terça-feira, 25 de dezembro de 2012

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Planejamento pedagógico


Organizar bem seu tempo, planejar de acordo com as necessidades de cada aluno, promover um ambiente de cooperação... Confira essas e outras questões essenciais para o sucesso de seu trabalho na opinião de um grupo de 11 especialistas ouvidos por NOVA ESCOLA

Para ser um professor eficiente, não basta ter boa vontade. É preciso estudar muito e sempre, dedicar-se, planejar e pensar em diferentes estratégias e materiais para utilizar nas aulas. Para levar todos - sim, todos! - a aprender, é essencial ainda considerar as necessidades de cada um e avaliar constantemente os resultados alcançados. Apesar de complexo, esse não é um trabalho solitário: com os colegas da equipe docente, você deve formar um verdadeiro time, apoiado pelo diretor e pelo coordenador pedagógico da escola. Seu desempenho, no entanto, só será realmente bom se você conhecer o que pensam os alunos e considerar que as famílias são parceiras no processo de ensino.

Com o objetivo de ajudar na reflexão sobre todas essas questões que fazem parte do trabalho e pensar em como aprimorá-lo, NOVA ESCOLA listou 50 ações pedagógicas, divididas em oito categorias. Elas foram elaboradas por Alda Luiza Carlini, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Christina D’Albertas, da Escola Vera Cruz, em São Paulo, Cleusa Capelossi, da Escola da Vila, também da capital paulista, e outros oito especialistas, que são citados nas próximas páginas desta reportagem.
Confira nas próximas páginas as ações propostas por eles. A sugestão é que você perceba o que já incorporou à sua prática e o que precisa incluir no seu dia a dia para fazer com que o próximo ano seja grandioso.

Leitores que sugeriram a reportagem: CAROLINE SILVA LEITE COELHO, São Gonçalo, RJ, SOCORRO CHRISTIANE DE PAIVA SOUSA NOLETO, Teresina, PI, SINARA DE CASTRO LIMA, Vianópolis, GO, NILTON CARLOS LOPES DA SILVA, Bertolínia, PI, MEIRE DE FATIMA SILVA OLIVEIRA, Monte Carmelo, MG, CARMALITA SOARES CHAVES ALMENDA, Marabá, PA, ROBERTO ACCIOLY CASADO, Maceió, AL, MÁRCIO DE LACERDA CARVALHO, Fortaleza, CE, RITA DE CÁSSIA ALMEIDA DOS SANTOS, São Bernardo do Campo, SP, ALEX FERRANTI PELICIOLI, Porto Alegre, RS, MARILIANA COSTA, Fortaleza, CE, MARIA MARINEIDE PIO, Pacajus, CE, e MARIA SILVIANE DE SOUSA, Itapipoca, CE 

Continue lendo a reportagem acessando o link abaixo:

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/50-ideias-2010-518585.shtml

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O que fazer com os filhos nas férias?


Ele pode continuar aprendendo longe da escola e, o que é mais importante, estreitar laços afetivos que ficam um pouco esquecidos na 
correria do período letivo
Foto: É hora de reservar um tempinho na sua rotina e passar um tempo com seu filho! 
  É hora de reservar um tempinho na sua rotina e passar um tempo com seu filho!

As férias se aproximam e os pais já começam a se desesperar: o que fazer com tanto tempo livre? Mesmo que você não esteja de férias também, é possível separar um tempo para brincar mais com seu filho. Esse momento, que parece tão simples, tem um valor incalculável para o crescimento saudável da criança e pode ser vivido com mais intensidade quando a agenda dos pequenos não está atribulada. "Os momentos de interação e integração com a família tornam a criança muito mais confiante", assegura a arte-educadora Fátima Balthazar, que é assessora pedagógica do Sistema Educacional Família Escola de Curitiba (PR).

Procure experiências de qualidade que podem ser compartilhadas em família, com direito a aprendizado e descobertas. "A família que gosta de cozinhar pode pesquisar junta de onde veio o macarrão e por que o queijo derrete", exemplifica a publicitária Roberta Landmann, de São Paulo, que desenvolve com psicólogos e educadores uma linha de kits de atividades para pais e filhos. Esse tipo de atividade é prazerosa para os pais, educativa para os filhos e divertida para ambos - desde que se reserve um tempo para isso.

"É muito importante que os pais não expressem mau-humor porque o filho está de férias", aconselha Fátima. Ela lembra os pais que proporcionar momentos de lazer é também proporcionar afeto. Pensando nisso, ela propõe um cardápio de férias - com uma atividade por dia da semana - para que pais se organizem e filhos não fiquem ansiosos devido à falta de rotina, ou à mercê da programação da TV. 


Acesse o link abaixo e veja a matéria na íntegra



Guia de férias 2013: 400 dicas!

 
As férias finalmente chegaram!

 É hora de relaxar e recarregar as baterias. Para ajudar você a aproveitar o merecido descanso, produzimos um guia com sugestões de livros, mais de 100 filmes, textos literários, passeios, cursos e eventos em todo o Brasil. Divirta-se!

http://revistaescola.abril.com.br/ferias/

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Convite de Formatura - 2012



 
 
 
O I.E. Eliana Duarte da Silva Breijão tem  honra de convidá-los para a cerimônia de Formatura dos seus alunos.

Dia: 22 de Dezembro de 2012
Horário: 20 h
Local: Salão Lions/Rotary
 
"Quem ensina com amor, educa para a vida inteira."

Porciúncula/RJ





sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Garanta sua vaga!


Renovação de Matrícula para 2013: Secretaria da escola deverá fazer a renovação no Conexão Educação



Todos os alunos da rede estadual de ensino, que desejam continuar na unidade escolar em que estão matriculados, deverão realizar a RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2013, no período de 03 a 28 de dezembro. A renovação de matrículas deverá ser feita diretamente no sistema Conexão Educação, pela secretaria da escola. O responsável dos alunos menores de idade deve comparecer à escola, nesse período, munido de original e cópia do documento de identidade, e formalizar o desejo de que seu/sua filho/a continue 
na escola em 2013.

No momento da renovação de matrícula, o aluno ou responsável deverá informar à escola se deseja ter aula de Ensino Religioso e fazer a escolha de uma segunda língua estrangeira (língua estrangeira optativa) em 2013.

O secretário escolar preencherá a ficha de renovação de matrícula do aluno no sistema Conexão Educação, com essas informações inclusive, e a imprimirá para que seja assinada pelo aluno ou responsável. Essa ficha assinada deverá ser arquivada na pasta do aluno, junto com a cópia da identidade e demais documentos apresentados.

Solicitamos que os alunos ou responsáveis atualizem seu endereço, telefones e outros documentos, bem como a existência de alguma necessidade especial e o credo religioso.

A renovação de matrícula é condição indispensável para garantir a vaga na mesma escola em 2013.

 
 http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/fique.asp?EditeCodigoDaPagina=10793


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Apresentação da Monografia - Turma: 3001 Curso Normal

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Professora Orientadora Doracinéia C. Dutra

Diretores: Wagner Lima e Fabrício Arantes

Local: I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão -   Data: 13/12/2012

Disciplina: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INICIAÇÃO A PESQUISA
 
 

  Parabéns a todos pelo o esforço e dedicação!

Última chamada!


Última chamada: Novo Acordo Ortográfico passa a valer em 2013

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa vigora desde 2009, mas a partir de 2013 as novas regras serão obrigatórias. Você domina todas as mudanças? Explicamos o propósito do acordo e cada uma das normas que modificaram a grafia do português




Ideias Sustentáveis


 RECICLAR   -  REUTILIZAR  - REAPROVEITAR
 

 Essas são as palavras de ordem do momento.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                             Geladeiras antigas viram armários

 

Mais uma ideia de como reutilizar objetos antigos para novos usos...Desta vez, são as geladeiras antigas que ganharam roupa nova!
Com muita criatividade elas saŕram da cozinha e foram parar na sala, no quarto, no escritório... Mas no lugar do gelo, das bebidas e dos alimentos elas agora guardam livros, bolsas e vários outros objetos que não precisam ser refrigerados!
Isso mesmo... elas viraram lindos armários customizados que além de organizar dão um visual descontraIdo na decoração!


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fique por dentro!



Renovação de matrícula para 2013: Secretaria da escola deverá fazer a renovação no Conexão Educação
 
Todos os alunos da rede estadual de ensino, que desejam continuar na unidade escolar em que estão matriculados, deverão realizar a RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2013, no período de 03 a 28 de dezembro. A renovação de matrículas deverá ser feita diretamente no sistema Conexão Educação, pela secretaria da escola. O responsável dos alunos menores de idade deve comparecer à escola, nesse período, munido de original e cópia do documento de identidade, e formalizar o desejo de que seu/sua filho/a continue na escola em 2013.

No momento da renovação de matrícula, o aluno ou responsável deverá informar à escola se deseja ter aula de Ensino Religioso e fazer a escolha de uma segunda língua estrangeira (língua estrangeira optativa) em 2013.

O secretário escolar preencherá a ficha de renovação de matrícula do aluno no sistema Conexão Educação, com essas informações inclusive, e a imprimirá para que seja assinada pelo aluno ou responsável. Essa ficha assinada deverá ser arquivada na pasta do aluno, junto com a cópia da identidade e demais documentos apresentados.

Solicitamos que os alunos ou responsáveis atualizem seu endereço, telefones e outros documentos, bem como a existência de alguma necessidade especial e o credo religioso.

A renovação de matrícula é condição indispensável para garantir a vaga na mesma escola em 2013.
 
 http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/fique.asp?EditeCodigoDaPagina=10793

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dica do dia!


Árvore de Natal com morangos!






Viagem...

 Especialistas dão 10 dicas para economizar

 na viagem de férias

"No longo prazo, qualquer viagem dos sonhos é possível. Basta ter uma meta e ser fiel a ela". A afirmação cheia de otimismo é de Mauro Calil, autor do best-seller econômico "A Receita do Bolo". Segundo o educador financeiro, planejar as férias com antecedência é o ponto de partida para garantir dias tranquilos de descanso, sem estourar o orçamento dos meses seguintes.
Para quem está começando a pensar no destino de verão ou já está de malas prontas para curtir os dias de folga longe de casa, o UOL colheu dez dicas de especialistas em finanças pessoais que podem evitar que seus dias ensolarados provoquem um inverno de dívidas na sua renda pelo resto do ano.  
 

http://viagem.uol.com.br/ultnot/2012/01/16/especialistas-dao-10-dicas-para-economizar-nas-viagens-de-ferias.jht

Medidas simples podem evitar o rombo no orçamento de viagem



1 - O poder da negociação em grupo
Para os especialistas em finanças pessoais, apostar em um pacote de viagem é sempre vantajoso. "Em grupo o poder de negociação é mais forte e as operadoras conseguem bons descontos em passagens aéreas e hospedagens", garante o economista Mauro Calil.
Antonio De Julio, diretor da empresa de educação financeira MoneyFit, faz coro aos benefícios dos pacotes turísticos. Mas recomenda aqueles que são "all inclusives" - que trazem embutido no valor final os gastos com alimentação. "Despesas com restaurantes costumam ser os vilões do estouro no orçamento das férias. Hoje existem pacotes que incluem até o serviço de bar dos hotéis".


2 - Não caia na armadilha dos juros!
Investir em pacotes de viagem é uma decisão esperta, mas fuja dos parcelamentos. "Contrair juros em pagamentos a prazo é bobagem. Pagamento à vista é garantia de economia e dinheiro vivo aumenta a possibilidade de barganha", aconselha Calil.
Caso você ainda não tenha saldo bancário suficiente, vale economizar e comprar o pacote na data mais próxima da viagem. "As operadoras costumam pressionar o cliente alegando que se a compra não for feita na hora, acabarão as vagas na excursão. Sempre há novos grupos sendo organizados pelas empresas turísticas, o cliente pode ficar tranquilo", diz o especialista.



3 - Bate-papo de turista na internet
Para quem não gosta de seguir as regras de uma viagem em grupo mas busca economia, a internet é uma importante aliada. Pesquisas em fóruns de discussão podem render boas dicas.
"Nos grupos virtuais há dicas de pechinchas em hotéis ou reclamações de quem pagou caro por um mau serviço", explica Samy Dana, professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Visitas aos sites de compra também podem revelar surpresas agradáveis, segundo Gustavo Cerbasi, autor do livro "Como Organizar sua Vida Financeira". "Sexta-feira é um ótimo dia para comprar nesses sites. Desistências de última hora são comuns e, para não ficarem no prejuízo, as empresas disponibilizam passagens a preços baixíssimos".



4 - Evite o pesadelo à beira-mar
O descanso na casa de praia com a família também requer cuidados especiais. "Pagar pela conveniência é uma armadilha para quem passa férias no litoral", afirma Cerbasi.
O economista cita como exemplo clássico o pesadelo da fila no supermercado. "Para não enfrentar a espera e o estresse, nos entregamos à tentação de comprar na mercearia perto de casa. O problema é que nesses estabelecimentos menores os preços costumam ser bem inflacionados", alerta.
Dica do especialista é levar no bagageiro do carro a maior parte possível dos mantimentos que forem ser consumidos nas férias. "Tudo é mais barato na cidade. Até as grandes redes no litoral costumam ter preço mais altos".



5 - O preço da fidelidade
Para quem não dispensa as delícias de uma gastronomia típica, o caminho para conseguir descontos é aproveitar as vantagens da "fidelização". Nas cidades que vivem de turismo, bares e restaurantes disputam a preferência dos visitantes e oferecem alguns mimos.
"Se você gostou de um estabelecimento, não se acanhe em pedir um desconto para uma próxima visita", aconselha Cerbasi. "Muitos restaurantes oferecem uma sobremesa grátis ou cupons de desconto de até 10% na conta do turista que aparece pela segunda vez".


6 - Ser pedestre ou motorista?
Outra pesquisa importante a ser feita no cálculo prévio do orçamento é verificar se vale à pena usar o meio de transporte público do destino escolhido, táxi ou alugar um carro.
"Em algumas cidades é preciso percorrer grandes trajetos para chegar aos pontos turísticos. E, muitas vezes, elas não contam com um sistema eficiente de ônibus e metrô e os táxis são caros", avalia Calil. "Nesses casos, fechar um pacote com uma empresa de locação de carros pode ser interessante".



7 - Cuidado com o cartão de crédito!
Nas viagens internacionais ou cruzeiros marítimos - que cobram em dólar, ainda que estejam em território nacional - os gastos no cartão de crédito devem ser evitados. "Por mais que se calcule o preço final do produto fazendo a conversão da moeda, sempre há o risco de se assustar com a fatura no fim do mês", aponta o professor de finanças Samy Dana.
Além da cobrança do Imposto sobre Operações de Crédito (IOF) - que hoje gira em 6,5% - o valor do dólar ou do euro cobrado pelas operadoras de cartões de crédito costuma ser o do câmbio da data de vencimento da fatura.
"O consumidor corre o sério risco de a moeda estar com a cotação bem mais alta do que a do dia das compras", alerta Dana.


8 - Comprinhas perigosas
Os especialistas também alertam para as taxas alfandegárias de cada país. "Elas costumam ser altíssimas! Se está no plano do turista fazer compras, um estudo prévio sobre os impostos locais é indispensável", diz De Julio.
Outra boa dica é estabelecer um limite para gastos diários com as compras. "Sair com dinheiro vivo na mão ou com um cartão de débito internacional pode ser uma referência precisa para saber a hora de frear os gastos", completa o economista.



9 - Verdinhas no bolso
Deixar para última hora a compra dos dólares ou dos dos euros a serem gastos na viagem não é decisão acertada, opina Mauro Calil. O ideal é adquirir um pouco por mês até a data da partida.
"Dessa forma é possível observar com calma as variações de câmbio da moeda e aproveitar as boas oportunidades".
 




 

 
 
 
 
 
10 - Comece já a reorganizar sua vida financeira!
Para quem está planejando uma grande viagem e conta com prazo para juntar dinheiro, o economista Samy Dana recomenda que a renda mensal seja dividida em três partes iguais.
"A primeira destinada aos gastos básicos, como alimentação, transporte e contas da casa. A segunda com entretenimento, como idas a restaurantes, cinema e vestuário", explica. "A terceira parte chamo de gastos com acúmulo de patrimônio. Nisso estão inclusos a compra de um carro, imóvel ou uma grande viagem".




 

Um guia completo para as férias

Dicas espertas para seus filhos aproveitarem a pausa com atividades variadas, muito descanso e sem exagerar no uso do videogame e do computador

 

Educar
Foto: Carol do Valle
praia
              Não encher a criança de compromisso mas também mantê-la ocupada é o segredo

Férias! Para as crianças, é um dos períodos de descanso do ano. Agora é esquecer um pouco a escola e só pegar em cadernos daqui a um mês. Essa mamata toda, porém, assusta um pouco os pais. O que fazer com os pimpolhos em todo o tempo livre? A preocupação é justificada, mas a boa notícia é que existem, sim, diversas formas interessantes de entreter a garotada e, de bônus, ainda reforçar os laços familiares. Só é preciso um pouco de dedicação, isto é, nada de largar a tarefa para o playground do prédio e os fiéis companheiros eletrônicos - videogame, TV e computador.

"O segredo é não encher a criança de compromissos e, ao mesmo tempo, também não a deixar totalmente desorientada", aconselha a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna. O ideal, portanto, seria programar viagens, passeios culturais, visitas aos amiguinhos e afins, mas sem lotar os dias de seu filho a ponto de nunca deixá-lo sozinho e livre para escolher o que quer fazer. "As crianças não são senhoras de seu tempo e, hoje, acabam às vezes escravizadas até pelo prazer, com tantas idas a lanchonetes, cinema e festinhas. Os pais podem e devem co-responsabilizar os filhos por suas férias, perguntando a eles o que querem fazer", complementa Tânia, que é coordenadora do curso de extensão "Quem quer brincar?", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O equilíbrio também é bem-vindo na seleção de atividades. Dias de chuva pedem brincadeiras indoor? Pois nos dias de sol não deixe de ir andar de bicicleta no parque. Vão viajar em família? Invente jogos coletivos, que podem ser muito divertidos - mas, na volta, deixe a criança um pouco isolada, para que tire proveito também da introspecção e de sua própria imaginação.

Quer dicas mais específicas?
 O Educar para Crescer conversou com especialistas e reuniu sugestões exclusivas para as férias de seus filhos. Aproveite! 

1) Diversão em família:  As férias são uma boa oportunidade de a criança conviver com os parentes e ter novas experiências e aprendizados.

2) Diversão na vizinhança: Nada de TV, as crianças podem aprender muito mais nas férias ao explorar a vizinhança.

3) Diversão com seus filhos: Sugestões de atividades e brincadeiras para aproximar você de seus filhos.

4) Diversão com os livros: Como fazer com que os livros também façam parte das férias sem que a leitura se torne tarefa chata.

5) Diversão à moda antiga: Esconde-esconde, corre-cotia, passa-anel... Lembra as brincadeiras da sua infância? Elas são ótimas para tirar as crianças da frente da TV!

6) 10 brinquedos eletrônicos que as crianças adoram: De laptop infantil a globo interativo, de sudoku a minimesa de música: idéias para fazer a alegria da garotada.

7) 10 brinquedos que você pode fazer: Pipa, cinco marias, pé de lata... como fazer brinquedos artesanais para as crianças.

8) Como aprender em Viagens: dicas para transformar uma viagem em diversão e aprendizado em família.

9) 14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico: Descubra como você pode fazer seu filho se divertir e aprender sobre meio ambiente no zoológico.

10) 10 maneiras de aproveitar um dia no parque ou na praça: Dicas espertas para quem vai passar as férias com as crianças em sua própria cidade.

11) Guia para levar as crianças ao teatro: Um guia completo para você e seu filho se divertirem e aprenderem antes, durante e depois do espetáculo.

13) 8 dicas para aproveitar uma ida a um centro histórico: Saiba como juntar diversão e conhecimento em um passeio pra lá de educativo em sua própria cidade.

14) 7 dicas para aproveitar uma ida ao planetário: Olhar o céu - ou uma projeção dele - pode ser uma experiência ótima para ter com os filhos.



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ÁRVORE DE NATAL COMESTÍVEL
 

Decore sua mesa!   


http://bricolage-decoracao.blogspot.com.br/2012/11/decorar-comida-no-prato-em-formato-de.html


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Neve provoca atraso no transporte público no Japão

Estudantes fazem fila à espera de ônibus.

A forte neve que atinge diversas regiões do Japão provoca atraso no transporte público. Na manhã desta segunda-feira (10), alunos em Nagano faziam fila em um terminal coberto pela neve para esperar o ônibus.

Estudantes fazem fila em terminal para esperar ônibus (Foto: AFP) 
Estudantes fazem fila em terminal para esperar ônibus (Foto: AFP)
A neve, consequência de um sistema de baixa pressão, chegou a provocar no final de novembro a paralisação dos serviços de trem. Devido aos fortes ventos, algumas cidades ficaram sem energia.

Em Pauta - VESTIBULAR

 Se prepare na véspera de vestibular
 

Na reta final do processo de seleção das universidades, o candidato ainda pode aumentar (ou diminuir) bastante as suas chances de ser aprovado. Tudo depende de sua atitude!

Texto Tânia Nogueira
Veja
Foto: João Araújo
Foto: Preparação física, mental, psicológica e emocional: todas são importantíssimas para o domingo ensolarado do vestibular
Preparação física, mental, psicológica e emocional: todas são importantíssimas para o domingo ensolarado do vestibular 

É hora de parar e organizar o tempo de estudo que resta. "O grande problema do estudante brasileiro é a falta de planejamento", diz o professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo Vestibulares. "Mas esse é um esforço que sempre compensa, mesmo que seja apenas a dois dias da prova."


Acesse o link abaixo:

 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/se-prepare-vespera-vestibular-720405.shtml


Avaliação e recuperação


Fazer um diagnóstico, mapear o conhecimento prévio dos alunos e avaliar a turma ao longo do ano são passos fundamentais para não deixar ninguém para trás. Confira o especial com mais de 53 reportagens sobre avaliação e recuperação e saiba como oferecer o apoio pedagógico adequado e evitar a defasagem.

Acesse o link e veja a matéria na íntegra.

http://revistaescola.abril.com.br/recuperacao/ 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Apresentação da Monografia - Turma: 4001 Curso Normal


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Professora Orientadora: Vera Lúcia B. Dutra

Diretores: Wagner Lima e Fabrício Arantes

Local: I.E.Eliana Duarte da Silva Breijão -   Data: 06/12/2012


Disciplina: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INICIAÇÃO A PESQUISA
 
 

 Parabéns a todos pelo o esforço e dedicação!


As obras de Oscar Niemeyer



Relembre as obras criadas pelo arquiteto mundialmente reconhecido


O projeto da capital Brasília é a grande obra-prima de Niemeyer; na imagem,
 o Congresso Nacional.O arquiteto morreu na quarta-feira, 5 de dezembro, no Rio de Janeiro, aos 104 anos. 



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Atividade Avaliatória - 3001 e 4001 CN


Disciplina: CDP  Ensino Fundamental
Turma: 3001 e 4001 CN
Professora: Mileane

Obs.: Enviar o gabarito para o e-mail: mileane@yahoo.com.br






O que você sabe das teorias de aprendizagem?
1. No âmbito educacional, a mudança do foco das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança, entendendo-a como sujeito cognoscente, foi promovida pelo pensamento:

 a) Inatista
 b) Marxista
 c) Crítico social
 d) Construtivista
 e) Estruturalista

2. Organizar a prática pedagógica com base no modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos.
De acordo com essa concepção de ensino, quais afirmações abaixo são corretas?

I. É preciso rejeitar diferenças no nível de aprendizado entre os alunos.
II. É fundamental analisar o conhecimento prévio dos alunos.
III. Favorecer a segregação de alunos na sala de aula é tarefa do professor
IV. Deve-se sobrepor os objetivos de ensino aos objetivos de realização dos alunos.
V. Deve-se favorecer a construção da autonomia intelectual dos alunos.

 a) I
 b) I e II
 c) II e III
 d) II e V
 e) Todas

3. "Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele." (PCN, 1998)
A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

 a) Em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino. 

 b) Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino. 

 c) O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação,devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.

 d) A natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. 

 e) Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.

4. "Os significados que o aluno finalmente constrói são, pois, o resultado de uma complexa série de interações nas quais intervêm, no mínimo, três elementos: o próprio aluno, os conteúdos de aprendizagem e o professor. Certamente, o aluno é o responsável final da aprendizagem ao construir o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos conteúdos do ensino. Mas é o professor quem determina, com sua atuação, com o seu ensino, que as atividades nas quais o aluno participa possibilitem maior ou menor grau de amplitude e profundidade dos significados construídos e, sobretudo, quem assume a responsabilidade de orientar esta construção em determinada direção". César Coll Salvador, Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento (com adaptações).
Com base nas ideias expressas, classifique os itens abaixo em certo ou errado:

I. O papel do aluno no processo ensino/aprendizagem é o de receptor das informações selecionadas pelo professor com base no currículo da escola.
II. O papel do professor é central e concernente à abordagem tradicional de ensino.
III. Os conteúdos de aprendizagem são intrinsecamente passíveis de interpretação, cabendo, no entanto, ao professor a tarefa de garantir que se aproximem ao máximo do formalmente aceito do ponto de vista científico.
É correto afirmar que:

 a) A afirmativa I é correta.
 b) A afirmativa II é correta.
 c) A afirmativa III é correta.
 d) As afirmativas I e III são corretas.
 e) Todas são corretas.

