdade por méritos ,mas pelo sistema de cotas .o direito tem que ser igual para todos negros e brancos.Já o sistema de cotas ,sociais foi bem implantado para as pessoas que tem baixa renda de 1 a 2 salários mínimos por mês.O sistema de cotas é errado,e devia ser encerrado.Para parar de gera polêmica entre o Brasil.
A indireta do governo
Por: Mônica Siqueira
Hoje em dia o sistema de cotas vem sendo um assunto de muita duvida entre os brasileiros . O sistema de cotas é indagado por muitos por não ser um sistema digno e justo.
O sistema de cotas está literalmente mostrando e evidenciando a todo instante o quantos as pessoas que tiveram uma educação diferenciada, são vistas como incapazes de lutar e mostrar sua vontade bem como seu real conhecimento. O problema está exatamente ai, pois a tal igualdade entre os povos querida por todos passa bem longe dessa sistematização.
Uma cota reservada a um negro só pelo fato dele ser negro é totalmente uma falta de respeito com pessoas dignas que independente da cor ou raça, lutaram a vida toda para serem dignos de igualdade e acima de tudo ter a oportunidade de mostrar o conhecimento adquirido por sua força de vontad. Pois aí está a questão de uma lei tão indagada. Se todos são iguais perante a lei, porque há essa regalia de cotas para negros, indígenas e alunos de escola pública? Isso só indica a falta de respeito e consideração por pessoas que deveriam ser reconhecidas por seus méritos. O governos, ao invés de achar que está melhorando, acaba chamando indiretamente todas as pessoas que entram em universidades por cotas, de incapazes, que só estão ali por sua cor, raça ou nível de aprendizagem e não por seu merecimento.
A verdade é que não há um pingo de igualdade e coerencia nesse sistema, pois cada um deveria achar seu propio caminho para vencer na vida sem precisar talvez tirar o lugar de alguém que mereça e tenha mais capacidade. A vontade de vencer na vida que cada um leva dentro de si independente de qualquer obstaculo não tem cor, raçça, ou dinheiro no mundo que meça. A real igualdade só vai realmente existir quando cada um acreditar na competência de si próprio e do próximo.
Cotas
Por: André Filipi
Os Brasileiros vivem uma discussão muito grande, que parece que ira demorar para ter um fim. O sistema de cotas considerado por muitos Brasileiros preconceito.Uma das coisas que não estão dando muito certo é a polêmica de duas leis, pois o Art 5° da constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 que diz CRFB/88 – todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor, credo etc...Porém existe uma outra lei que diz que 50% das vagas das universidades são para os negros, indígenas e alunos oriundos de escola publica. Como eles podem ter esse privilégio ou como muita gente considera preconceito se a CRFB/88 – diz que todos são iguais perante a lei?
Com isso os Brasileiros já devem ter percebido o ato preconceituoso com os negros, pois hoje no mundo os negros são também pessoas bem sucedidas como: O presidente dos Estados Unidos, o melhor jogador de golfe da história, o melhor medico do coração, o melhor jogador de futebol.
Brasileiros e O Sistema de Cotas
Por: Filipe Araújo
Foi criado no Brasil pelo ex Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva um sistema chamado O Sistema de Cotas, para ajudar os jovens carentes, o problema é que o sistema está relacionado á cor do individuo. Será que esse sistema é cem por cento, eficaz? Os jovens estão satisfeito com ele? O que será que o governo pensou ao criar o sistema?
No princípio os brasileiros pensaram que o sistema ia favorecer as pessoas menos favorecidas financeiramente, devido á propaganda feita pelo governo. Mas com o tempo o povo viu que o sistema é falho. Os mais cultos da população percebem a intenção dos governos que os brasileiros elegem. Nos jornais de modo geral as noticias apesar de disfarçadas não deixam de mostrar que o povo brasileiro se contenta com qualquer projeto que o governo propõe, eles aceitam projetos sem questionar-los, como acontece com O Sistema de Cotas. Nos boatos ficam claras as intenções dos governantes que é manipular o povo para que este não contrarie suas vontades. Na prática é possível perceber o quão racista O Sistema de Cotas é, e é fácil notar que o governo é capaz de burla a lei para que seus planos prevaleçam, pois O Sistema de Cotas implica com o Artigo 5° da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, CRFB/88, que diz “Todos são iguais perante a lei, independente de raça, crença, cor, credo etc.”
