sexta-feira, 28 de junho de 2013

Atenção galera!

Amanhã teremos no Instituto de Educação muita diversão e animação!!!

Contamos com sua participação...


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Está chegando a hora minha gente!


Reflexão


Um dos primeiros passos é acompanhar de perto a Educação dos seus filhos. 

Quer saber como? 

Dê uma olhada aqui: http://abr.io/Participacao


___________________________________________________________________


Está todo mundo falando sobre protestos, manifestações, partidos políticos...


Aproveite para entender por que as eleições são tão importantes e conheça as funções de cada cargo político: http://abr.io/Ir6V

Foto: Tá todo mundo falando sobre protestos, manifestações, partidos políticos...

Aproveite para entender por que as eleições são tão importantes e conheça as funções de cada cargo político: http://abr.io/Ir6V

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Inverno começa com frio e chuva no Rio Grande do Sul

Temperaturas irão diminuir no fim de semana,segundo Inmet. Máximas ficarão abaixo dos 20°C nesta sexta-feira (21).

Frio e chuva em Porto Alegre nesta sexta-feira (21) (Foto: Vinícius Rebello/G1)Frio e chuva em Porto Alegre nesta sexta-feira (21) (Foto: Vinícius Rebello/G1)
 Rio Grande do Sul amanheceu com tempo característico de inverno nesta sexta-feira (21) no dia em que a estação se iniciou. Faz frio e chove na maior parte do estado. Durante o dia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo encoberto, com condições favoráveis a chuva forte em áreas isoladas. Os ventos podem variar de 60 km/h e 90 km/h, o que diminui a sensação térmica.
Em São José dos Ausentes, na Serra, fazia 8,6°C por volta das 7h. Em Porto Alegre o Inmet registrava 13,6°C, com vento e chuva fraca. O dia seguirá úmido. Em São Luiz Gonzaga, na Região das Missões, foi registrado o maior volume de precipitação até o início da manhã, com 20 milímetros.
Durante a tarde as temperaturas tendem a ficar baixas. O Inmet prevê máximas de 18°C. Em Porto Alegre não deve fazer mais de 16°C. Em Erechim, no Noroeste, a previsão é de até 14°C e, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, 13°C.
Frio aumenta no fim de semana
No sábado (22), as temperaturas não devem passar dos 16°C no estado. O Inmet indica que o tempo permanecerá nublado, com chuva fraca em áreas isoladas no Leste. Nas demais regiões, pode ocorrer formação de nevoeiro. Já no domingo (23) a chuva deverá dar uma trégua. O tempo deverá ficar parcialmente nublado, e úmido. As temperaturas irão variar de 2°C a 19°C.

Inverno começa hoje no Brasil





O inverno começou nesta sexta-feira. E deve ser de pouco frio, chuvas irregulares, registro de queimadas e baixa umidade na região central do país. 

A previsão é da Climatempo, que diz que as temperaturas devem ser mais baixas no começo. Depois, elas ficarão mais altas do que a média na maior parte do Brasil. 

Para julho, a previsão é de muitas frentes frias chegando ao país e afetando Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Amazônia. Agosto deve ser o mês mais seco, com frentes frias, mas sem frio intenso, com exceção da região sul, que terá geada. Em setembro, o tempo deve ser seco e quente em quase todo o país.

http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=48711

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mensagem...

Saudade é a mais elevada expressão que nos ocorre neste momento pela morte de nossa querida aluna Karolyna Folly Pires.

Nossos sentimentos à família, pelo ocorrido.

Que DEUS os abençoe...

Com certeza vamos sentir sua falta!

Venha participar!



Sugestões para seu arraial!





16 Dicas de decoração para festas juninas veja aqui:


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Feira Cultural:

