segunda-feira, 17 de maio de 2010

TRABALHO EM GRUPO

    
UNINDO HABILIDADES

O trabalho em grupo é uma forma poderosa de os alunos aprenderem mais e melhor os conteúdos passados em sala de aula, além de ser uma ótima oportunidade para exercitar a interação da turma. Mas a forma como se constroem os grupos, divididos por saberes e afinidades, é tema de debate entre os professores. Cada um tem uma maneira diferente de fazer esta divisão. Faz parte do processo de socialização. Basicamente, é isso que os mestres querem estimular.

Além disso, os alunos devem ter um roteiro de atividades a serem executadas, formulado pelo professor, e devem cumpri-lo, respeitando objetivos e prazos. Isso é extremamente importante para formar pessoas que saibam trabalhar em equipe, com flexibilidade e, principalmente, responsabilidade.

Quer saber mais sobre atividades em grupo?
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quinta-feira, 13 de maio de 2010

SALA DE AULA - CONEXÃO EDUCAÇÃO




Com o fim do 1º bimestre de aulas de 2010, todos os professores devem inserir no sistema Conexão Educação as notas de cada aluno.


Professor, para cadastrar as notas é preciso seguir alguns procedimentos, conforme indicado abaixo:

Para saber mais, clique aqui:




FONTE: http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=secao&idsecao=246


quarta-feira, 12 de maio de 2010

LIVRO DIDÁTICO



Escolher o livro didático que será usado em sala de aula não é tarefa fácil. A boa aprendizagem dos alunos também depende do título escolhido pelo professor. Normalmente, uma obra é produzida para uma criança genérica, que não existe. Cabe ao educador pensar nos “alunos reais”, em suas necessidades e possibilidades. Por isso, professor, a recomendação é: defina critérios específicos para avaliar os títulos à sua disposição. Mas lembre-se: a seleção do livro didático não exclui o seu papel como construtor ativo do saber! Cabe ao professor desenvolver saberes e competências para superar as limitações dos livros. Complemente, adapte e dê maior sentido aos livros recomendados pelo Ministério da Educação.

Segundo o crítico literário francês Émile Faguet (1847-1916), mais do que um suporte para a produção escrita, o livro ajuda o leitor a exercitar a sua capacidade de reflexão e crítica. A preocupação com o livro didático em nível oficial, no Brasil, começou com a Legislação do Livro Didático criada em 1938. Já nessa época, o livro era considerado uma ferramenta de educação política e ideológica e por isso o Estado agia como censor no uso desse material didático.

Quer saber mais sobre a cadeia dos livros didáticos?
Do forno à mesa, a receita de um bom livro


FONTE: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais.asp
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segunda-feira, 10 de maio de 2010

Todos de olho na África

Com a Copa do Mundo, as atenções se voltam para o continente que sediará o evento. É uma ótima oportunidade para você apresentar à turma uma visão mais abrangente sobre a região, que tem outros polos de desenvolvimento, além da África do Sul.


Ilustração: Bruno Lozich



Quando o juiz apitar dando início à Copa do Mundo, no dia 11 de junho, a África do Sul será o centro das atenções. Marcada historicamente pelo regime do Apartheid - vigente de 1948 a 1994 -, que segregou social, política e economicamente os negros, a nação foi palco de uma importante virada. Hoje todos, não importa a cor, erguem juntos o país mais rico do continente. Só na construção de cinco estádios e na infraestrutura das cidades que receberão as partidas, o governo investiu 1,1 bilhão de dólares. A África do Sul, é importante destacar, não é o único país em desenvolvimento na região.

Já é senso comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento. O mundo todo está de olho. Não é à toa, portanto, que o continente esteja sediando pela primeira vez um evento tão esperado pelo público e que movimenta bilhões de dólares.

Aproveite a empolgação dos alunos com os 30 dias de bola rolando e mostre a eles esses aspectos menos divulgados sobre a região. Para ajudar você nesse trabalho, NOVA ESCOLA ouviu diversos especialistas e consultou uma extensa bibliografia. Confira esse precioso material sobre a Geografia, a Política e a Economia do continente nas páginas seguintes.

Geografia

Prática pedagógicaGeografia regional
Edição 232 | Maio 2010

 ACESSE O LINK ABAIXO E VEJA A MATÉRIA
COMPLETA SOBRE O ASSUNTO.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Meio Ambiente: Como ajudar a preservá-lo?


A preservação do meio ambiente é uma questão muito importante no mundo, hoje, a ser discutida por todos nós.
O Brasil tem divulgado através de artigos e noticiários, a destruição da Mata Atlântica, realizada ao longo de séculos de desmatamento, ocupação predatória, equivocado modelo econômico de manejo da floresta. 
Portanto, uma providência muito séria deve ser tomada, antes que seja muita tarde. É preciso uma ação concreta. É necessário fazer algo urgentemente antes que a situação fique ainda pior.

O QUE  VOCÊ PODE FAZER PARA CONTRIBUIR PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?

Deixe o seu comentário sobre o assunto, tendo como referência o texto e a imagem postada.

Fonte: http://images.google.com.br/

CALENDÁRIO


RECUPERAÇÃO PARALELA: 03,04,05 e 06/05.

CONSELHO DE CLASSE: 07/05

 Qual a verdadeira importância do estudo?

O estudo é muito importante porque nos dá a base em que precisamos para enfrentar o mercado de trabalho, sem ele infelizmente fica bem difícil conseguir um bom emprego e se destacar no que se faz. Se você não tem estudo não terá condições suficientes para competir de igual para igual com pessoas que obtiveram essa vantagem em concursos públicos e vestibulares. Por isso priorize sempre, e o deixe em primeiro lugar, garantindo a sua qualidade de vida. Com estudo já está muito complicado de competir, imagine quem não tem base alguma em relação ao assunto!

FONTE: http://www.blogers.com.br/qual-a-verdadeira-importancia-do-estudo/
               http://www.google.com.br

sábado, 1 de maio de 2010

DIA DO TRABALHO



Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
FONTE: http://www.brasilescola.com
              http://www.animeorkut.com.br