As pessoas reclamam da crueldade do sistema de cotas, porque não importa a condição financeira do individuo o que vai importa no sistema é a cor da pele. Os brasileiros devem se perguntar, “Quem pode disser se uma pessoa pode ou não cursar uma faculdade pela cor de sua pele?” O importante neste momento é a consciência que os brasileiros devem ter; o que na realidade é quase impossível devido a educação precária do Brasil. Está comprovado que com consciência e educação os brasileiros poderão desenvolver sistemas mais eficientes que não prejudiquem o direito do próximo.
CONTO AMIGO
MALDITO
Por: Pedro
Henrique F. Machado
Em uma cidade muito pequena vivia um
casal com suas duas filhas Joana de 14 anos e
Andréia
de 12 anos não gostam muito da cidade em que vivem. Sua mãe Claudia
e seu pai José.Em um
momento os pais resolveram mudar para uma cidade grande bem conhecida
no mundo,Nova
York. Más José e Claudia sabiam que a cidade grande apresentava
muito perigo para suas filhas e
até mesmo para eles.
Passando
uma semana, lá se vão eles para a nova casa. Chegando lá as
garotas gostaram
do lugar,
pois Nova York não é como a antiga cidade e sim muito mais pessoas,
casais, parques de
diversão e etc.
Em um dia
normal Claudia resolveu levas suas filhas a um parque de diversão.
Chegando
lá havia
algo estranho. Um homen que ficava isolado. Muito curiosa Andréia
vai até o homen,
chegando
perto, ele se assusta. Com medo ela vai embora.No dia
seguinte ela volta ao parque para procurar o homen, e lá no mesmo
lugar ele estava.
Porém o homen olhava para ele com um ar de aflição.Com o
passar do tempo a garota foi pegando amizade com o homem estranho.
Claudia ficou
preocupada com suas filhas, pois ela estava indo muito ao parque. Sua
mãe então resolveu seguir
sua filha para ver o que ela estava fazendo tanto tempo no parque.
Assustada, Claudia vê com
sua filha o mesmo homem que ela conversava antigamente. Claudia sabia
que aquele homem só
se aproxima de garotinhas para predê-las em um quarto. Nesse quarto
tinha almas ruins que
faziam a pessoa ficar doida e se suicidar. Com medo daquele homem
Claudia fala para sua filha
a verdadeira história. Desesperada Andréia vai para a casa e o
homem num piscar de olhos,
desapareceu como fumaça.
No dia
seguinte Claudia fala o que aconteceu com José e imediatamente sem
pensar duas
vezes,
eles voltam para a pequena cidade em que eles viviam. Lá não havia
nenhum homem
para
fazer aquilo com sua filha. Com o passar do tempo a família vive
feliz para sempre sem
medo de
ser feliz.
CONTO
A
INFELICIDADE OU A SOLIDÃO?
Por: Ruan
Ferrari Marinho
Domingo,
logo após o almoço Paulo liga o computador e seu irmão a TV, já
seus pais ficam um no quarto chorando e o outro na varanda. Paulo que
já tinha percebido que sua mãe estava triste, só não sabia o
motivo, resolveu perguntá-la:
- O que há mamãe?
- Nada meu filho. Bom... Acho que nada.
- Tem certeza mamãe?
- Não. Essas foram às últimas palavras engolidas pelo choro.
Dona
Vivian se levanta da cama, enxuga suas lágrimas e ajeita o cabelo.
Chega próximo ao seu marido e seu outro filho Marcos, falando a
mesma coisa:
- Anda, levanta e vamos para a sala, porque nós precisamos conversar.
Paulo,
mais ou menos já sabia qual o motivo da conversa, pois vinha de uma
semana inteira de reclamações da mãe com o pai. Ele pensava,
achava que a mãe iria pedir a separação do casamento. Paulo não
sabia como ia reagir se a mãe dele pedisse isso, portanto ele rezava
mentalmente para que nada disso acontecesse.
Paulo
e Marcos desligaram os aparelhos eletrônicos no qual estavam
entretidos e foram pra sala se reunirem com seus pais. Paulo estava
com medo por isso sentou numa cadeira mais próxima deles e abaixou a
cabeça. Marcos como nunca se interessou por discussões dos pais, se
deitou no sofá e fingiu que estava dormindo para irritá-los.
Vivian
começa a falar e ao mesmo tempo dava soluços de choro, como se ela
não estivesse conseguindo chegar ao ponto principal da conversa: a
separação.
Paulo
ficava confuso, pois tudo o que ele achava que ia acontecer não
estava sendo desenrolado na conversa. Por um lado estava feliz por
suas ideias estarem erradas.