Espaço para estreitar o vínculo com a comunidade


 | Educação Infantil - Leninha Ruiz
É muito importante ampliar a formação cultural das famílias e envolvê-las na proposta pedagógica da escola
A escola é um lugar de inserção e divulgação cultural por excelência. Claro que o foco principal da instituição é a aprendizagem das crianças. Porém, ampliar a formação cultural das famílias e envolvê-las na proposta pedagógica da escola também é uma meta na EMEI Profª Maria Alice Pasquarelli.
Uma maneira bacana de envolver a família com a escola e divulgar nosso trabalho é organizar uma feira cultural. Na nossa escola, a feira sempre ocorre no 2º semestre e funciona da seguinte forma:
- É realizada sempre em um sábado durante o dia;
- São organizadas exposições ou instalações dos trabalhos das crianças e dos projetos desenvolvidos;
- É escolhido um tema para alinhavar a mostra e as apresentações de palco;
- As exposições precisam ser interativas: pode-se mexer nelas, tirar fotos em painéis ou vivenciar algo;
- Todas as turmas ensaiam e fazem uma apresentação no palco;
- São convidados grupos de música, dança ou teatro da cidade para se apresentarem também;
As exposições e apresentações de palco são produtos finais dos projetos desenvolvidos com as crianças, ou seja, fazem parte do planejamento do professor para o 2º semestre. Já tivemos temas como em a música através do tempo, a arte e os diferentes movimentos, os projetos de natureza e sociedade, a literatura infantil, entre outros.
Impactos na aprendizagem
Quando as crianças sabem que estão produzindo algo ou ensaiando para mostrar para muitas pessoas, elas se envolvem de tal maneira que é recorrente na fala dos professores que a autoestima delas vai às alturas.
Depois da feira, o impacto na aprendizagem dos diferentes eixos é surpreendente. Nos parece que elas se sentem mais confiantes e responsáveis, assumindo uma participação mais ativa nas situações didáticas.
Outro aspecto importante aqui na escola é que envolvemos todos na preparação da feira: além dos professores e alunos, os funcionários e pais de alunos também participam e colaboram muito, e cabe à equipe de direção e aos professores convidá-los e envolvê-los.
Preparativos de 2013
Neste ano, a intenção é focar na música e nas brincadeiras tradicionais da infância sob o tema “A brasilidade das músicas e das brincadeiras de todos os tempos”. Ainda estamos na fase de ter ideias. O plano de ação será elaborado, coletivamente, no dia do planejamento logo no início do 2º semestre.
A ideia surgiu por conta da nova matriz curricular da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos na qual os eixos de música e movimento trazem uma abordagem de resgate da cultura local com foco nas músicas e brincadeiras da infância.
Depois disso, elaboramos e enviamos para cada família um folder explicando cada instalação, onde estará localizada e as apresentações de palco com os horários para que possam se organizar.
Claro que dá um trabalho imenso! Para tanto, elaboramos um plano de ação para definir o que, quando, como e quem vai se responsabilizar para que dê tudo certo e não atrapalhar, em hipótese alguma,a rotina das salas de aula.
E na sua escola, como é organizada a participação das famílias?

Em AÇÃO!

Final de semestre, tempo de avaliar o que foi bacana e o que precisa ser melhorado


 | Educação Infantil - Leninha Ruiz
Fazer de reuniões de feedback é fundamental no processo de avaliação
Quando chega o mês de junho, todo coordenador pedagógico precisa dedicar um tempo para fazer a avaliação da equipe docente.  É claro que na escola estamos o tempo todo fazendo avaliações, reflexões e escolhas, mas o corre-corre do dia a dia faz com que resolvamos problemas mais pontuais. Nem sempre dá tempo de parar para analisar o todo da forma como gostaríamos, não é? Por isso, me organizo para dedicar muitas horas dos dias de junho para isso! E elas são realmente necessárias!
O final do 1º semestre é o momento em que vamos interromper o ano letivo e retomá-lo dali a algumas semanas. É o meio de uma etapa, que será continuada no e com o mesmo grupo – hora de avaliar o que foi bacana e o que precisa ser melhorado, afinal, teremos ainda mais 4 meses inteiros para ajustar o que achamos que não foi muito bom.
Como organizo esse processo
Na minha escola, utilizo um instrumento que foi elaborado juntamente com o grupo de professores há alguns anos. Trata-se de uma ficha de avaliação, revisada sempre que considerarmos necessário (vocês podem acessar o modelo aqui).
Faço assim: em um horário de trabalho coletivo, cada professor preenche o impresso fazendo uma autoavaliação e me entrega. Os pontos avaliados por eles são: planejamento, gestão de classe, aprendizagem das crianças e relações sociais ou profissionais.
Leio cada uma das fichas deles e escrevo um relatório, que nada mais é do que uma devolutiva para cada professor. Nesse documento, registro primeiramente todos os aspectos positivos de sua atuação. Depois, listo alguns itens que podem ser melhorados, especificando bem porque e como eles podem melhorar. Quanto mais detalhado ele for, melhor. Percebo que os professores aceitam criticas mais facilmente se elas estiverem bem embasadas.
Quando termino a minha avaliação, agendo uma reunião (que dura cerca de 45 minutos) com cada professor para dar a ele o retorno.  A diretora de escola colabora em todo o processo. Inclusive, sentamos juntas para dar o feedback aos professores. Porém, é minha atribuição acompanhar a aprendizagem dos alunos, registrar os processos durante o semestre e elaborar o relatório final.
Qual é o resultado de tudo isso? Os professores consideram as sugestões de melhorias e, principalmente, ficam muito satisfeitos com o reconhecimento de seus trabalhos. Por isso, eu procuro sempre valorizar as qualidades das pessoas que fazem parte da minha equipe. Mesmo sendo uma avaliação que não impacta nos salários deles, ela é muito válida! Depois desse trabalhão, arquivo uma cópia junto com as autoavaliações feitas por eles e entrego uma cópia para o professor.
Vocês já começaram esse processo nas escolas de vocês? O que acharam da minha forma de organizá-lo? Não se esqueçam desse momento tão importante!
http://revistaescola.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2012/06/22/final-de-semestre-tempo-de-avaliar-o-que-foi-bacana-e-o-que-precisa-ser-melhorado/