5."Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem." (Rego, 2001)
Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

 a) Capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.
 b) Possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.
 c) Criação de zonas de atuação pedagógica baseada em conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.
 d) Proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos.
 e) Introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos.

6. O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria:

 a) Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes. 
  b) Sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem é diretamente ligada à maturação e à inteligência emocional dos sujeitos aprendentes.
 c) Comportamentalista tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos.
 d) Genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente baseada nas relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções.
 e) Genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente baseada em processos ambientais e estímulos que ali se façam presentes.

7. Vygotsky foi um dos teóricos interacionistas na área da Psicologia que tem influenciado pesquisas e práticas pedagógicas. Sobre suas concepções em relação ao desenvolvimento da criança, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

 a) Para Vygotsky a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural e não uma formação natural e universal da espécie humana.
 b) A construção do pensamento, de acordo com Vygotsky, ocorre por meio do uso de signos e do emprego de instrumentos elaborados na história humana.
 c) Segundo a perspectiva vigotskiana, os signos não são criados nem descobertos pelos sujeitos, mas construídos e apropriados com base na relação com parceiros mais experientes que emprestam significações a suas ações em tarefas realizadas conjuntamente.
 d) Entre outros signos, a apropriação pela pessoa da linguagem de seu grupo social constitui o processo mais importante no seu desenvolvimento.
 e) De acordo com Vygotsky, o pensamento humano é formado primordialmente pelas aptidões geneticamente determinadas e amadurecidas com base na estimulação ambiental.

8. De acordo com Wallon, podemos afirmar que:

 a) A criança é essencialmente cognitiva e gradualmente vai constituindo-se em um ser socioemocional.
 b) As trocas relacionais da criança com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa. As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um "sincretismo objetivo", por pelo menos três anos.
 c) Posterior ao surgimento da linguagem falada, as crianças comunicam-se e constituem-se como sujeitos, através da ação e interpretação do meio entre humanos, construindo suas próprias emoções, que é seu primeiro sistema de comunicação expressiva.
 d) No início do desenvolvimento existe uma preponderância do social, posteriormente o biológico adquire maior força.
 e) No primeiro ano de vida, a criança interage com o meio regida pela afetividade, isto é, o estágio impulsivo emocional, definido pela simbiose afetiva da criança em seu meio social.

9. Julgue os itens abaixo como verdadeiro ou falso segundo a classificação dos objetivos de ensino no que se refere aos domínios.

I. ( ) O professor deve dar mais importância ao desenvolvimento intelectual do que aos aspectos afetivos e psicomotores.
II. ( ) Dependendo do contexto e das pessoas que partilham uma relação social, o significado e a manifestação das emoções mudam.
III. ( ) Na sala de aula, deve-se planejar o desenvolvimento da inteligência e deixar que o da afetividade e o psicomotor aconteçam espontaneamente.
IV. ( ) Na aprendizagem devem ser considerados os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

A sequência correta é:

 a) F-F-F-V
 b) F-V-V-F
 c) V-F-F-V
 d) F-V-F-V
 e) V-V-V-F

10. O trecho a seguir revela as influências de um importante teórico para a aprendizagem: "A afetividade e a inteligência caminham juntas desde o primeiro ano de vida da criança. Esse período, denominado 'impulsivo emocional', é marcado pelas relações emocionais do bebê com o ambiente. A afetividade dá lugar ao desenvolvimento cognitivo quando a criança começa a construir a realidade por meio do que chamou de 'inteligência prática ou das situações'. É interessante que a escola considere os níveis do desenvolvimento cognitivo da criança e suas necessidades afetivas a fim de melhor orientar suas ações educativas".

Assinale o teórico responsável por essas ideias.

 a) Freud.
 b) Piaget.
 c) Wallon.
 d) Vygotsky.
 e) Winnicot.