quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Artigo de Opinião - Alunos/3001 FG


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Professora: Cristiane Carminate

Disciplina: Língua Portuguesa
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Inteligência ou cor ?
Por: Heitor de Souza Dofini

O sistema de cotas tem sido um assunto muito polêmico na sociedade. Mediante a esta situação, muitas pessoas procuram soluções para suas dúvidas.
Observamos que o governo disponibilizou 50% de bolsas para negros indígenas e alunos oriundos de escola pública, o que desencadeou uma série de controvérsias.
Destacamos um destes cotistas dos quais foi o mais “polêmico”. Para a sociedade em geral, os cotistas negros deveriam ter a mesma porcentagem de cotas que os estudantes de escolas públicas, pois já que vivemos em um país “sem preconceito”, porque então os negros recebem mais direitos, no que diz respeito à bolsas, do que estudantes públicos ?
Será que a cor define inteligência ? Ou será que podemos citar este fator como preconceito ?
Eis ai a questão, que não nos quer calar:
“O cérebro não tem cor e muito menos define raça!”
Afirmamos então que o sistema de cotas é utilizado pelo governo de modo a conquistar bolsas., Apenas aqueles dos quais é de seu interesse, vindo a acarretar conclusões revoltosas a respeito da educação no país, pois todos deveriam receber as bolsas por mérito e não por desejo do governo. 


As controvérsias sobre o sistema de cotas

Por: Mary Any Carlos

Observa-se que a educação brasileira esta a cada dia sofrendo alterações no modo de educar a população. As autoridades do nosso país ao invés de estar preocupados em promover um ensino de qualidade, para formar cidadãos preparados para ingressar no mercado de trabalho, estão criando vários sistemas onde a população ganha ajuda de custo, cotas em universidades públicas, sem medir esforços.
Ao invés do sistema de cotas ser um meio de avaliação do individuo e da qualidade de ensino, ele evidencia um ciclo de preconceito, onde o critério de seleção não é a capacidade dos elementos que irão concorrer a uma vaga nas universidades, mais sim a raça, a cor e a condição social.
Nós que somos os mais novos vestibulandos, devemos reivindicar os nossos direitos, pois perante a lei somos todos iguais independente das nossas características genéticas. Logo a educação do país se encontra em derrocada e temos que exigir mudança dos nossos governantes, porque senão haverá grande depauperamento na qualidade de ensino do país.


''Cotas '', Culpa de quem?

Por: Carlos Augusto Gomes Júnior

Sabe – se que hoje em dia falar sobre '' cotas'' requer um certo cuidado. Existem cotas para negros, indigenas , escolas públicas entre outras.
Entretanto , muitos brasileiros são contra alegando que o cérebro '' não tem cor'' , mas se as mesmas forem lhes oferecidas irão aceitá – las com um sorriso no rosto.
O Brasileiro precisa rever seus conceitos , acabar com os sistemas de cotas e investir ainda mais na educação pública , pois , é muito fácil dizer que não aceita o sistema de cotas e depois ser o primeiro a requerê – las.
Tanto o Governo quanto o Brasileiro precisam entender que ambos estão errados . Precisam se unir para assim tentar consertar certos '' erros do passado'' na educação pública , seja reivindicando seus direitos ou reavaliando os sucessos e as falhas da educação.

Educação maquiada

Por: Cyntia da Silva Faria Ranção

Muito vem se discutido sobre a entrada dos estudantes através de cotas nas faculdade federais. Reflexo de preconceito, falha na educação pública, jogar os erros para de baixo do tapete. Tais são indícios de que a educação de péssima qualidade no Brasil é conseqüência de erros que já são cometidos desde da época do Império.
Primeiramente observo que nosso Estado vive pariado com o Antigo Regime onde os problemas eram mascarados com pão e circo. Isto é criam maneiros de maquiar e preencher espaços vazios e também acabando com o nível das federais que por muito tempo foram o único orgulho.
Medidas que propagam o preconceito e infligem a integridade dos estudantes que fazem parte do “padrão cotas”. Ainda que tenho admitido que o ensino particular seja melhor, será que essa maneira absurda é a melhor forma do governo agir.
Além disso, não é difícil saber onde encontra os erros para recomeçar a reconstrução do ensino. Pois as causas são claras por conseguintes estão nas bases fundamentais que são elas o governo, a instituição, professores despreparados e alunos descomprometidos.
Desse modo o sistema de cotas é falho e se torna ridículo para quem tem senso crítico. Abrir uma determinada quantidade de vagas nas universidades para negros, alunos de escola publica e outros é demonstra que além de uma educação ruim o Brasil não deixou o preconceito para trás desde 1888. 

