quinta-feira, 28 de março de 2013

Mensagem


Tenha uma Semana Santa abençoada!

 
 
 
 
 Desejamos a todos uma Feliz Páscoa repleta de paz, amor, alegrias,felicidades e boas leituras!
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 26 de março de 2013

segunda-feira, 25 de março de 2013

Boas experiências...




Educação ambiental para as crianças


Professora Nivânia Félix dos Santos

Escola EM Ausônio Araújo, de Currais Novos, a 196 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte.

O que ela fez Trabalhou noções de Educação ambiental com as crianças com base em rodas de conversa e em aulas passeio pelo entorno da escola, uma ida ao principal rio da cidade e uma visita a uma olaria. A turma percebeu o que causava a poluição e como o lixo era jogado indevidamente em vários espaços da cidade. A produção de desenhos e textos coletivos, ditados para a professora, serviram como registro das aprendizagens das crianças, que ainda organizaram uma passeata e passaram a cuidar mais da limpeza da pré-escola.

O que ela trabalhou A vida em sociedade, contato com a natureza, observação de fenômenos naturais e preservação do ambiente.



Leia a reportagem completa Preservar também é coisa de criança


Educação Infantil

Friecrich Froebel
Friedrich Froebel
O alemão Friedrich Froebel (1782-1852) foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas - ideia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. O criador dos jardins de infância defendia que o aprendizado se dá por meio da prática. Para ele, cada criança é como uma planta em fase de formação, que exige cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.


http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml?page=9.1

sexta-feira, 22 de março de 2013

Você sabia?

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dica da semana!


Foto: planejamento 


Quem leva o planejamento a sério consegue excelentes resultados. 


A importância da leitura na vida e na educação



Leitura literária: como formar uma escola leitora


A sua escola forma professores e alunos leitores? Articula leitura e escrita de forma consistente? Organizamos um especial com 13 reportagens, 5 projetos, sugestões de materiais e recursos multimídia para ajudá-lo na tarefa



ACESSE O LINK ABAIXO

Que frescor!

"São as águas de março fechando o verão é a promessa de vida no teu coração..."


Reflita!


quarta-feira, 13 de março de 2013

Tudo sobre leitura


Foto: RICARDO JAEGGER

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com tudo o que você precisa saber sobre leitura! 

Confira reportagens, vídeos e planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto. BOA LEITURA!


terça-feira, 12 de março de 2013

Como ensinar a seu filho que ler é um prazer


Dicas para incentivar seu filho a ler todos os dias e, assim, ter amor pelos livros


Foto: livros
Foto: Marcella Briotto
 
Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Então, o que está esperando? Veja nossas recomendações e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. Você pode encontrar boas dicas de livros em nossa biblioteca básica de leitura!

 http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml