terça-feira, 31 de maio de 2011

Combate ao fumo - Um desafio mundial



PORQUE FUMAR NÃO É INTELIGENTE:

- Só no Brasil o tabaco faz, anualmente, 200 mil vítimas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.

CONHEÇA UM CIGARRO POR DENTRO:

- A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

- O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

- O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.

- A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.

Por tudo isso, vamos nos unir contra o fumo:

- Evite a primeira tragada;

- Não fume na frente de crianças;

- Evite pessoas e situações que o façam fumar. Resista aos que lhe oferecem cigarro, diga sempre "EU NÃO FUMO";

- Para quem deseja parar é bom saber que os sintomas ruins após a parada são piores na primeira semana, mas são temporários, devendo desaparecer no máximo em 3 semanas;


Uma campanha da Coordenadoria de Recursos Humanos (Área de Segurança e Medicina no Trabalho) e Assessoria de Comunicação Interna do SFIEC .

FONTE: http://www.sfiec.org.br/noticias/fumo300505.htm

Tabela periódica ganha dois novos elementos


José Renato Salatiel*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Somente na última década, Plutão deixou de ser planeta, foi descoberta água em Marte, o genoma humano foi decifrado, as células-tronco puderam ser obtidas sem embriões e soubemos que o "elo perdido" entre o homem e o macaco viveu na África há mais de quatro milhões de anos.



Em ciência, aprendemos que nenhum conhecimento é definitivo. Até mesmo a tabela periódica, que classifica os elementos conhecidos segundo suas propriedades atômicas, está sujeita a revisões.

Na mais recente, anunciada por cientistas no dia 8 de junho, dois novos elementos químicos foram adicionados: os de número atômico (quantidade de prótons) 114 e 116. Eles receberam o nome provisório de ununquádio (114) e ununhéxio (116), em referência aos seus números.

Diferente de elementos mais conhecidos, como o chumbo, o ferro, o mercúrio ou o carbono, os novos compostos não podem ser encontrados na natureza. Eles foram criados por cientistas em laboratório, assim como todos os de número atômico superior a 94 na tabela.

Os elementos 114 e 116 são altamente radioativos, pesados e instáveis. Eles duram apenas frações de segundo, após os quais se dividem em substâncias mais leves.

A tabela periódica, elaborada pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907) em 1869, possui hoje compostos reconhecidos com números atômicos que vão até 112. Os dois mais recentes receberam confirmação da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês) e da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP). Foram necessários três anos de revisões e dez de estudos até que fossem adicionados à lista.

A descoberta é atribuída aos pesquisadores do Instituto Conjunto para Pesquisa Nuclear de Dubna, na Rússia, e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore da Califórnia, nos Estados Unidos. Outros elementos de números atômicos 113, 115, 117 e 118, também encontrados nos últimos anos, aguardam comprovação da comunidade científica para serem oficializados.

Decorar a tabela nova?

Para especialistas, ainda vai demorar para que os novos elementos químicos tenham aplicação prática na indústria ou cheguem ao dia a dia das pessoas na forma de produtos. Mesmo na educação, dizem eles, não deve haver grandes impactos.

Segundo o professor de Física e Química Fábio Rendelucci, por enquanto, o interesse é puramente científico. Ele diz que os compostos com 114 e 116 prótons são muito instáveis e, por isso, não permitem que tenham uso prático.

"Os novos elementos que vêm sendo incorporados à tabela ainda são muito instáveis e de vida muito curta. Todos são radioativos e se desintegram em um curto espaço de tempo, o que faz com que não possamos ainda pensar em aplicações", afirmou o professor.

Rendelucci diz que na educação também não haverá repercussão imediata. O efeito mais importante, diz ele, é mostrar que a tabela periódica é dinâmica. "Se trata de um modelo de classificação para os elementos. O aluno não pode tomá-la como uma cláusula pétrea da Química", disse.

O engenheiro e professor de Química Carlos Roberto de Lana está de acordo sobre o caráter didático da inovação. Para ele, a principal importância da descoberta é mostrar aos estudantes que a ciência é uma atividade em constante aprimoramento.

Lana acredita que a educação científica no país, sobretudo no ensino público, é muito burocrática e presa aos planos de ensino. "Neste contexto, a tabela periódica se torna mais um material para consultar na prova ou decorar antes dela. E assim não se pode ser otimista quanto ao impacto de novas descobertas", disse.

O professor vê ainda a possibilidade de futuras aplicações práticas na engenharia química. No entanto, para isso será necessária a pesquisa de elementos químicos mais estáveis. "Cada nova descoberta permite que entendamos melhor o funcionamento da matéria e a partir daí possamos dominá-la mais e dar-lhe aproveitamentos que façam a vida humana um pouco melhor", afirmou.