Educação ou Desigualdade?

Por: Davi Sanches

Seja em qualquer lugar e canto do mundo sempre há preconceitos que apontam para a raça humana, e isso prolifera por muitos séculos na história da sociedade.
Mas chega a ser angustiante, pensar que existe desigualdade nas aprovações em vestibulares, concursos, onde a ''educação'' e desrespeito andam juntos.
Atualmente o governo do Brasil tem sido muito disponível a ajudar as famílias necessitadas a colocar os filhos na escola, sem a mínima preocupação com o desenvollvimento da criança, Tudo graças ao bolsa família. Mas, e se não existisse a lei que define que todas as crianças devem obrigatoriamente estar dentro das escolas? (porque para ficar dentro é muito fácil). As famílias brasileiras, pelo menos em alguns casos, de pai e mãe exigir seu filho a estudar pagando seu mísero e injusto salário, enquanto outros pensam no dinheiro e não se importam com o futuro do próprio filho.
Isto é apenas um exemplo de como o governo controla a renda social. Um outro fragmento a ser discutido são as estratégias ''bem elaboradas'' nas aprovações nos concursos, onde pessoas se dedicam a estudar e que chegam até a esquecer que são diferentes de raça, e acabam não conseguindo a aprovação, porque o governo tem um grande poder autoritário na educação.
Sendo assim, o governo precisa implantar algo mais inteligente para os estudantes, e lembrando que somos todos iguais intelectualmente e o melhor sistema é o da meritocracia.

Cota ou Chacota?

Por: Gabriella Nunes Izidoro

No Brasil são adotados métodos para facilitar o ingresso dos estudantes na faculdade. Um desses métodos se chama cotas.
As cotas são dadas aos estudantes de baixa renda, negros, indígenas e alunos da rede pública. Todavia, não seria mais eficaz melhorar a educação pública do nosso país?
As Faculdades e os Colégios públicos estão sendo abandonados pelo governo. Lugares onde as autoridades deviam prestar mais atenção, dar mais apoio e valor.
A governança simplesmente não liga para nós. Logo eles que têm os melhores salários por fazerem quase nada, não passam por limitações e seus filhos vão direto para Universidades particulares. Faculdades estas que têm mesas e cadeiras para todos os alunos, laboratórios grandes e limpos.
E os filhos daquela doméstica que varre o chão para eles, ficam sem estudar?
“É claro que não! Ele utilizará o sistema de cotas.”
O pensamento desse governante foi: “ Este aluno incapaz de entrar na faculdade nos dará despesas se não estudar e arrumar emprego. Dou a ele 50% de cota!” Vou me eximir da culpa de não dar a ele uma educação de qualidade.
O sistema de cotas nada mais é do que o governo nos dizendo que não somos capazes de quebrar essa hegemonia em que o Brasil vive.

O que será das Universidades Federais daqui a
alguns anos!”
Por: Giulia Inácio

Hoje infelizmente, no Brasil, por causa de tantas injustiça sociais, existe uma pressão muito forte de certas organizações que se dizem protetoras dos interesses das minorias sobre o governo que acaba cedendo a essas concessões acabam gerando “leis criadas mais que muitas das vezes elas se tornam futil”, apenas por não resolverem as injustiças e que acabam criando outras fontes de discussão e polêmica.
Depois de ouvir tantas indignações de jovens sobre o sistema de cotas, decidi retomar o tema porque vejo que ainda é motivo de muita polêmica no qual há diversos pontos de vista deferentes a respeito. Esses sistemas de cotas só tem colaborado muito para a acomodação para pobres e negros do mesmo modo e o que acontece com os bolsas da vida como: bolsa família, bosa escolas entre outros programas sociais proposto pelo governo Lula e Dilma. Embora seja apenas pelo instinto em dizer que se dá o peixe mas não se dá condições para a pesca. Este é mais um dos motivos pelo qual não concordo com esse hipócrito sistema de cotas.
Para se ter uma ideia de como esses critérios são inválidos e só abrir uma brecha para falsidade é só ver que muitos candidatos à vagas em universidades até se declaram negros ou pardos para poder usufruir deste beneficio. Acontece que nem todos preenchem os requisitos como sempre, em todas as questões polêmica, existem também, opiniões diversas sobre esse assunto, cuja a lógica do pensamento levaria somente os estudantes de colégios públicos estudarem em universidades públicas. Talvez seja mais que justo dessa forma. Ao menos, não há discriminação de raça, cor, religião ou condição social. Talvez a qualidade do ensino público fundamental e médio melhore ou seja a qualidade do ensino superior das universidades públicas piore cada vez mais.
Também há aquelas questões do indivíduo ter estudado em escolas particulares, mais isso não quer dizer que o aluno seja de família rica e que possa pagar uma faculdade sem sacrifícios da família e dele próprio. Portanto o ensino deve favorecer a todos que possam concorrer melhores vagas em melhores universidades do seu País.