Quando
Vivian terminou de falar, Antônio (pai de Paulo e Marcos) pede a
palavra pra si e começa a dizer tudo o que estava sentindo naquele
momento. Vivian tem o temperamento muito excessivo e a cada vez que
Antônio se explicava ou se justificava, ela interrompia ou gritava
descordando dele. Essa situação ocorreu durante uns dez minutos,
até que Antônio se altera e acaba dizendo todas as coisas que
deixaram Vivian magoada. Nesse mesmo instante Vivian gritava dizendo:
- Desse jeito não dá!
Paulo
acordava de um profundo pensamento, quando ouviu estas palavras ditas
por sua mãe. Ele pensou baixinho: “as coisas estavam diferentes
pelo meu ponto de vista, mas agora, tudo está se encaixando ,tudo o
que minha mãe queria, era que chegasse a esse ponto, agora imagino o
que ela vai dizer”.
Vivian
é interrompida por Antônio, mas na mesma hora fala o que sempre
quis falar desde o início da conversa:
- E o que você quer que eu faça? Antônio diz com um ar de confuso.
- O melhor agora é a gente se separar. Vivian diz, mas sente vergonha dos filhos por isso, mesmo não sabendo o erro que ela cometeu;
Paulo
e Marcos se levantam vão para o quarto e se deitam. Eles não
queriam mais saber das discussões dos seus pais, não queriam
interferir em nada, pois achavam que com a idade que eles tinham era
uma preocupação que eles não precisavam ter.
No
fim, Antônio sai de casa, mas pede uma única coisa: que os meninos
fossem com ele.
- Eu saio, mas levo meus filhos comigo.
Sem
poder fazer nada, ela os deixa ir, e percebe que ficaria sozinha na
vida, percebe que perdeu as pessoas que amava, ou pelo menos, não
soube amar.
Sistema
de Cotas
Por : Hemilli Lima
O sistema de cotas
foi criado para as pessoas : negras , indígenas e que estudaram em
escolas publicas . Com esse sistema o governo disponibiliza 50 % de
bolsas .
Porém este é um
sistema que gera muita polêmica , pois os negros têm a mesma
capacidade que um branco ou ate mesmo mais capacidade .Ocorre que com
esse sistema essas pessoas não precisam estudar tanto como as que
não têm cotas e isso acaba sendo um preconceito com os negros pois
o governo está menosprezando essa raça . Afinal com isso fica
subtendido que os brancos têm mais capacidade que eles .
O sistema de cotas
para pessoas que vêm de escola publica é mais aceitável , pois
essas pessoas não têm a mesma preparação que as pessoas da escola
particular.
Isso não quer dizer
que elas não tenham a mesma inteligência e capacidade , porque na
verdade a pessoa pode ser : branca , negra , indígena , estudar em
escola publica ou particular .O importante é a dedicação que a
pessoa vai ter na hora de estudar para passar em um vestibular e o
desempenho dela na vida escolar.
Sistema
de Cotas
Por:
Igor José
O
sistema de cotas foi feito pelo governo. Isso tem sido um assunto
polêmico, na sociedade. Muitas pessoas estão com dúvidas, pois o
governo disponibilizou 60% de bolsas para negros, indígenas e paras
alunos oriundos que estudam em escola pública.
O
sistema de cotas tem como objetivo favorecer os negros, indígenas e
alunos de escola pública. Com isso há uma força oposta. Também há
uma lei que é a (CRFBP88) que diz que todos são iguais perante a
lei independente de cor, raça, etc. Isso pode gerar uma discussão
para ver se é a favor ou contra o sistema de cotas. Esse sistema
transmite preconceito, como se os negros, indígenas e os estudantes
de escola pública fossem incapazes de fazer uma prova de vestibular.
No Brasil muitos são contra esse sistema.
O
governo está sendo injusto com uma grande parte da sociedade pois
todos são iguais independente da cor ou se são pobres, ou ricos,
todos tem que ter o mesmo direito. O governo acha que só porque é
um negro, indígena, alunos oriundos de escola pública são
incapazes de fazer uma prova de vestibular. O governo acha que para
eles passarem em provas de vestibular tem que ter ajuda, se não eles
são incapazes de fazer. Por isso que hoje em dia a educação no
Brasil está cada vez pior, pois, o governo não acredita em alunos
de escola pública, negros, indígenas. Como é que eles querem
formar grandes profissionais se eles mesmo não acreditam que eles
são capazes de fazer uma prova em ajuda.
O
estudo é o único jeito de formar grandes profissionais que sejam
competentes e que ganhem seu dinheiro com seu suor. Só assim que
eles podem ter uma vida digna.
Sistema
de Cotas
Por:
Juan Costa Rodrigues
No
Brasil de hoje ainda há preconceitos? Sim, principalmente contra
negros, mas seria uma forma de discriminação o sistema de cotas
para negros, indígenas e alunos oriundos de escola pública? Muitas
pessoas podem entender isso como forma de discriminação, mas por
outro lado temos o ponto de vista de quem enxerga isso como um
benefício, porque nós não podemos esconder a verdade da educação
pública, a dos negros e a dos indígenas. É fato que o aluno de
escola pública provavelmente irá ter um nível de educação
abaixo, em comparação com os alunos de escola particular. Mas será
que não é possível melhorar a educação ao invés do sistema de
cotas? Com certeza essa seria uma boa solução, mas todos sabem que
a melhoria da educação pública não vai acontecer de uma hora para
a outra. Talvez, o governo pode trabalhar a melhoria da educação
com um sistema de cotas temporário, mas todos nós sabemos que isso
passa longe da cabeça dos nossos governantes; afinal eles não
querem uma sociedade inteligente que saibam em quem votar; eles
querem uma sociedade burra que vote nos candidatos que dão dinheiro
ás famílias para comprar seus votos.
Outro fato
importante de citarmos aqui é que nós escondemos a realidade das
pessoas que moram nas favelas e que são negras. Não posso
generalizar todo mundo, mas é certo que se muitas dessas pessoas
gostassem de estudar elas não estariam morando em favelas ou virando
traficantes e as cotas são para ajudá-las.
Já
os indígenas, acho que nem é preciso dizer muito, pois o seu nível
educacional provavelmente será inferior a do homem branco, se o seu
nível educacional já é ruim, imaginem então eles estudando em
escolas públicas? Com tudo isso ainda há pessoas que discordam
desse ponto de vista, mas a verdade é para ser dita e não omitida.
Por: Diego Seabra
Sistema de cotas
Por: João Marcos Sales neto
O sistema de cotas tem sido assunto muito discutido no Brasil, o governo
esta favorecendo 50% de bolsa aos alunos negros indígenas estudantes de
escola publicas. Se não existe preconceito hoje no Brasil porque “ doar “ 50%
de bolsas aos negros ?Porque isso pra mim não é oferecer 50% de bolsas aos
negros .
A cor não define inteligência, porem essa atitude levara pessoas
desqualificadas sem menor estrutura para se tornarem os nossos profissionais do
país . A educação é o único modo de forma um país desenvolvido do país , haverá
grandes profissionais inseridos nele.
A fim de que o nosso país seja menor e digno de igualdade a distinção
entre negros e brancos não deve servir para justificar algo, afinal somos todos
iguais .
O que deveria ser feito e melhorar a educação publica no pais .
Os brasileiros indígenas , negros ou que estudam em escola pública ou
particulares devem mostrar que são capazes por mérito e não por cor ou
classe social .
Cotas
Por: Brenda Moreira
São usados métodos no Brasil para facilitar os estudantes da faculdade a
estudar e a aprender .
E um desses métodos se chama cotas que são usadas por alunos de baixa
renda , negros , indígenas e alunos de escolas publicas .
E seria melhor se a educação do nosso país melhorasse , porque hoje em
dia a educação que o governo estabelece não esta muito agradável .
O governo esta abandonando os colégios e as faculdades publicas , são
lugares onde eles deviam presta mais atenção e dar mais assistência , só que
eles não estão nem ai para a população .
E logo eles que tem um ótimo salário , vivem bem e não fazem nada para
ajudar , não passam por limitações e seus filhos vão logo para universidades
particular onde eles tem tudo que quer , tudo do bom e do melhor : Sala limpa ,
mesas e cadeiras para todos , salas de informática grandes .
Enquanto uma domestica que fica lá ralando para deixa tudo arrumado para
os filhinhos de mamãe e papai. E seus próprios filhos ficam sem estudar por
pessoas egoístas como os filhos de deputados e governantes .
Porém ainda só como utilizar o sistema de cotas. Será que o governante
pensou e disse
“ Este aluno incapaz de entrar na faculdade nos dará despesas se não
estudar e arrumar um emprego ? Dou a ele 50% da cota .
“ A consciência pesava menos .
O Sistema de Cotas
Brasileiro
O
Sistema de Cotas Brasileiro é considerado por alguns uma forma de
descriminação com os negros, alunos oriundos de escolas públicas e
indígenas. Por causa do fato das cotas mascararem a educação
pública brasileira. Ao invés do governo melhorar a educação
pública ele a mascara com o sistema de cotas.
Outro ponto
importante é que há uma força oposta ao sistema de cotas, pois o
Art. 5º da constituição da República Federativa do Brasil de 1988
(CRFB/88) que diz: “todos são iguais perante a lei, independente
de raça, crença, cor, etc. Devido a essa oposição, ocorre um
conflito gerando certa discussão na população, pois muitos acham
que se a lei diz que todos são iguais, porque precisamos de ajuda de
uma lei para nos colocar na faculdade?
Essa polêmica
discussão ainda dará muito que falar enquanto o governo tentar
esconder a realidade da educação pública brasileira e ignorar o
contraste social, pois a maioria da população que não consegue
entrar nas faculdades públicas, não consegue, não porque são
negros, mas por causa de sua condição social que não é muito boa
e acaba obrigando-a a estudar em escolas públicas que por sinal não
são anda boas.
É certo ou é preconceito?
Por: Alinity da Silva Corrêa
O governo está disponibilizando 50% de bolsas para negros,
indígenas e alunos de escola pública. Isso é certo ou preconceito?
E o resto da população que não se enquadra entre eles, como que
ficam?
O sistema de cotas nada mais é do que um preconceito, pois todos
nós somos iguais perante a Lei e temos os mesmos direitos. E os
outros alunos que estudaram desde o ensino fundamental ao médio para
ter um bom histórico? Eles ficaram achando que seriam encaminhados
para uma faculdade por notas na vida escolar. O governo deveria
utilizar o dinheiro do sistema de cotas para melhorar a educação,
pois se eles acham que os alunos de escolas públicas, negros e
indígenas não têm capacidade é só eles investirem nos colégios
e não demonstrar o preconceito que ainda existe no país.
Esse sistema tem que acabar pois não temos capacidade iguais a um
aluno de colégio particular, não é porque um aluno é branco que é
mais inteligente que o negro, pois; quem tem força de vontade não
interessa de onde vem, se é pobre, rico, ou onde estudou. Nosso país
está precisando de mais professores capacitados e não desse
sistema de cotas.
O
Sistema de Cotas, é melhor educar que privilegiar
Por: Welden Folly de Souza
O
Sistema de Cotas nada mais é do que uma apelação do governo, pois
é muito simples reconhecer que as escolas brasileiras tem péssima
educação. Criar um sistema onde os '' pobrezinhos '' do país
possam ter uma oportunidade de estarem em uma faculdade federal.
O
governo disponibilizou 50% de bolsas para negros, indígenas e alunos
de escolas públicas. Para a sociedade em geral os cotistas negros
deveriam ter a mesma porcentagem de cotas que os estudantes das
escolas públicas, pois, já que vivemos em um país '' sem
preconceito '', porque então os negros recebem mais direitos no que
diz respeito a bolsa dos estudantes públicos ?
Todos
devemos ter o mesmo direito, pois que falam que estamos em um país
sem preconceito, a cor da pessoa não define nada, oque define é o
cérebro, e o governo não deve favorecer a ninguém melhores
condições educacionais e vagas do país. O sistema de cotas é para
melhorar, então queremos grandes melhorias e não grandes discussões
com critério de desigualdade humana.
O Sistema de cotas ou de raças
Por: Môser Ferrari
Fumian
O
sistema de cotas é um programa criado pelo
governo,relacionando 50%de bolsas de
estudos para negros,indigenas e alunos oriundos de escola
publica, o que desencadeouuma serie de comtroversias. Isso se agrava na
sociedade como um insulto,''pois é a cor é que mostra a inteligencia”,não!
Não é a raca,a cor,sim a
democracia ,igualdade com educacao e justica.Porque a sociedade
olha para o
sistema de cotas como um ato vergonhoso para o
governo,porque estão formando alunos sem capacidadede ingressar nas universidades federais e
estaduais. Na
sociedade e no mundo todos veem o BRASIL em declinio pois
o sistema de cotas brasileiro e tratado como um termo de''chacotas”porque muitas
vezes acontecem comcursos publicos;vestibular ,provas e no final existe
desigualdade nas aprovacoes.O que manda é o QI ,o que indica !!!
Todos nos cidadaos devemos tomar conciencia , e procurar
igualdade nos direitos pois o sistema de cotas so facilita para uns e
acaba com a vida de outros cidadaos.