Sugestões

A dica da Revista Recreio de hoje é para a festa junina.
 Veja dicas legais para produzir as crianças na moda caipira com estilo:http://abr.io/caipirA

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Enem 2013

Tire suas dúvidas sobre o Exame Nacional

 do Ensino Médio




Educar
Foto: Dreamstime
Foto: 75 universidades federais e estaduais usarão a pontuação do ENEM em seus vestibulares
Mais de 100 universidades federais e estaduais usarão a pontuação 
do ENEM em seus vestibulares

Além de servir como prova para o processo seletivo de universidades federais, estaduais e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Enem 2013 será utilizado para a seleção dos bolsistas do ProUni  e ainda continuará valendo como parte das notas de alguns vestibulares de instituições particulares.

A iniciativa de substituir o vestibular pelo Enem é uma tentativa do MEC de reformular o currículo do ensino médio. De acordo com Fernando Haddad, ministro da Educação na época da mudança, o atual sistema de seleção privilegia a "decoreba" ao invés de estimular o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio. Haddad acredita que, ao cobrar esses conteúdos da maneira como vem sendo feito, as universidades e faculdades influenciam negativamente a grade do Ensino Médio e essa é uma das principais causas da má qualidade do Ensino Médio brasileiro. "O vestibular está desorganizando o currículo do Ensino Médio. Os assuntos cobrados não colaboram para a compreensão do mundo e seus fenômenos", disse o ministro.

Para entender melhor o Enem 2013, o Educar Para Crescer elaborou uma lista com as principais dúvidas sobre o exame.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Curiosidades

Álbum de figurinhas virtual 
"As aves mais incríveis do Brasil"

Um jogo de conhecimentos em que cada resposta certa sobre as aves brasileiras vale figurinhas para um álbum virtual. Você pode escolher o álbum de seu bioma preferido: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Divirta-se e aprenda muito sobre as espécies que habitam nosso bioma!


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Escola Ativa


Reunião no I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão para definir estratégias com foco no ID 2013


Participantes: Direção, IGT, Coordenação Pedagógica, Orientador Educacional, Agentes de Leitura, Secretária, Articulador Pedagógico.








"Se quisermos alcançar resultados nunca antes alcançados, devemos empregar métodos nunca antes testados." Francis Bacon.



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ficam todos convidados a participar e prestigiar o evento.





Nesta quinta-feira (06), a partir das 20 horas, a "Quadrilha - I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão" se apresenta na Festa de Santo Antônio.

Hora do recreio


Que tal uma sobremesa fácil? 
Peça a ajuda das crianças e veja como fazer cubinhos de paçoca deliciosos
 (que não precisam nem ir ao forno!). 

Na dica da Revista Recreio de hoje: http://abr.io/Pacoca


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dica do dia!

 Confira diversos conteúdos que preparamos sobre o tema em:



Meio ambiente e sustentabilidade


As questões ambientais ganharam força nesta última década, e é seu papel, professor, levar os temas relevantes para a boa vida no planeta para dentro da sala de aula. Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos mais de 260 links com reportagens, entrevistas, infográficos, vídeos e planos de aula sobre o tema. Ajude a transformar a sua escola em um exemplo de sustentabilidade e bom trabalho!








Água