O polêmico sistema de cotas brasileiro

Por: Marina Guimarães

De acordo com as cotas brasileiras, negros, indígenas e alunos de escolas públicas completam 50% das vagas nos vestibulares.
Entende-se que esses alunos merecem essa cota devido a má distribuição de renda do país, mas será que essas cotas não subestimam os nosso jovens?
O sistema de cotas nada mais é do que um paleativo do governo, pois é muito simples reconhecer que as escolas brasileiras têm péssima educação e criar um sistema onde “os porbrezinhos” do país possam ter uma oportunidade de estar em uma Federal.
Porém, essa atitute levará pessoas desqualificadas e sem a menor estrutura para se tornarem os novos profissionais do país.
Nos paísses desenvolvidos, como os EUA, os alunos são encaminhados para as universidades de acordo com as suas notas, ou seja, o seu histórico escolar, um sistema que separa quem realmente é bom para as melhores vagas.
Concluiu-se assim, que esse sistema não é correto, muito pelo contrário, só atrasa o desenvolvimento do país, até porque, esforço e inteligência não se medem pela cor ou pela raça.


Cotas pra que? Meu cérebro ainda “ta” funcionando.

Por: Gilmara de Oliveira

O sistema de cotas foi uma forma que o governo criou para ajudar negros, indígenas e pobres a ingressarem numa faculdade.
Está em evidência que esse sistema de cotas é uma forma de mascarar à má qualidade de ensino do nosso país.
Não seria mais fácil dar um ensino de qualidade para que o individuo passe num vestibular e ingresse numa faculdade pelo seu grau de conhecimento e não pela cor da sua pele ou classe social?
O artigo 5 da constituição/88 diz que todos nós somos iguais perante a lei. Então o sistema de cotas fere esse artigo ao discriminar o cidadão pela cor da pele ou por classe social, afinal os critérios para medir o conhecimento das pessoas não são esses.
Isso só evidencia a desigualdade social e racial entre as pessoas.
Isso tem que mudar !!! 

 

IGUALDADE PARA TODOS

Por: Thricia Fornasier Mansur


Todos dizem que o sistema de cotas veio para facilitar a vida dos estudantes de escola pública por eles não terem um nível de escolaridade para concorrer a uma vaga com um aluno de escola particular. Mas até que ponto isso é correto?
Faculdades públicas que são conhecidas pelos ensinos excelentes e por serem muito concorridas, mas com a implantação do sistema de cotas alunos com pouca base escolar ou até sem base alguma, estão entrando para as faculdades. Isso é ruim para a faculdade e para o aluno também, pois estará lidando com matérias antes nunca vistas. E se um aluno não aprende o que foi ensinado, ele será um bom profissional?
A única solução para esse sistema, seria um ensino de qualidade para todos, porque assim o aluno teria um melhor preparo para entrar em uma faculdade pública concorrendo honestamente com um aluno de escola particular.
Existem cotas para negros e indígenas, o que também causa indignação na sociedade, afinal seria a cor da pele ou a raça que medem os conhecimentos de uma pessoa?
Pois bem, para o governo sim.
As cotas ferem a sociedade, ferem as pessoas e os próprios estudantes que se esforçam, estudam a “vida toda” e quando tem a sua hora, acaba perdendo a sua vaga para um cotista que passa na sua frente simplesmente por ser negro ou então por ser índio. Está na lei que todos somos iguais perante a mesma; mas alguma pessoa é mais capaz ou não só pelo fato da sua cor ou raça? 
 