O sonho de Mendeleiev

A tabela periódica dispõe os elementos químicos ordenados de acordo com o número atômico. Eles são ainda classificados em metais, não metais e gases nobres e por famílias com propriedades químicas semelhantes.

Hoje, a organização parece simples e intuitiva. Mas foram necessários muitos anos de trabalho para se chegar a esse resultado. As primeiras tentativas de arranjos foram feitas no século 19.

Cientistas como o francês Alexandre-Emile B. de Chancourtois (1820-1886) e o inglês John A. R. Newlands (1837-1898) propuseram uma ordenação periódica das composições químicas, ou seja, elas repetiam a mesma propriedade depois de certo ponto.

Mas foi somente o russo Dmitri Ivanovitch Mendeleiev que, em 1869, descobriu que as propriedades dos elementos químicos provinham de suas massas atômicas. A ideia teria vindo durante um sonho.

A tabela periódica de Mendeleiev foi bem-sucedida não somente por calcular corretamente as massas atômicas como também por prever a característica de novos elementos que seriam descobertos no futuro.

Direto ao ponto volta ao topo
Cientistas anunciaram no dia 8 de junho a inclusão de dois novos elementos químicos na tabela periódica. Os compostos de número atômico (quantidade de prótons) 114 e 116 ainda não foram batizados. Eles são chamados, provisoriamente, de ununquádio (114) e ununhéxio (116), em referência aos seus números.

Diferente de elementos mais conhecidos, como o chumbo, o ferro, o mercúrio ou o carbono, os novos compostos não podem ser encontrados na natureza. Eles foram criados por cientistas em laboratórios, assim como todos os de número atômico superior a 94 na tabela.

Os elementos 114 e 116 são altamente radioativos, pesados e instáveis. Eles duram apenas frações de segundo, após os quais se dividem em substâncias mais leves.

Ambas as substâncias foram descobertas por pesquisadores do Instituto Conjunto para Pesquisa Nuclear em Dubna, na Rússia, e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore da Califórnia, nos Estados Unidos. Foram três anos de revisões e dez de estudos até que fossem adicionados à lista.

A tabela periódica, elaborada pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907) em 1869, possui hoje compostos reconhecidos com números atômicos que vão até 112. Outros, de números atômicos 113, 115, 117 e 118, também encontrados nos últimos anos, aguardam comprovação da comunidade científica para serem oficializados.


NOTÍCIA - Educação

Estado lança programa de formação continuada para professores

Quatro mil docentes serão beneficiados. Período de inscrições começa dia 13

Fotos: Cris Torres
30/05/2011 - 15:35h - Atualizado em 30/05/2011
Uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e Ciência e Tecnologia permitirá a formação de professores da rede estadual de ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Inicialmente, quatro mil professores das duas disciplinas serão capacitados com novas metodologias de ensino e em conteúdo vinculados ao Currículo Mínimo, implementado este ano pela Seeduc.
O curso, de 160 horas (um ano), será oferecido pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado (Cecierj)/Consorcio Cederj, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, e será dividido em quatro módulos. Os professores que participarem do aperfeiçoamento receberão um auxílio mensal de R$ 300, pago pela Seeduc, durante o curso – um investimento total de R$ 13 milhões. O objetivo é rever o conteúdo apresentado nas salas de aula oferecendo novas práticas docentes.


Após a conclusão, os professores poderão, ainda, fazer uma especialização latu sensu em Língua Portuguesa ou Matemática, com mais 200 horas de aulas. Os cursos de especialização serão oferecidos por universidades públicas que fazem parte do consórcio, coordenado pelo Cecierj, que oferece cursos a distância em seis universidades do Rio de Janeiro: Uerj, UFRJ, UFF, Uenf, Uni-Rio e Rural.
- Um dos itens do planejamento estratégico da Seeduc é a formação dos professores, conectada à aplicação do Currículo Mínimo e às provas do Saerijinho. Estes exames, bimestrais, vão servir para tirarmos a temperatura e a pressão das escolas. A partir dos resultados, vamos interferir no plano de metas de cada unidade. Além disso, vamos conceder, até o dia 22, um auxílio qualificação de R$ 500 para os professores da rede, por meio de uma cartão de débito. São ações interligadas, com o objetivo de valorizar a carreira do docente – explicou o secretário de Educação, Wilson Risolia.
Segundo o subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, Antonio Neto, a inscrição para as quatro mil vagas de formação continuada será realizada entre os dias 13 e 27 de junho, no site da Seeduc (www.rj.gov.br/seeduc) e no portal Conexão Professor (www.conexaoprofessor.rj.gov.br ). No processo de seleção, terão prioridade as escolas que necessitam de apoio direcionado em função do desempenho nas últimas avaliações realizadas pela Seeduc. As aulas começam em julho, em pólos educacionais do Cecierj – são 32 em todo o estado.
- Nossa intenção é trabalhar em parceria para oferecer esta oportunidade todo o ano. Também planejamos ampliar as áreas de formação – destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Também estiveram na coletiva o presidente do Cecierj, Carlos Bielchowsk, e um dos coordenadores do projeto pelo órgão, Celso Costa,  responsável pelo Ensino a Distância da UFF.

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=479367

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Instituto de Educação participa da OBMEP 2011



Estão abertas as inscrições para a sétima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2011. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.obmep.org.br e vão até o dia 3 de junho.

A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Iniciado em 2005, o projeto vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Participe!

Peça ao seu professor ou ao Diretor para realizar a inscrição
de sua escola.


Clique aqui para fazer a inscrição da sua escola.

Clique aqui para acessar o regulamento.

Fonte:http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/fiquedeolho_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=6826

Engenharia Civil


Por Nayra Garofle

Se existe um profissional que pode comemorar o crescimento de suas atividades é o engenheiro civil. Atualmente, este é o segmento com maior demanda por profissionais na área da Engenharia. Com a quantidade de investimentos governamentais, por exemplo, este mercado é um dos mais promissores para os jovens.

"A Engenharia Civil teve um crescimento muito forte, com obras de infraestrutura como portos, ferrovias e hidrelétricas, mas também e, talvez, principalmente, pelo plano habitacional, o projeto Minha Casa Minha Vida, por exemplo", destaca o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Agostinho Guerreiro.

O presidente lembra que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também são fatores responsáveis pela demanda por profissionais da área.

"Não é só a construção e a reforma que permeiam os eventos, mas também toda a preparação, a melhoria dos aeroportos, dos transportes, enfim, a Copa é praticamente agora e muitas obras estão atrasadas. O Rio de Janeiro, em especial, tem uma demanda ainda maior por conta das Olimpíadas", ressalta Guerreiro.

Considerando todas as áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, há 957 mil profissionais de nível técnico e superior registrados no banco de dados do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). O país forma, por ano, 32 mil engenheiros entre todas as modalidades, porém, de acordo com Guerreiro, se o ritmo de crescimento continuar como está, será necessário formar o dobro de profissionais anualmente.

"A área da tecnologia da informação também está crescendo muito e outros segmentos como a Engenharia Mecânica e Elétrica, só para citar, acabam sendo 'puxados' pela construção civil. Quando aumenta a necessidade do engenheiro civil, automaticamente as outras áreas também acabam sendo requisitadas", explica o presidente.

A procura pelos cursos nesta área ainda é reduzida no Brasil. Guerreiro conta que a relação de candidato por vaga no Rio de Janeiro, no vestibular para Engenharia Civil, está em torno de dez para uma.

Segundo o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, menos de 11% dos universitários brasileiros estão em cursos da área tecnológica. São 180 mil vagas nas universidades para Engenharia. Dos profissionais que se formam a cada ano, 30% permanecem com atuação na área técnica. De acordo com o Censo da Educação Superior divulgado pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2009, a Engenharia alcançou o patamar de quarto maior curso de graduação em número de matrículas, sendo que, de 2005 a 2009, observou-se um aumento de 59% no número de matrículas.


Perfil profissional

O salário inicial de um engenheiro pode servir como estímulo para os jovens que pensam em seguir a carreira. Segundo informações do Confea, um recém-formado pode receber até R$ 6 mil. Já a remuneração de um sênior especializado em gerenciar projetos na área varia de R$ 25 mil a R$ 30 mil. E detalhe: há uma procura acirrada por esses profissionais.

De uma forma geral, as atribuições de um engenheiro civil consistem na realização de plantas, controle de prazos, custos e padrões de segurança, estudos do solo do local de construção, cálculos dos efeitos dos desníveis do terreno, das mudanças de temperatura e da pressão dos ventos sobre a resistência da obra. É claro que as funções também variam de acordo com a especialização.

Como foi explicado por Guerreiro, a área de engenharia civil é a protagonista do momento. Sendo assim, os setores de infraestrutura, saneamento básico, habitação e tudo que envolve a construção necessitam de profissionais qualificados em caráter emergencial.

O curso de Engenharia Civil tem duração de cinco anos e as especializações, geralmente, 15 meses. O presidente do Confea reafirma a opinião de Agostinho Guerreiro ao dizer que eventos como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016 e a exploração da camada Pré-Sal são pontos que contribuem para a demanda por profissionais neste mercado.

"Eventos desse porte mobilizam diversos setores, todos eles relacionados à Engenharia, que é responsável por proporcionar infraestrutura adequada à população. Os profissionais dessas áreas estão envolvidos em todas as fases do processo de realização dos Jogos Mundiais, desde o planejamento, passando pelo projeto até a execução, acompanhamento e fiscalização das obras. É um desafio que o país recebeu e que para organizá-lo da melhor forma precisará de profissionais especializados nas mais diversas áreas da Engenharia", garante Marcos Túlio.


Carência de especialização

De acordo com Marcos Túlio de Melo, muitos profissionais formados não estão atuando na área de Engenharia. "Há, hoje, uma carência de profissionais especializados no país. O problema ainda é agravado pelo fato de que vários profissionais não estão atuando na sua área de formação. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2009, apenas 38% dos formados em Engenharia exercem a profissão. Isso significa que seis em cada dez engenheiros atuam em outras funções", diz.

Para reverter esse quadro, o presidente do Crea-RJ acredita que é necessário criar estímulos para se fazer cursos de atualização e especialização e, assim, recuperar boa parte desses engenheiros que trabalham em outras áreas.

"Você percebe que o número de cursos de pós-graduação é pequeno para a demanda. Com isso, as faculdades particulares (principalmente) estão aumentando as opções de cursos", conta Guerreiro.


Se não tem engenheiros aqui...

As empresas acabam contratando engenheiros de outros países para suprir as necessidades. À medida que se observa a escassez da mão-de-obra nacional com a qualificação exigida pelo mercado de trabalho, percebe-se a crescente abertura à entrada de profissionais estrangeiros no país.

"Esta é uma grande preocupação da atualidade. Esta realidade é digna, antes de tudo, de políticas públicas de requalificação e reinserção do profissional no mercado de trabalho, além do incentivo aos jovens para a escolha das carreiras tecnológicas. Circunstância mais agravante é que temos observado um alto índice de infração à legislação quando nos referimos à importação de mão-de-obra estrangeira, com empresas ou profissionais sem os respectivos registros temporários para atuarem no país, inclusive, em razão da Copa de 2014", diz Marcos Túlio.

O presidente do Confea explica que, para tratar a questão, o Conselho está organizando uma ação nacional específica de fiscalização para saber se esses profissionais estão atuando dentro da legalidade.

FONTE: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/sala-olho-entrevista-28.asp

sexta-feira, 27 de maio de 2011

REFLEXÃO...

                            
                               A história do Pato

Havia um pequeno menino que visitava seus avós em sua fazenda foi dado um estilingue para brincar no mato.
Ele praticou na floresta, mas nunca conseguia acertar o alvo.
Desanimado, ele voltava para jantar, quando viu o pato de estimação da avó e, em um impulso, acertou a cabeça do pato e matou-o.
Chocado, triste e em pânico, ele escondeu o pato morto na pilha de madeira!
Sally (sua irmã) tinha visto tudo, mas ela não disse nada.
Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Sally, vamos lavar a louça"
Mas Sally disse: " Vovó, Johnny me disse que queria ajudar na cozinha "
Em seguida, ela sussurrou ao ouvido do irmão: "Lembra-se do pato?
Assim, Johnny lavou os pratos.
Mais tarde naquele dia, quando vovô perguntou se as crianças queriam ir pescar, a vovó disse "me desculpe, mas eu preciso de Sally para ajudar a fazer o jantar".
Sally apenas sorriu e disse, "eu vou porque Johnny me disse que queria ajudar no jantar". Novamente sussurrou no ouvido do irmão: "lembra-te do pato?"
Então Sally foi pescar e Johnny ficou para ajudar.

Após vários dias de Johnny fazendo o trabalho de Sally, ele finalmente não aguentava mais.
Ele veio com a avó e confessou que tinha matado o pato.
A avó ajoelhou, deu-lhe um abraço e disse:
"Querido, eu sei... eu estava na janela e vi a coisa toda, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar Sally fazer de você um escravo." 


Pensamento do dia e todos os dias depois: 
Qualquer que seja o seu passado, o que você tem feito... O diabo fica jogando-o no seu rosto (mentir, enganar, a dívida, medo, maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... seja o que for... Você precisa saber que:

Deus estava de pé na janela e viu a coisa toda.

Ele viu toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer de você um escravo.
A grande coisa acerca de Deus é que quando você pedir perdão, Ele não só perdoa, mas Ele se esquece.
É pela graça e misericórdia de Deus que somos salvos.
Vá em frente e faça a diferença na vida de alguém hoje.
Compartilhe esta mensagem com um amigo e lembre-se sempre:
Deus está à janela!


FONTE: http://espacojames.com.br/artigo.php?id=7900

Pré- Vestibular para alunos da rede estadual

 

A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), está com inscrições abertas até o dia 16/05 para o processo seletivo do Pré-Vestibular 2011. São 3.600 vagas destinadas a alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular ou 4º ano do Curso Normal na rede estadual de ensino. 

Saiba mais no site do SEEDUC.



Eleição do Grêmio Estudantil à vista!



CRONOGRAMA:

De 23/05 a 27/05 - inscrição das chapas
De: 28/05 a 02/06 - divulgação da plataforma
Dia: 03/06 - eleição

PARTICIPEM!!!

A escola conta com seu tealento!

Inscrições para o Enem 2011 estão abertas


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou um espaço especial para esclarecer todas asdúvidas sobre o processo de inscrição do Enem 2011. Ao todo são oito passos com dicas e instruções para a realização da inscrição entre os dias 23 de maio e 10 de junho.


1. Identificação: CPF e nome do candidato;

2. Dados pessoais: número de identidade, endereço e informações sobre atendimento especial;

3. Local: escolha do idioma para prova de língua estrangeira, e local de prova;

4. Situação escolar: se terminou ou não o ensino médio;

5. Escola: se estiver cursando o ensino médio, informações sobre a escola;

6. Questionário socioeconômico: pesquisa sobre o perfil dos participantes;

7. Confirmação: o número de inscrição é gerado e as informações podem ser conferidas;

8. Acompanhamento: com o número de inscrição, o candidato imprime o boleto e confere o andamento.


A aplicação do exame será nos dias 22 e 23 de outubro. O resultado poderá ser usado pelos candidatos para tentar vagas em instituições de ensino superior públicas e particulares, além de poder ser usado como certificação de conclusão de Ensino Médio.

Os candidatos devem se inscrever na página do Enem na internet até 23h59 do dia 10 de junho.

Clique aqui e leia atentamente para entender as regras do Enem.

Leia o Edital.


A prova

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da natureza e suas tecnologias: Química, Física e Biologia); Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol –, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas tecnologias.

As provas terão início às 13h. No dia 22 de outubro serão realizadas as provas de “Ciências humanas e suas tecnologias” e de “Ciências da natureza e suas tecnologias”. No dia 23 serão realizadas as provas de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Redação” e “Matemática e suas tecnologias”. As provas terão 5h30 de duração e o candidato só poderá entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.


Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha na página: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.


Pré-Vestibular: uma preparação para alunos da rede pública

A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), oferece o curso de Pré-Vestibular para preparar os alunos para a prova. Este ano, as inscrições para o processo seletivo estiveram abertas até o dia 16 de maio.

São 3.600 vagas destinadas exclusivamente a alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular ou 4º ano do Curso Normal na rede estadual de ensino.

O curso será realizado em 43 polos distribuídos em todo o estado.
 
 
 


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jovens dramatizam suas próprias experiências para ajudar a combater o bullying


Fique por dentro!






Ana Beatriz, Juliana Duarte, Alisson Silveira e
Victor Oliveira fazem parte do projeto
Por Nayra Garofle
Crédito da foto: André Furtado

Foi a partir das próprias experiências que um grupo de seis jovens resolveu montar uma palestra dramatizada para levar aos adolescentes questões que envolvem o bullying. Casos de alunos que zombam e até torturam os companheiros de classe sempre existiram, porém, essas situações nunca estiveram tão em pauta como nos últimos tempos. “Bullying – Não quero ir pra escola” tem repercutido em escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo de forma muito positiva.

“Numa determinada cena, um aluno que assistia se reconheceu como um bully, aquele que pratica a ação. Ele levantou e, chorando, pediu desculpas, na frente de todos, a um colega a quem ele perseguia”, revela uma das atrizes do projeto, Ana Beatriz Corrêa.

Antes mesmo que situações graves acontecessem, como o episódio trágico na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no mês de abril, e o do australiano Casey Heynes, que depois de vários insultos reagiu com violência a um agressor, o grupo já pensava em montar o espetáculo. A ideia surgiu em agosto do ano passado quando a atriz Juliana Duarte, que sofreu bullying na adolescência, decidiu que poderia contribuir de alguma maneira contra esse tipo de violência ao dividir suas histórias.