Sistema
de cotas
Por: Mariane G.Ramos
1002 FG
É uma medida
governamental que cria uma reserva de vagas em instituições
públicas ou privadas
para classes sociais mais desfavorecidas.
Não poderia ser diferente pois a finalidade do ensino
superior é formar profissionais capacitados que possibilitarão ou
não o crescimento do país nas diversas searas: tecnologia,
educação, economia, etc. O ingresso ou não do indivíduo em
escolas de ensino superior deverá ou deveria depender de um processo
seletivo que terá como prioridade escolher os que estão
qualificados ou não.
Se por um lado as cotas obrigam que as faculdades
destinem 50% das vagas para alunos advindos da escola pública, ele
limita o número deste tipo de alunos que irão ingressar em seu
corpo docente.
As vagas para os futuros profissionais, engenheiros,
médicos, etc serão garantidas única e exclusivamente por quesitos
estranhos ao mérito, como cor da pele ou de onde veio o seu
certificado de conclusão de curso.
Portanto, entendemos que o sistema de cotas raciais é
inconstitucional e inadequado para o nosso país, além de trazer
várias implicações para a Universidade no sentido de comprometer a
qualidade de sua missão maior que é a produção do conhecimento,
buscando a integração social, a eficiência e a soberania do nosso
país. Para o Brasil, enquanto Estado Democrático de Direito, o
sistema de cotas implica em afronta aos princípios constitucionais.
Como ações afirmativas para reduzir a desigualdade no país,
devemos investir no ensino básico de incentivo à permanência do
aluno na Universidade.
Eu sou contra. Sabe porque?Quem diferencia está
fazendo o que?Igualando ou desigualando?
A luta não deveria ser pra que tivéssemos todos como
estudar?
Ou se ainda não se pode dar estudo pra todos, que sejam
as cotas definidas por questões de cunho de nível de pobreza -
porque sabemos que o que define a maior dificuldade de ingressões
nas faculdades, além da falta do gosto pelo estudo, é a pobreza -
já que esta impede pais de dar a seus filhos condições necessárias
ao estudo, como alimento, tempo livre pros estudos e livros. Ou será
que acham mesmo que a razão da dificuldade de ingressão nas
universidades é a cor da pele?
"Sobre racismo, eu prefiro me calar. Às
vezes, não falar é levantar uma bandeira."
"Não importa se a pessoa é branca, preta, rosa. O racismo é
irracional, impede a evolução. É uma estupidez que se aprende em
casa."
Solução
ou preconceito?
Por:
Luana Alonso
Negros,
brancos, pardos, índios, ricos e pobres. Diferentes classes sociais,
diferentes cores de pele, porém são todos seres humanos. Seres
pensantes. Mas a questão é: deveria existir diferenças? Deveria
existir separação por etnia ou classe social? O Sistema de Cotas é,
afinal, uma solução ou é algum tipo de preconceito?
Brasileiros
estudam durante semanas ou até meses para o ENEM ou Pró-UNI e
muitos passam, mas outros não passam. Porém, os alunos que
estiverem enquadrados no Sistema de Cotas, terão uma chance muito
maior de entrar em uma universidade, pois já terão metade da bolsa
garantida, por serem negros, índios, pardos, ou oriundos de escolas
públicas. Ocorre que esse sistema burla o art. 5º
da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
(CRFB/88): "Todos são iguais perante a lei, independente de
raça, crença, cor, credo, etc.". A chamada "solução"
que o governo Lula impôs é vista, então, como uma desigualdade
social muito grande, pois, de certo modo, inferioriza os brasileiros
de classe social mais baixa e aos brasileiros com diferenças
étnicas.
Há
também aqueles que concordam com esse sistema, pois o vêem como uma
grande oportunidade aos que, talvez, por mérito próprio, não
conseguiriam passar em uma universidade. Mas e se, ao invés de
entrar em uma universidade de seu desejo, o bolsista for designado a
alguma outra? É mais um caminho que o sistema oferece. Caminho o
qual muitos não querem traçar.
Sabe-se
que o Sistema de Cotas é injusto, pois além de discriminar os
brasileiros, podem designá-los à outra universidade, agindo de
forma errônea sobre a decisão dos candidatos e assim causando mais
polêmica.
Portanto,
conclui-se que esse sistema é realmente absurdo! Um país como o
Brasil, com um potencial educativo avassalador, aprovar o sistema de
cotas, trata-se não apenas de uma discriminação racial, mas
determinantemente social.