Erro Alarmante no Ensino Superior

Por: Matheus Moraes Torres dos Santos


A educação brasileira vem passando por sucessivas crises, uma das causas é o sistema de cotas nas universidades. Esse assunto gera muitas opiniões distintas e que causam extrema polêmica no povo, principalmente nos estudantes.
Os governantes implantaram o sistema de cotas com a finalidade de promover uma igualdade social. Só que essa idéia é extremamente falha, pois ao invés de melhorarem a educação na rede pública, preferem fazer dos alunos do ensino que o governo promove de “coitados” sem condição de ingressar em uma universidade por seus próprios méritos.
De maneira implícita, está sendo feito uma discriminação racial, pois se analisando corretamente, está sendo afirmado que o aluno negro e indígena é menos inteligente que o aluno branco. O entendimento que as autoridades deveriam ter é de que o intelecto do ser humano não possui cor e nem condição socioeconômica.
O que esse governo quer na verdade é não ter trabalho em melhorar o ensino. Eles querem somente dar a vaga ao aluno (muitas vezes despreparado), e acabam por formar um profissional completamente incompetente.
Para a melhoria na qualidade de ensino no nosso país, deve ser extinto esse sistema de cotas e voltar a época em que o aluno ingressava pelo mérito individual, ou seja, por seus próprios esforços, ficando somente os melhores e assim formando os melhores profissionais em cada área.


Ensino de Qualidade

Por Roberta Santana Leonardo

Sabe-se que no Brasil adota o sistema de cotas nas provas de vestibulares. Existem cotas para negros, indígenas, alunos de escolas públicas, pessoas com renda familiar baixa e entre outras. Mas será que aumentar a qualidade de ensino não seria melhor. Do que criar regalias para os alunos?
A qualidade de ensino no nosso país é baixa, e muitos chegam ao ensino médio analfabetos funcionais. Criar cotas e fazer um aluno despreparado entrar em uma faculdade não irá fazer dele um bom proficional ou ter o conhecimento de todas as matérias. A base desses estudantes é o ensino fundamental e médio.
Na verdade essas exceções que certos vestibulandos têm só são para marcarar a realidade do Brasil. Não somente as cotas, mas também bolsa família, bolsa escola, auxílio alimentação, moradia, transporte e entre outros. Servem somente para acobertar o governo, ao invés deles investiram na educação, no transporte, na infraestrutura e criar novos empregos.
Todos são iguais e têm direitos e deveres. E por que em relação aos vestibulares isto não funciona? Uma pessoa negra tem capacidade para realizar uma boa prova, a menos que tenha alguma deficiência mental.
Desse modo, as autoridades tem que investir na educação do país, nos jovens que são os futuros médicos, advogados, juízes, ou qualquer tipo de profissão que irá ter. E parar de marcarar e empurrar o problema pra debaixo do tapete.


Qual a cor do seu cérebro? 
Por: Shayene Bravo Alves


Negros. Estudantes de escola pública. Indígenas. Essas são as características indispensáveis para o tão polêmico assunto: o sistema de cotas.
Está evidente que essa é mais uma forma de acobertar dos defeitos e falhas na Educação de jovens de todo o Brasil. Não seria mais justo oferecer qualidade aos estudantes pra quem sabe assim consigam ingressar em Universidades Publicas? Pois bem, infelizmente o governo não age dessa forma e prefere oferecer as cotas para afirmar ainda mais a desigualdade entre raças e classes sociais. Essa maneira de representar a educação fere àqueles que acreditam que o cérebro é que determina o grau de aprendizagem e não a cor, a raça. Sem falar na contraposição com o artigo 5° da Constituição, perante a lei somos todos iguais. Ou não somos?
Estabelecer qualidade está fora dos planejamentos do governo__ e eles insistem em recorrer a esse argumento, mas só quem convive em sala de aula pode argumentar e ainda afirmar a verdadeira realidade que por sua vez é completamente diferente da que eles fazem questão de exaltar. Estudar em um colégio público hoje é a garantia de que não podemos ser melhores que os demais. Por que será?
Existem ainda pessoas, críticos que compartilham a idéia de que o sistema de cotas está de acordo com os parâmetros que a democracia insere. Definitivamente, eles poderiam saber o verdadeiro significado de Educação não só denotativamente, mas sim na prática em si.
Dessa forma, cabe a nós que fazemos parte do pleito eleitoral, e principalmente das cadeiras de uma escola pública agir e chega de aceitar meias palavras como a solução dos problemas, ou ainda para o adiamento deles. O que define conhecimento não é e nem nunca vai ser a cor da minha pele, a minha raça, ou a classe social a que estou inserida, mas sim o retorno da qualidade de ensino o qual recebo.