A partir de então, a atriz e seus amigos Ana Beatriz, Rafael Oliveira, Victor Meirelles e Alisson Silveira, dramatizam histórias para os alunos, enquanto o roteirista João Pedro Roriz entra “no meio da cena” palestrando sobre a situação interpretada.

“O João Pedro transformou as histórias numa palestra com esquetes. A nossa primeira palestra foi em janeiro e estamos com a agenda de maio já esgotada. Agora, começamos a agendar para junho. Vamos aonde nos chamarem”, conta Ana Beatriz, que vislumbra a possibilidade de levar o projeto às escolas de outros estados além de São Paulo e Rio de Janeiro.

A atriz, de 29 anos, conta que sua experiência com o bullying nunca passou de observadora, mas se arrepende das risadas cúmplices que deu quando algum colega era zombado pela menina que se destacava no grupo em que ela andava.

“Durante a palestra mostramos que isso também não é legal. Me arrependo muito de ter tomado essa atitude na época e hoje tento falar para os adolescentes que não façam a mesma coisa”, garante.


O papel do professor
 
Outra questão apontada pela atriz é a importância da participação dos professores no combate ao bullying. Ana Beatriz acredita que, muitas vezes, o professor não se dá conta do tamanho do problema, ignorando a vítima, como foi o caso de Juliana, que “sofria” por ter seios grandes e seus colegas a perseguiam fazendo piadas.

“Quando ela pedia ajuda, muitos diziam que ela estava dando atenção demais para isso. Às vezes, o próprio professor incentiva, sem querer, ao dar um apelido, por exemplo. O professor tem um papel fundamental no combate, ele deve ouvir, orientar, impor um limite”, diz a atriz, lembrando que violência não combate violência. “O caso do menino australiano, por exemplo, que foi tido como herói por ter reagido como reagiu não é legal. Procuramos orientar os alunos, mostramos que eles devem procurar os pais e os professores para que o problema seja resolvido”, completa.

Se você ficou interessado em assistir à palestra dramatizada "Bullying – Não quero ir pra escola", que tal levar esta ideia a direção de seu colégio?
Basta entrar em contato com a Ana Beatriz
pelos telefones: 9632-5420 ou 7708-5819.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Educação Infantil

Foto: Tamires Kopp

O sistema de numeração e a criança pequena 

 

Na Educação Infantil, é importante que as crianças tenham contato com números de diferentes grandezas. E uma boa maneira de fazer isso é aproveitar dados do cotidiano dos pequenos. O tamanho do sapato e a altura e o peso da turma foram os pontos de partida do projeto da professora Lisiane Hermann Oster, vencedora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10. 
                                   Conheça melhor a iniciativa e saiba como trazê-la para o seu dia a dia

                      Acesse o link e veja a matéria completa.



Utilizando o Laboratório de Informática Educativa


 Sugestão: Site Educativo
Professora: Márcia Cardoso
Disciplina: Áreas Pedagógicas



O Mundo da Criança é um lugar especial onde todas as crianças curiosas podem descobrir e aprender mais sobre o mundo de uma forma divertida e interativa.

Dentro dele, as crianças vão encontrar vários ambientes com Histórias e Animações Musicais para assistir, ouvir e brincar. Atividades super divertidas para soltar a imaginação. Jogos que ajudam a estimular o raciocínio e Idéias para todo mundo colocar a mão na massa.
 


  Vamos navegar? Acesse o link abaixo.

http://www.mundodacrianca.com/

Roteiro de Aula

Tecnologia e Educação - As mídias na prática docente.

Professor(a): Márcia Cardoso Guimarães
Disciplina: Abordagens
Turma: 4001 CN - Turno: manhã
Horário: 8:00 às 8:40 h Dia: 30/05/11

Objetivo: Buscar atividades que auxiliam o trabalho docente dentro de sala de aula.Desenvolvendo a linguagem no 1º ciclo da alfabetização.
Desenvolvimento: Os estudantes entram no site da Revista Nova Escola e buscam auxílio pedagógico.

Atividade Realizada: Oficinas para o desenvolvimento da linguagem no 1º ciclo da alfabetização.

Utilizando o Laboratório de Informática Educativa



Roteiro de Aula

Tecnologia e Educação - As mídias na prática docente.

Professor(a): Márcia Cardoso Guimarães
Disciplina:  Educação Infantil CDPI - CDPEI
Turma: 2001 e 2002 CN - Turno: manhã
Horário: 8:40 às 10:40 h Dia: 19/05/11

Objetivo: Aprender os direitos da criança até 5 anos e do adolescente.Montar atividades para aplicar os conteúdos da pré-escola.

Desenvolvimento: Cada grupo irá entrar em sites pedagógicos para buscar recursos, desenhos e atividades para a aplicação ou montagem do plano de aula, que serão executados no estágio.

Atividade Realizada: Após a pequisa no laboratório teremos as apresentações dos planos montados em sala de aula assim como colocaremos os direitos da criança no mural.

REFLEXÃO DA SEMANA




Paz não é aquilo que encontramos em um lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho duro, mas o que permite manter a calma em nosso coração, mesmo no meio das situações mais adversas. Este é o seu verdadeiro e único significado.
                                                                                           Paulo Coelho

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Livros didáticos: escolha criteriosa é fundamental para o sucesso dos alunos








Por Ana Paula Verly

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de maio, os professores de Ensino Médio da rede pública estadual começam a registrar a escolha dos livros didáticos que deverão usar nos próximos três anos. O registro deve ser feito até 12 de junho, no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação, determina que a seleção tenha como referência o Guia do Livro Didático, disponível no mesmo endereço, com orientações às equipes escolares e as descrições das obras.

Todas as escolas de Ensino Médio irão receber, pelos correios, a “Carta Amarela” do FNDE, contendo login e a senha de acesso ao sistema para registro da escolha dos livros. Durante o período de escolha, a escola deve zelar para que os representantes das editoras não interfiram na decisão dos professores, conforme prevê a Portaria Normativa nº 7, de 5 de abril de 2007. Os exemplares serão entregues aos alunos do Ensino Regular e EJA.

Cada estudante tem direito a um exemplar das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Com uma estrutura física resistente, o livro deve ser reutilizado por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno nos anos seguintes. Pela primeira vez, serão distribuídos livros de Língua Estrangeira Moderna (Inglês e de Espanhol), Sociologia e Filosofia. No caso das obras de Sociologia e Filosofia, os professores escolherão um volume que contemple os conteúdos curriculares de todo o Ensino Médio. Diferentemente dos demais, esses livros não precisam ser devolvidos no fim do ano, assim como os de Língua Estrangeira Moderna.

O livro escolhido só poderá ser substituído por outro título no próximo PNLD, ou seja, daqui a três anos. As coleções que se encontram no Guia diferem entre si no grau de adesão aos critérios de qualidade e na forma como organizam as propostas didáticas, propiciando dinâmicas de trabalho diferenciadas. Para que a escolha reflita a realidade da escola e seja adequada ao currículo mínimo da disciplina (quando houver), o diretor escolar deve reunir sua equipe em grupos para a leitura e a discussão do Guia. Os grupos podem ser formados por disciplina ou por turno, por exemplo. Esses eventos serão registrados em uma ata assinada por todos os participantes. Conforme o PNLD, a escolha de uma obra para uma determinada disciplina vale para toda a escola.

“A escolha do livro deve ser encarada como um evento pedagógico da escola. Adotar um livro é usá-lo criticamente na vigência de três anos. Portanto, não façam escolhas individuais ou irrefletidas. Discutam exaustivamente e decidam como equipe. O livro é uma escolha da escola, com consequências de curto e médio prazo”, recomenda a coordenadora de Materiais Didáticos da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Márcia Milena.


A participação dos professores é fundamental

Para muitos professores, o processo de escolha poderá parecer um limite arbitrário para sua autonomia profissional. Entretanto, se todos participarem da tomada de decisão, os benefícios dessa aparente limitação serão muitos. Em primeiro lugar, porque a discussão dos motivos que levam cada professor a preferir determinada obra contribui para a formação continuada de todos, na medida em que produz critérios e argumentos para um consenso. Em segundo lugar, porque o livro se torna referência para a organização prática do trabalho didático-pedagógico da disciplina.

“A partir de um recurso comum, alunos ou professores que mudam de turma ou de turno se situam com mais facilidade no andamento do curso. Por todos estes motivos, a escolha se torna um excelente meio para fortalecer o trabalho coletivo e colocar em prática o projeto pedagógico e curricular da escola”, conclui a coordenadora.


Clique aqui para saber como relacionar a escolha dos livros ao Currículo Mínimo.

Clique aqui para saber como funciona o PNLD.


Quer saber mais sobre como escolher os livros didáticos para 2012?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Horta VIVA, alimentos sadios!


 Revitalização da horta do Instituto de Educação

O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. 

No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.

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O Instituto de Educação, que atende alunos  do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Modalidade CES, terá um espaço revitalizado para contato com a natureza. Teve início em abril (17), a recuperação da horta da unidade escolar. Cerca de 20 pessoas envolvidas, ( alunos e voluntários da comunidade)  e o funcionário Glauber  Sebastião da Conceição com o apoio da Direção.