Tapando erros

Por : Bruna Vieira Machado da Trindade

Sistema de Cotas, assunto que gera verdadeira polêmica no meio educacional. Uma bela demonstração que o governo arrumou para mascarar a péssima qualidade da Educação Brasileira. Todavia, ainda é a única forma de alunos oriundos de escolas públicas ingressarem em Universidades.
Além de inserir alunos despreparados nestas instituições, tira a oportunidade de quem, todavia se preparou pra ingressar na Universidade e também decai a qualidade de ensino dessas faculdades.
Este sistema pode ser também caracterizado como sinônimo de preconceito, uma vez que garante vagas para negros e índios, como se a inteligência ou capacidade de raciocínio fosse medida pela cor da pele.
Estão explícitas as graves falhas na Educação do Brasil, proporcionando para a sociedade profissionais desqualificados, sem nenhuma base. Entretanto, devia se preocupar com a qualidade de ensino e não em colocar alunos em Universidades sem nenhuma preparação.
Não adianta tentar apaziguar um erro. A atitude mais sensata é corrigi-lo, ou seja, investindo pesado na qualidade de ensino. Assim os alunos oriundos de escolas públicas irão competir de igual para igual com alunos de escolas privadas.


Sistema de Cotas

Por: Pedro Antônio M. de Castro

Para acabar com o sistema de cotas, seria necessário que existisse no Brasil, uma educação de boa qualidade.
Não é justo, o governo dar um péssimo ensino para os estudantes, uma péssima educação e depois criar as cotas como desculpas.
É como se o governo jogasse na nossa cara que nós não temos capacidade de competir com alunos de escolas particulares, que em muita das vezes, chega ser melhor o aluno pagar e ter um ensino melhor, uma infraestrutura melhor do que ficar só ‘’dependendo’’ do governo e depois ser ‘’humilhado’’ nas cotas.
O preconceito não pode existir, em lugar nenhum, em qualquer país, seja lá aonde for. E o governo joga na cara das pessoas negras que por elas serem pobres, de classe baixa, elas não têm capacidade de concorrer com os outros. É como esse sistema fosse o único jeito delas entrarem nas universidades.
Acredito que isso desvaloriza o negro, o indígena, o carente, enfim, as pessoas que estão dentro do sistema. Acredito que eles deveriam lutar e se insistirem no que querem e não depender só disso. É o cúmulo os pais gastarem o que tem, pagando cursos ao seus filhos, dando de tudo para seus filhos crescerem financeiramente, passarem em um vestibular e perderem a sua vaga para uma pessoa do sistema de cotas que não estudou, não se dedicou como o outro aluno. Desse jeito o Brasil nunca vai pra frente.
Isso fica evidente que é uma forma de preconceito, discriminação por parte das autoridades governamentais. Isso não deveria existir de forma alguma.


Somos ou não todos iguais?


Por: Saely Nathaly do Nascimento

Se tivéssemos uma educação de qualidade, não seria necessária a política de cotas, pois "todos" estariam aptos a ingressar em uma universidade pública. O fato é que os pobres estudam a vida inteira em escolas públicas, os ricos em escolas particulares.
Assim conclui-se que o ensino médio há uma inversão: os ricos vão para a universidade pública, enquanto os pobres, quando podem, ingressam em uma faculdade particular, pois universidade particular, o que custa caro.
Então, o governo apareceu com esse sistema de cotas para negros/indígenas. As pessoas negras que ingressarem pelo sistema de cotas em uma universidade, sempre estará sujeita a olhares "tortos", vítimas de discriminação, haja vista que, eles mesmos já se discriminam quando "aceitam" participar de um vestibular em um sistema de cotas. A quantidade de melanina na pele interfere no QI? Tenho certeza que não.
Os negros/indígenas não são melhores nem piores, eles tem de ser iguais, nós somos iguais. Não é isso o que diz na nossa constituição?

Sistema de Cotas :
Preconceito ou Direito Adquirido ?

Por: Tatiane Garlope
 
Nós podemos observar que o sistema de cotas no Brasil é falho. Ele vai contra o artigo 5º da constituição federal de 1988, visto que todos somos iguais perante a lei. No entanto no sistema de cotas negros, índios e alunos de escolas públicas tem o privilégio de entrar nas universidades não por mérito, mas sim por etnia ou condição social
O sistema de cotas nada mais é que um preconceito com os alunos . Não é porque o individuo é negro , índio ou estuda em escola pública que não tem a capacidade de entrar em uma universidade , já que cérebro não tem raça , muito menos condição social .
Isso só mostra as falhas da nossa educação, é apenas mais um meio de esconder a falta de atenção que a política ditatorial assistencialista do governo tem com a educação. Logo o que é mais cômodo para ‘’eles’’ é continuar a produzir mais analfabetos funcionais para não quebrar a hegemonia de governo.
Com esta política no governo é tudo muito fácil. Quantos mais filhos , mais bolsas família, auxilio gás e por ai vai , as famosas ‘’ajudinhas ‘’ . Em vez de dar uma boa educação, uma educação digna de Brasil o governo nos oferece um sistema de cotas paliativo .
Assim como a máxima diz : ‘’ EM VEZ DE DAR O PEIXE , DÊ A VARA DE PESCAR ‘’.

Sistema de cotas
Por: Rodrigo Teixeira

O sistema de cotas no Brasil é um sistema implantado pelo governo para beneficiar as pessoas consideradas indígenas para conseguirem cursar o ensino superior. Se por um lado os negros ficam satisfeitos com esse benefício, por outro eles estão sendo, de uma certa forma, discriminados. Se o governo proporciona esse benefício apenas para os negros e não para os brancos, ele está querendo dizer que os negros não têm competência para entrar no ensino superior pelos seus próprios méritos.
O governo está querendo afirmar que os negros só conseguirão, um dia, entrar numa universidade através de uma “ajuda” de cotas.
O interessante e essencial, não é o governo dar ajuda aos indígenas com o sistema de cotas e sim dar e proporcionar um ensino de melhor qualidade para todos os estudantes do país.
No dia-dia vemos que o governo brasileiro fala por uma nação mais igualitária, mas como teremos um país mais igual se o próprio governo cria meios para torná-lo desigual? Ao implantar o sistema de cotas beneficiando os negros, ele está fazendo com que a nação fique desigual.
A solução para esse tipo de problema é o próprio governo se conscientizar de que o povo brasileiro merece um ensino e educação de melhor qualidade. E o vestibular por meritocracia.


 
Sinal vermelho na educação

Por: Ricardo Sanches

Percebe-se que vivemos um grande dilema no país envolvendo o sistema de cotas. Muitos dizem que isso é um artifício para camuflar a situação vergonhosa em que se encontra a educação do Brasil. Assim, essa polêmica tem dividido milhares de opiniões e tem deixado uma pergunta no ar: O sistema de cotas é eficiente ou falho?
Diante de tudo o que temos vivido e diante de uma sociedade corrupta e gananciosa, percebemos que a situação está cada vez pior. O governo não toma providências e ainda acha que políticas assistencialistas vão diminuir o caos. Pelo contrário, está diminuindo o nível de nossas faculdades federais que são as melhores do país.
Nesse momento, nós, os estudantes não temos outra saída a não ser recorrer ao sistema de cotas, pois não temos um grau compatível com os alunos provenientes de escolas particulares. Pode-se dizer que a culpa disso tudo também é nossa. Os alunos estão desinteressados, os professores faltam muitas vezes com a ética e o problema vai crescendo cada vez mais.
Não temos outra saída e o sistema de cotas não vai acabar enquanto os governantes não tomarem consciência do mal que eles estão fazendo à população. Devemos também tomar consciência que é nosso direito ser igual a todos e devemos lutar por isso até o fim para que a vitória seja alcançada.

Um comentário:

  1. Bom todos os argumentos sobre o sistema de cotas estão bons,mas eu gostei mais da produção de Shayene Bravo Alves que associou a cor da pele com o cérebro.
    Concordo com shayene em dizer que o cérebro deveria importar mais, a educação que recebemos é a unica que pode definir se somos capazes ou não.

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