"Depois de retirar o mato, reformulamos os canteiros paras o plantio.  Foi semeada várias sementes onde germinaram várias mudas que serão  distribuídas na comunicadade. Os alunos participarão dos cuidados no dia a dia, como regar as plantas e cultivá-las, afirmou o funcionário idealizador e colaborador do projeto Glauber Sebastião da Conceição."
Com o  plantio realizado habitualmente na hortas escolare,  além do contato com a natureza os jovens podem comer os alimentos cultivados. 
 Outro  aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola e oferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico e mental como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza.


PARABÉNS PELA INICIATIVA!
 

Instituto de Educação está inscrito - OBMEP



Este Programa o OBMEP ou, seja, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vem ajudar fortalecer o interesse dos estudantes e professores ao estudo da Matemática no Brasil.
De uma forma interessante esse estímulo faz com que muitos alunos acabam gostando da matéria Matemática, a qual há alguns anos era muito rejeitada pela maioria dos alunos.
Este Projeto que surgiu no ano de 2004 aqui no Brasil, é elaborado pelo governo federal – Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação – e executada pelas escolas públicas em datas específicas.
São dirigidas a alunos: de 5ª à 8ª do fundamental, do ensino médio tanto municipal, estadual e federal.
Apresenta 2 fases a Primeira e a Segunda, sendo necessária inscrição para as duas fases.
A premiação é feita com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze a alunos nas primeiras colocações de escolas municipais e estaduais. Há Mensão Honrosa para 30.000 alunos.
Há também premiação: para os 127 Professores que será vinculado aos alunos premiados, para as escolas, Secretaria de Educação,
Para mais informações de esclarecimento leia o Regulamento no www.obmep.org.br/regulamento e para você sua inscrição nas Olímpiadas seguintes é só clicar neste LINK www.obmep.org.br/mapa_insc e entrar na página.

Bons estudos e Boa Sorte na sua pontuação e premiação.

terça-feira, 17 de maio de 2011

TUDO SOBRE A PROVA BRASIL 2011

No segundo semestre deste ano, será realizada a quarta edição da Prova Brasil. E para que você conheça melhor a avaliação e saiba o que será pedido a seus alunos, preparamos este especial. 

Confira abaixo as habilidades cobradas em cada disciplina e  96 exemplos de questões como a avaliação é organizada.  

Boa leitura! 

Acesse o link abaixo.


Prova Brasil

Fique por dentro!



Lançamento de notas no sistema Conexão Educação é prorrogado até 20 de maio!








Com o fim do 1º bimestre do ano letivo de 2011, inicia-se o período de Lançamento de Notas no sistema Conexão Educação. Assim sendo, solicitamos aos professores e diretores que façam a inclusão das notas até as 23h59 do dia 20 de maio de 2011.

Visando facilitar e agilizar o seu trabalho, a SEEDUC está disponibilizando um novo módulo de lançamento de notas e frequência que assemelha-se à filipeta destacável do diário de classe do professor. Esta nova funcionalidade vai possibilitar uma gestão mais eficaz do controle de notas pela escola.


Seguem abaixo algumas observações importantes sobre esse processo.


1. Neste momento, deverão ser lançadas as notas relativas aos seguintes anos e modalidades:

• Do 6º ao 9º do Ensino Fundamental;

• Ensino Médio Regular, Médio Integrado, Educação Profissional e Normal Médio;

• EJA Presencial.


2. Caberá aos diretores das unidades escolares – e não aos professores – o lançamento de notas nos seguintes casos:

• Disciplinas com carência de professor;

• Disciplinas ministradas por professores de convênios com os municípios ou de parcerias.


3. São pré-requisitos para o lançamento de notas:

• Alocação correta do professor no quadro de horários;

• Enturmação dos respectivos alunos. Diante das dificuldades reportadas anteriormente, o período de enturmação foi estendido até o dia 20 de maio, impreterivelmente, inclusive para EJA e Autonomia.


Vale ressaltar que o preenchimento do diário de classe continua sendo obrigatório, assim como a inclusão das notas e frequências no sistema Conexão Educação (Resolução SEEDUC n° 4.455/2010). Com isso, não será mais necessário o preenchimento e a entrega da filipeta destacável à secretaria da escola.


FAÇA AQUI O LANÇAMENTO DE NOTAS NO SISTEMA CONEXÃO EDUCAÇÃO


Clique aqui e confira o MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LANÇAMENTO DE NOTAS para professores.

Clique aqui e confira o MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LANÇAMENTO DE NOTAS para diretores.


Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (21) 2333-4140.


FONTE: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/fique.asp?EditeCodigoDaPagina=6892